terça-feira, julho 23, 2024
HomeNoticiasEmpresasUsina Coruripe fortalece compromisso com a sustentabilidade

Usina Coruripe fortalece compromisso com a sustentabilidade

No mês de junho, dedicado às ações de preservação ao meio ambiente, a Usina Coruripe reforçou seu compromisso com a sustentabilidade e a conscientização ambiental. Com mais de 7 mil hectares de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), a empresa realizou, nas últimas semanas, diversas iniciativas educativas e de conservação, incluindo palestras para alunos de escolas municipais e o plantio de mudas.

Recentemente, a empresa inaugurou um viveiro de mudas na Escola Municipal Maria Tonini da Silva, localizada em Limeira do Oeste, no Triângulo Mineiro. O evento ocorreu no dia 13 de junho, em parceria com a prefeitura, e foi marcado pela presença de autoridades locais. A companhia também se engajou ativamente na conscientização ambiental ao promover uma palestra sobre mudanças climáticas na Escola Municipal Professor Lázaro Rosa Muniz, em Pirajuba, no Triângulo Mineiro. O evento, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, alcançou 503 alunos, com idades entre 5 e 11 anos, além de professores e funcionários. Em Iturama, também no Triângulo Mineiro, 250 adolescentes do Ensino Médio da Escola Estadual Tiradentes participaram de palestras sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável adotados pela ONU, com o objetivo de conscientizar sobre como as ações humanas podem interferir na qualidade do meio ambiente.

Em Alagoas, as comemorações pelo Dia do Meio Ambiente na unidade Coruripe foram marcadas por atividades práticas, incluindo uma trilha ecológica com participação dos jovens aprendizes da empresa e alunos de uma escola municipal da região. O ponto alto foi o plantio de mudas às margens do rio Coruripe em um gesto simbólico de cuidado com o ambiente e de preservação das riquezas naturais da região. “Para nós, educar sobre meio ambiente é inspirar mudanças de comportamento e promover um olhar crítico sobre nossas práticas diárias. É assim que construímos um futuro mais sustentável e consciente”, afirma Mariluci Pinheiro Rossi, diretora de Administração e Recursos Humanos da Usina Coruripe.

A companhia também incentiva as práticas sustentáveis em outras empresas. No ano passado, lançou o projeto Parcerias Sustentáveis, iniciativa que dá a possibilidade de empresas parceiras participarem de projetos desenvolvidos ou apoiados pela Coruripe. “Entendemos a sustentabilidade como um compromisso que permeia cada aspecto de nossas operações. Estamos focados em criar um legado ambiental positivo que beneficie tanto as comunidades onde atuamos quanto as gerações futuras”, afirma o presidente da Usina Coruripe, Mario Lorencatto.

Iniciativas permanentes
A empresa desenvolve diversos projetos de responsabilidade socioambiental, com a preservação de florestas nos estados onde atua. Ao todo, são cinco Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs): Porto Cajueiro, no município de Januária, no Norte de Minas; Pereira e Lula Lobo, em Feliz Deserto, no litoral do Alagoas; e Riacho Seco e Afrânio Menezes, em Coruripe (AL). Nessas áreas, há trabalhos de preservação da fauna e da flora, parceria com pesquisadores em educação ambiental, trilhas ecológicas, desenvolvimento de pesquisa e um projeto de monitoramento de mamíferos, que auxilia no desenvolvimento de estratégias e ações de proteção, conservação e manejo das espécies.

Em Alagoas, a Coruripe conta com uma estrutura equipada para produção de até 80 mil mudas da Mata Atlântica, que são utilizadas para reflorestamento e recomposição florestal. Além da produção de mudas para a formação de corredores ecológicos, a companhia atua ambientalmente no monitoramento de nascentes, margens de córregos e rios. Também mantém parceria com órgãos e entidades ambientais para soltura de animais capturados em cativeiros clandestinos.

Na RPPN Porto Cajueiro, localizada no município de Januária, um dos destaques é o Projeto Bicudo, que reintroduziu alguns exemplares do pássaro na reserva, com o objetivo de recuperar a população, que, depois de décadas de caça ilegal, esteve na relação de animais extintos. Na unidade, já foram produzidas mais de 70 mil mudas de reflorestamento. Há, também, a coleta de informações para inventariar espécies de anfíbios em áreas do rio Carinhanha, a fim de apontar medidas efetivas de conservação da fauna. Em parceria com o Instituto Estadual de Florestas (IEF), a empresa mantém um programa de combate a incêndios na região.

A Coruripe investiu recentemente R$ 2,2 milhões em projetos socioambientais. Além disso, desde 2005, apoia integralmente o Instituto para o Desenvolvimento Social e Ecológico (Idese), que contribui com o progresso da comunidade e preservação da natureza, por meio de ações socioambientais e esportivas. Também são executadas atividades com as comunidades para sensibilizar as pessoas em relação à importância da manutenção da biodiversidade dessas regiões.

Sobre a Usina Coruripe
A Usina Coruripe, controlada pelo grupo Tércio Wanderley, com sede em Coruripe (AL) e fundada em 1925, é a maior empresa do setor sucroenergético no Norte/Nordeste. Está também entre os maiores grupos do setor em Minas Gerais e é uma das 10 maiores do Brasil. Com quatro unidades em Minas Gerais (em Iturama, Campo Florido, Carneirinho e Limeira do Oeste), uma em Alagoas (Coruripe) e um terminal ferroviário próprio em Iturama, a Usina Coruripe possui capacidade de moagem de 16,2 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, produz mais de 1 milhão de toneladas de açúcar, cerca de 500 milhões de litros de etanol, com capacidade de armazenagem de cerca da metade dessa produção, e comercializa energia renovável produzida a partir da queima de biomassa.

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments