Com texto e direção de Jair Raso, “Chico Rosa” propõe um encontro imaginário entre dois gigantes da Música Popular Brasileira: Chico Buarque e Noel Rosa. Em um ambiente de botequim, os dois compositores conversam sobre fatos históricos da MPB, intercalando a prosa com canções que marcaram época. O espetáculo oferece um diálogo musical inesquecível, revisitando clássicos que permeiam a memória afetiva do público. “Chico Rosa” estará em cartas de 14 a 16 de fevereiro (sexta e sábado, 20h; domingo, 19h) no Teatro Feluma.
De forma simples e descontraída, a peça busca aproximar o público da genialidade de Chico Buarque e, ao mesmo tempo, manter viva a memória de Noel Rosa. Os atores e músicos Luiz Rocha e Dan Maia dão vida a Noel e Chico, respectivamente, em uma encenação que preza pela leveza e descontração, sem deixar de lado as reflexões filosóficas presentes nas letras das músicas.
O repertório musical abrange dezenas de composições dos dois artistas, incluindo parcerias com outros grandes nomes da música brasileira, como Lamartine Babo, Orestes Barbosa, Francis Hime, Francisco Alves, Vadico, Heitor dos Prazeres, João de Barro (Braguinha) e Ismael Silva. A peça também aborda fatos históricos, como a passagem de Noel Rosa por Belo Horizonte em 1935.
“Chico Rosa” estreou em Belo Horizonte em 2003 e já circulou por diversas cidades do estado e do país, levando a música e a história desses dois ícones a um público cada vez maior.
Quatro décadas de carreira
A apresentação de “Chico Rosa” integra a “Mostra Jair Raso”, um dos destaques da 50ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança. A mostra celebra os 40 anos de carreira de Jair Raso, reunindo seis espetáculos que exploram temas profundos e universais, buscando a conexão entre a arte e o cotidiano. Além de “Júlia e a Memória do Futuro”, a mostra apresenta: “Uma Passagem para Dois” (17 de janeiro a 11 de fevereiro, no Teatro Feluma), “Julia e a Memória do Futuro” (15 e 16 de fevereiro, no Teatro Feluma), “Maio, Antes Que Você Me Esqueça” (22, 23 de janeiro, no Teatro Francisco Nunes, e 22, 23, 29, 30/1, 05,06,12 e 13 de fevereiro, no Teatro Feluma), “O Belo Indiferente” (18 e 19 de janeiro, no Centro Cultural Unimed-BH Minas) , “Chico Rosa” (14 a 16 de fevereiro no Teatro Feluma) e “Defunto Bom é defunto morto” (22 de janeiro no Cine Theatro Brasil).
Jair Raso, além de dramaturgo e diretor, é médico neurocirurgião e bacharel em filosofia. Com uma trajetória dedicada às artes cênicas desde 1976, como amador e desde 1985 como profissional, ele acumula mais de 30 peças escritas e participou como diretor, iluminador e produtor em mais de 50 produções. Sua primeira participação na Campanha de Popularização do Teatro de Belo Horizonte foi em 1995, com sua peça “O delírio do poder”.
Sinopse
Sucesso de público e de crítica, o espetáculo cênico-musical “Chico Rosa” retorna aos palcos durante a 50ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança. Com Dan Maia e Luiz Rocha, o musical apresenta o encontro de Chico Buarque com Noel Rosa, em um botequim. Entre umas e outras, os dois falam sobre fatos históricos da vida dos artistas enquanto cantam a melhor música popular brasileira num diálogo musical inesquecível. A encenação busca a simplicidade, acompanhadas de músicas que conferem uma leveza e descontração que escondem reflexões filosóficas profundas reveladas nas letras. No roteiro musical, são mais de quarenta canções dos dois compositores.
Ficha Técnica
Texto e direção: Jair Raso / Elenco: Luiz Rocha e Dan Maia/ Assistente de Direção: Wilma Henriques (in memoriam)/ Produção Executiva: Luiz Alberto De Filippo / Produção: Med&Cena/ Fotos: Flávia Canavarro e Guto Muniz/ Cenários: Felício Alves (in memoriam) / Reis / Jair Raso e Andrea Raso/ Projeções: Paulo Conceição e Jair Raso/ Figurinos: Reis e Andrea Raso/ Arranjos: Leri Faria (in memoriam), Dan Maia e Luiz Rocha/ Técnicos: Márcio Carvalho, Amynas Dabron e Nando Freitas
Serviço
Chico Rosa – Mostra Jair Raso
Datas: 14 a 16 de fevereiro (sexta e sábado, 20h; domingo, 19h)
Local: Teatro Feluma – Av. Alameda Ezequiel Dias 275 – 7o andar – Centro
Ingressos:
Vendas antecipadas por 25,00 link na bio ou nos postos da @sinparcmg – 50ª Campanha de Popularização de Teatro de BH.