Home Noticias Cultura 19/06 – CineOP começa nesta quarta, Dia do Cinema Brasileiro, celebrando os...

19/06 – CineOP começa nesta quarta, Dia do Cinema Brasileiro, celebrando os filmes de animação no pais

Na noite de quinta-feira, serão exibidos diversos curtas-metragens animados para ilustrar a temática histórica desta edição da Mostra; performance de abertura reúne vários artistas de Minas Gerais num espetáculo cultural com entrada gratuita. Evento segue até dia 24 recheado de atrações

0
50

A cidade Patrimônio Histórico da Humanidade recebe a partir do próximo dia 19 de junho a 19a edição da CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, que vai até o dia 24. Com toda a programação gratuita, serão exibidos 153 filmes em pré-estreias e mostras temáticas (15 longas, 1 média e 122 curtas-metragens) em 31 sessões de cinema divididas no Cine-Praça, em plena praça Tiradentes, e no Cine-Teatro, Centro de Convenções; Encontro de Arquivos, Encontro da Educação, debates, rodas de conversa e lançamentos de livros; e atividades artísticas, como exposições, apresentações musicais e festa junina.

A 19ª CineOP tem início justamente no Dia do Cinema Brasileiro, celebrado anualmente em 19 de junho por marcar a data em que o italiano Afonso Segreto, responsável pelas primeiras imagens filmados do Brasil, retornava ao país munido de um cinematógrafo e registrava a baía de Guanabara antes mesmo de desembarcar. Tudo a ver com um evento como a CineOP, pautado pela memória, história e preservação do cinema brasileiro.

cerimônia de abertura oficial da CineOP acontece na quinta-feira (20), às 19h30, ao ar livre, na praça Tiradentes. Os eixos da 19ª CineOP (Preservação, História e Educação) estarão no centro da abertura, em especial a temática histórica deste ano “Cinema de animação no Brasil: uma perspectiva histórica”. Diversos realizadores da animação vão estar presentes na cerimônia para receberem um grande tributo por seus trabalhos na área, uma das mais criativas, ousadas, populares e desafiadoras de todo o audiovisual no país. Também estarão destacadas as temáticas deste ano da Educação (“Plano Nacional de Cinema na Escola: comunicação, cultura e educação”) e da Preservação (“O futuro da preservação audiovisual começa no presente”).

LEIA AQUI TODOS OS DETALHES DA PROGRAMAÇÃO DA 19a CINEOP

Na performance audiovisual de abertura, com direção de Chico de Paula e roteiro dele e de Raquel Hallak, vários nomes da arte mineira estão presentes atuando na performance em diversos momentos. Participam os grupos ouro-pretanos Cia Di Ninguém – Núcleo de Investigação em Dança e a Cia Lamparina; o músico e produtor Henrique Nolasco; o multiartista Rodrigo Negão; o violonista, guitarrista e compositor Tabajara Belo; a cantora Titane; o palhaço, ator, cantor e compositor Xisto Siman; o ator Marcelino Xibil, o ator, diretor e dramaturgo David Maurity; a DJ Fê Linz; e o artista visual 1mpar.

Em seguida à performance e à homenagem à animação, serão exibidos, ainda no Cine-Praça, um conjunto de curtas-metragens animados que fazem uma breve radiografia dessa linguagem no cenário brasileiro. Serão apresentados “Passo” (Alê Abreu, 2007), “Respeitável Público” (Irmãos Wagner, 1987), “A Saga da Asa Branca” (Lula Gonzaga, 1979), “Até a China” (Marão, 2015), “Novela” (Otto Guerra, 1992) e “Castelos de Vento” (Tania Anaya, 1999).

Logo depois da abertura, o público da CineOP poderá ir até o Centro de Convenções e acompanhar o show da Orquestra Mineira do Brega. A banda, formada em 2009, apresenta repertório de hinos de karaokês se entrelaçando a trilhas sonoras de novelas que brilhavam no programa “Good Times” da BH FM.


SÍNTESE DA PROGRAMAÇÃO

Durante seis dias de evento, o público terá oportunidade de vivenciar um conteúdo inédito, descobrir novas tendências, assistir aos filmes, curtir atrações artísticas, trocar experiências com importantes nomes da cena cultural, do audiovisual, da preservação e da educação, participar do programa de formação e debates temáticos de forma gratuita.

  • ABERTURA OFICIAL
  • EXIBIÇÃO DE FILMES – LONGAS, MÉDIAS E CURTAS
  • PRÉ-ESTREIAS E MOSTRAS TEMÁTICAS
  • HOMENAGEM
  • MOSTRINHA
  • MOSTRA VALORES
  • SESSÕES CINE-ESCOLA
  • 19o ENCONTRO NACIONAL DE ARQUIVOS E ACERVOS AUDIOVISUAIS BRASILEIROS
  • ENCONTRO DA EDUCAÇÃO: XVI FÓRUM DA REDE KINO
  • DEBATES, DIÁLOGOS E RODAS DE CONVERSA
  • OFICINAS
  • MASTERCLASSES INTERNACIONAIS
  • PERFORMANCE AUDIOVISUAL
  • EXPOSIÇÃO
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • CORTEJO DA ARTE
  • SHOWS
  • FESTA JUNINA DA CINEOP

Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2024.

Participe da Campanha #EufaçoaMostra

Na Web: www.cineop.com.br / www.universoproducao.com.br

No Instagram: @universoproducao

No YouTube: Universo Produção

No Twitter: @universoprod

No Facebook: cineop universoproducao

No LinkedIn: universo-produção

SERVIÇO

19ª CINEOP – MOSTRA DE CINEMA DE OURO PRETO
19 a 24 de junho de 2024 | Presencial e Online

WWW.CINEOP.COM.BR


LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA

LEI ESTADUAL DE INCENTIVO À CULTURA

Patrocínio Máster: INSTITUTO CULTURAL VALE

Patrocínio: ITAÚ, AYMORÉ, CEMIG e CAIXA
Parceria Cultural: PREFEITURA DE OURO PRETO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO, SESC EM MINAS E INSTITUTO UNIVERSO CULTURAL
Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO
SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA E TURISMO DE MINAS GERAIS/GOVERNO DE MINAS GERAIS

MINISTÉRIO DA CULTURA/GOVERNO FEDERAL/ UNIÃO E RECONSTRUÇÃO

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here