Verbo Gentileza – Foto Lucas Hallel.
Ocupando mais uma vez a Praça Floriano Peixoto, evento celebra a potência feminina
Reconhecer – este é o verbo que conduz a programação da 9ª edição do Festival Verbo Gentileza, nos dias 7 e 8 de setembro. Em 2024, o festival foca na potência feminina, com a ocupação urbana única na Praça Floriano Peixoto e já sendo parte importante da agenda cultural de Belo Horizonte. A programação é gratuita e envolve shows, rodas de conversa, oficinas infantis, intervenções artísticas, urbanas, entre outras atividades.
O Ministério da Cultura, o Governo de Minas Gerais e a Cemig apresentam o Festival Verbo Gentileza, realizado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. O Festival conta também com o patrocínio do Instituto Unimed-BH e apoio da Do Brasil. Produção: Fina Fazedoria.
“Dedicar um ano ao potencial feminino é uma forma poderosa de reconhecer e valorizar as conquistas das mulheres. É uma oportunidade para inspirar novas gerações, promover a igualdade de gênero e destacar a importância da diversidade. Além disso, essa iniciativa pode impulsionar a criação de um ambiente mais justo e inclusivo”, conta Patrícia Tavares, idealizadora do projeto.
O público terá a oportunidade de se engajar em atividades espalhadas por toda a praça, seja na Alameda Cemig, na rua lateral, nos quiosques, na praça central ou com o Palco Instituto Unimed BH. Nos gramados, será possível contemplar o dia com o apoio de grandes toalhões dispostos na grama, onde também ocorre o Piquenique, com programação dedicada a oficinas infantis e performances.
Muita música, intervenções artísticas, instalações e rodas de conversa complementam a programação que apresenta um time de mulheres incríveis, com destaque para a colaboração especial entre Fernanda Takai e Coral.
Seguindo as premissas da Agenda 2030 e os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável, o evento convida a comunidade a reconhecer suas potências para criar um novo futuro possível, mais justo, consciente e gentil. A proposta é promover maior integração entre os indivíduos, a reflexão e o diálogo para a mudança de hábitos. Um momento de contemplação, de pausa na rotina, para reconhecer.
Desde 2020, o festival adotou um formato híbrido, transmitindo todo o seu conteúdo ao vivo e online, simultaneamente à realização presencial. Neste ano, o modelo continua com transmissões pelo canal Verbo Gentileza no Youtube.
POTÊNCIA FEMININA
Desde sua criação em 2016, o projeto Verbo Gentileza tem sido conduzido por mulheres. Idealizado por Patrícia Tavares e co-criado por Fina Nicolai, a potência feminina sempre esteve presente. Ao longo dos anos, essa presença se fortaleceu, e nesta 9ª edição, tanto a equipe de produção quanto a programação são compostas e concebidas por mulheres.
O Festival conta com diversas iniciativas colaborativas de propostas femininas. Entre elas está a collab com a Chica, mostra de economia criativa que valoriza empreendedoras locais, que acontecerá na Casa Floreana, localizada de frente para a Praça. No local, haverá também uma collab entre a Cervejaria Vinil e a Proa, assinada pela mestre cervejeira Débora Lehnen, que criou um estilo novo especialmente para o Festival, com variantes que celebram a potência feminina.
Na curadoria de intervenções artísticas, o festival estabelece parceria com o Elas Festival e com o Sonora Festival, na produção com Mulheres na Produção. E com o projeto Artifício promove residência formativa na área de produção de eventos. No Quintal de Alimentação, cinco chefs mulheres preparam pratos ao vivo, conectando a comunidade por meio da gastronomia, sob a premissas do “slow food”.
SUSTENTABILIDADE
O Verbo Gentileza foi concebido com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas nos grandes centros urbanos, o que está diretamente relacionado à urgência de alcançar comunidades sustentáveis. Em sintonia com toda a proposta, e com apoio das premissas de sustentabilidade da Cemig, o festival é carbono zero, em parceria com a Abundance Brasil.
Reconhecer que é preciso reduzir o consumo também é um guia do festival. No Brechó Gentileza, localizado na Casa Floreana, sob curadoria de Ana Lima do Futurista Brechó, além do público adquirir itens gentilmente usados, será possível realizar a doação de peças para aquisição de vouchers de consumo. No caso de doação, os itens serão avaliados na hora e, após a triagem, poderão gerar vouchers para utilização no próprio brechó.
O Programa de Eficiência Energética da Cemig também faz parte da programação. Com objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância do uso seguro e eficiente da energia elétrica, nos dois dias de evento, o programa vai substituir as lâmpadas de alto consumo por outras de LED – que tem durabilidade superior e maior eficiência. Para isso, o participante deve levar até duas lâmpadas comuns, inclusive queimadas.
INSTALAÇÕES
Para dar mais luz ao festival, a instalação “Reconhecer o feminino”, que integra a Alameda Cemig, dá destaque ao verbo do ano. Em parceria com o coletivo Minas de Minas Crew, uma intervenção artística finaliza uma obra a partir de uma live painting. Será uma intervenção em grande escala, de três metros, quando o coletivo atua em tempo real e o público pode interagir e fotografar.
Também nesse espaço, haverá um box interativo, no qual cada um terá a oportunidade de gravar e filmar suas palavras inspiradoras relacionadas ao verbo “Reconhecer”, que pauta o festival. As gravações serão transformadas em um áudio editado e disponibilizado na página do podcast “Fala Verbo Gentileza”. E ao final, será produzido um vídeo especial com as pessoas compartilhando suas frases, celebrando a gentileza de uma maneira única e coletiva.
O Portal Verbo Gentileza recebe mais uma vez o público e é marca registrada do festival, levando suas fitas coloridas, sonoridades e acessibilidade. Uma instalação sensorial para todos, com audiodescrição, permitindo que pessoas com deficiência visual também desfrutem dessa experiência. A instalação representa uma suave transição da rotina efervescente da cidade para momentos de relaxamento, cuidado e reconexão. A composição é feita também por frases criadas pelo público e escolhidas por meio de uma votação virtual. As dez mais votadas integram-se às cores das fitas.
VERBO GENTILEZA
O projeto Verbo Gentileza surgiu em 2016, em Belo Horizonte, com o objetivo de ser uma plataforma de ações individuais e coletivas, on e off-line. E engajar – por meio da cultura, da educação e de ações de conscientização – as pessoas a buscar soluções mais inteligentes, compartilhadas e sustentáveis, para melhorar a vida nos grandes centros urbanos.
CEMIG: A ENERGIA DA CULTURA
Como a maior incentivadora da cultura em Minas Gerais, a Cemig segue investindo e apoiando as diferentes produções artísticas existentes nas várias regiões do estado. Afinal, fortalecer e impulsionar o setor cultural mineiro é um compromisso da Companhia, refletindo seu propósito de transformar vidas com energia.
Ao abraçar a cultura em toda a sua diversidade, a Cemig potencializa, ao mesmo tempo que preserva, a memória e a identidade do povo mineiro. Assim, os projetos incentivados pela empresa trazem na essência a importância da tradição e do resgate da história, sem, contudo, deixar de lado a presença da inovação.
Apoiar iniciativas como essa reforça a atuação da Cemig em ampliar, no estado, o acesso às práticas culturais e em buscar uma maior democratização dos seus incentivos.
SOBRE O INSTITUTO UNIMED-BH
O Instituto Unimed-BH completou 20 anos em 2023. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimulando o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentando a economia criativa, valorizando espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$ 190 milhões por meio das leis de incentivo municipal e federal, fundos do idoso e da criança e do adolescente, com o apoio de mais de 5,6 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. Em 2023, mais de 20 mil postos de trabalho foram gerados e 2 milhões de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.
SERVIÇO
Festival Verbo Gentileza 2024
Dia 7 e 8 de setembro
Horário: 9h às 22h
Local: Praça Floriano Peixoto* – Belo Horizonte (MG)
Feira Chica, Brechó Gentileza e mostra de economia criativa: Casa Floreana
Av do Contorno, 3293 – Santa Efigênia, Belo Horizonte
Mais informações: www.verbogentileza.com.br
https://www.instagram.com/