Na próxima sexta-feira, dia 18/10, serão conhecidas as vencedoras da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2024. Nesta edição, o Prêmio contou com as categorias: Microempreendedora Individual (MEI), Pequeno Negócio, Produtora Rural, Ciência e Tecnologia (proprietárias de empresa de base tecnológica) e Negócios Internacionais. Minas Gerais ficou em quarto lugar no número de empreendedoras inscritas, com mais de 280 candidaturas, de um total de três mil candidatas de todo o país. A premiação será realizada na sede do Sebrae Minas, em Belo Horizonte.
As candidatas vencedoras em cada categoria irão representar Minas Gerais na etapa regional do Prêmio, concorrendo com outras empreendedoras da região Sudeste. Na sequência, as vencedoras da etapa regional irão concorrer à etapa nacional do Prêmio, que será realizada no evento Delas Summit 2024, em Florianópolis, em novembro.
O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios (PSMN) é uma iniciativa do Sebrae, criada em 2004, que visa valorizar e incentivar o empreendedorismo feminino no Brasil. O prêmio é voltado para mulheres que transformam suas realidades por meio de seus negócios, reconhecendo não apenas o sucesso empresarial, mas também o impacto social e econômico que geram em suas comunidades. Além de ser uma forma de reconhecimento, o Prêmio também funciona como inspiração para outras mulheres que desejam trilhar o caminho do empreendedorismo, promovendo o crescimento de negócios liderados por mulheres em diversas áreas.
“A iniciativa destaca empreendedoras que demonstram capacidade de inovação, visão estratégica e uma gestão eficiente, além de possuírem uma visão de futuro sólida. Ao longo dos anos, o prêmio tem contribuído para fortalecer o protagonismo feminino no cenário empresarial, incentivando mulheres a investirem em seus sonhos e acreditarem em seu potencial empreendedor”, destaca a analista do Sebrae Minas e gestora do programa, Arielle Rodrigues.
Em Minas Gerais, as empreendedoras finalistas são das cidades de: Belo Horizonte, Lagoa Santa, Contagem, Divinópolis, Sarzedo, Itatiaiuçu, Luz, Montes Claros, Bela Vista de Minas e Uberlândia.
Etapas
O PSMN é composto por três etapas: estadual, regional e nacional. Na primeira delas, são escolhidas até cinco candidatas por estado/DF, sendo uma de cada categoria. Todas as vencedoras seguem para a fase regional, de caráter eliminatório, quando as mais bem avaliadas em cada categoria serão escolhidas por região (Norte, Sul, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste). Cada região terá apenas uma candidatura por categoria indicada para disputar a fase nacional, totalizando até 25 candidatas para a grande final, marcada para acontecer em novembro, em Florianópolis.
A premiação das vencedoras nacionais inclui troféu de reconhecimento, participação em missão nacional no ano que vem e um instrumento de trabalho (tablet ou celular). Desde que foi criado, o PSMN já teve mais de 100 mil empreendedoras inscritas, e mais de 200 já foram premiadas em todo o país