sexta-feira, abril 19, 2024
HomeNoticiasCultura21/12 - AML apresenta livro e palestra ​“A saga de um povo...

21/12 – AML apresenta livro e palestra ​“A saga de um povo africano nas montanhas de Minas Gerais”

Academia Mineira de Letras apresenta a palestra “A saga de um povo africano nas montanhas de Minas Gerais”, com o historiador Moacir Rodrigo de Castro Maia. Na ocasião, será lançado o livro “De reino traficante a povo traficado: a diáspora dos courás do golfo do Benim para Minas Gerais”, vencedor do prestigioso prêmio Arquivo Nacional de Pesquisa. O evento acontece no dia 21 de dezembro, às 19h, e é aberto ao público com entrada gratuita.

O evento acontece no âmbito do Plano Anual de Manutenção AML (PRONAC 203709), realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH – por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e duzentos médicos cooperados e colaboradores – e da CEMIG. Copatrocínio da Tambasa.

Na palestra, Moacir Maia analisa momentos da vida de um grupo de africanos da chamada Costa da Mina, que se autoidentificava como courá / courano em Minas Gerais no século XVIII. O historiador revela como criaram e recriaram laços de solidariedade, dependência e autoridade com indivíduos do mesmo grupo e com outros africanos da Costa da Mina, em uma espécie de (re)encontro nas Américas.

O livro “De reino traficante a povo traficado: a diáspora dos courás do golfo do Benim para Minas Gerais” revela história inédita. A saga de um grupo de africanos vindo de um importante Estado do golfo do Benim que foi conquistado pelo reino do Daomé, tendo parte do seu povo escravizada e enviada para Minas Gerais. O historiador acompanha os indivíduos e o grupo na luta pela reconstrução de suas vidas em Vila Rica de Ouro Preto e Mariana.

O livro traz importante descoberta: a origem dos courás na África. Esse termo africano, traduzido para a língua portuguesa, era até então desconhecido. Este achado liga os dois lados do Atlântico, o que ainda é raro em investigações históricas. E revela uma das páginas mais surpreendentes da História da África e também da migração forçada de africanos para o Brasil colonial. O assunto também será abordado na palestra.

 

Sobre o autor e palestrante

Moacir Rodrigo de Castro Maia nasceu em Mariana (MG). É historiador, doutor em História Social pela UFRJ. Tem experiência na área de História, com ênfase na História da África Ocidental e História do Brasil Colonial. Coordena projetos de preservação, digitalização e universalização de fontes históricas no Brasil e no exterior, com enfoque na diáspora africana em Minas Gerais. Em 2019, foi laureado com o primeiro lugar do Prêmio Arquivo Nacional de Pesquisa. É autor do livro “De reino traficante a povo traficado: A diáspora dos courás do Golfo do Benim para Minas Gerais (América Portuguesa, 1715-1760).” É pesquisador associado ao NPHED/ Cedeplar/ UFMG.

SERVIÇO:

Academia Mineira de Letras

Lançamento do livro e palestra “A saga de um povo africano nas montanhas de Minas Gerais“, de Moacir Rodrigo de Castro Maia

 

Data: 21 de dezembro, às 19h

Local: AML – R. da Bahia, 1466 – Centro

Entrada gratuita

Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentar a economia criativa, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$155 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, fundos do Idoso e da Infância e Adolescência, com o apoio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. No último ano, mais de 6,5 mil postos de trabalho foram gerados e 4,8 milhões de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Acesse www.institutounimedbh.com.br  e saiba mais.

Cemig

De onde vem a nossa força?

 A Cemig, maior patrocinadora cultural de Minas Gerais, acredita na importância e na valorização da arte e da cultura para o desenvolvimento humano, econômico e social de uma população como possibilidade do alcance de um futuro melhor para as novas gerações.

 A preocupação da empresa em promover a socialização e a democratização do acesso aos bens culturais do estado se baseia principalmente no compromisso da Cemig com a transformação social e inclusão, uma oportunidade de dialogar e trazer melhorias para a comunidade.

 Nossa força também vem da cultura. Saiba mais em www.cemig.com.br

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments