quinta-feira, fevereiro 29, 2024
HomeNoticias13/12 - Vida e obra do ​padre e filósofo Henrique Vaz é...

13/12 – Vida e obra do ​padre e filósofo Henrique Vaz é tema de palestra da Academia Mineira de Letras

No dia 13 de dezembro, às 11h, a Academia Mineira de Letras convida o professor Ivan Domingues para a palestra “Os Legados de Padre Henrique Vaz “, onde compartilha detalhes sobre a vida e obra do filósofo, padre jesuíta, professor e humanista. O público pode conferir o conteúdo no canal de YouTube da AML.

O evento acontece no âmbito do Plano Anual de Manutenção AML (PRONAC 203709), realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH – por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e duzentos médicos cooperados e colaboradores – e da CEMIG. Copatrocínio da Tambasa.

A palestra contempla as heranças de Padre Henrique Vaz e os principais legados nas diferentes fases de sua vida e obra: aspectos filosóficos e políticos, abrangendo sua atuação na Cia de Jesus no Rio e em Minas como sacerdote, educador e diretor de Biblioteca; na Universidade Federal de Minas, como professor do Departamento de Filosofia e seus cursos que fizeram época.

Além disso, o palestrante também aborda Padre Henrique Vaz como intelectual público, desde os tempos em que foi mentor intelectual da AP e da JUC, ligadas à esquerda católica, seu posterior afastamento da política durante a ditadura militar e sua reaparição à cena pública no período da redemocratização, ao ser solicitado para tratar da questão da universidade, da democracia, das iniquidades do país, das urgências do tempo e do papel da filosofia.

Falecido em 2002, Padre Henrique Vaz era ouropretano, seu pai foi professor da Escola de Minas e é considerado um dos mais importantes filósofos brasileiros, com uma obra vastíssima, ainda com inéditos que até hoje vêm sendo publicados, e com um importante Memorial a ele dedicado na FAJE, no Bairro Planalto, cujo acervo está franqueado a pesquisadores de todo o país. Por tudo isso, Padre Vaz é uma referência e, como poucos, elevou aos píncaros da excelência o pensamento e as letras filosóficas de Minas Gerais.

Sobre a palestrante

Ivan Domingues é Doutor em filosofia pela Universidade de Paris 1, professor titular aposentado da UFMG e especialidades em epistemologia das ciências humanas e sociais, filosofia da técnica, filosofia francesa contemporânea e filosofia no Brasil. É autor de dezenas de artigos e livros publicados no Brasil e no exterior, dentre eles os livros “Filosofia no Brasil: Legados e perspectivas”, pela Editora UNESP, em 2017, e “Foucault, a arqueologia e As palavras e as coisas: 50 anos depois”, pela Editora UFMG, 2020.

SERVIÇO:

Academia Mineira de Letras

Palestra online “Os Legados de Padre Henrique Vaz “, com Ivan Domingues

 

Data: a partir de 13 de dezembro, às 11h

Acesso: Youtube.com/c/AcademiaMineiraDeLetras

Participação gratuita

Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentar a economia criativa, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$155 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, fundos do Idoso e da Infância e Adolescência, com o apoio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. No último ano, mais de 6,5 mil postos de trabalho foram gerados e 4,8 milhões de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Acesse www.institutounimedbh.com.br  e saiba mais.

Cemig

De onde vem a nossa força?

 A Cemig, maior patrocinadora cultural de Minas Gerais, acredita na importância e na valorização da arte e da cultura para o desenvolvimento humano, econômico e social de uma população como possibilidade do alcance de um futuro melhor para as novas gerações.

 A preocupação da empresa em promover a socialização e a democratização do acesso aos bens culturais do estado se baseia principalmente no compromisso da Cemig com a transformação social e inclusão, uma oportunidade de dialogar e trazer melhorias para a comunidade.

 Nossa força também vem da cultura. Saiba mais em www.cemig.com.br

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments