segunda-feira, fevereiro 26, 2024
HomeNoticiasEstadoSesi Cultura oferece desenvolvimento cultural e educação profissionalizante, além de oportunidades para...

Sesi Cultura oferece desenvolvimento cultural e educação profissionalizante, além de oportunidades para novos talentos nas artes em Minas Gerais

O Sesi Cultura é a ferramenta de desenvolvimento social da Fiemg, ligada ao S do ESG e seu principal objetivo é ampliar e possibilitar o acesso à cultura pela sociedade e também contribuir na formação cultural e desenvolvimento profissional dos indivíduos. O Sesi faz a gestão de três equipamentos culturais em Minas Gerais, com uma extensa programação de atividades de cunho educativo e também turístico, além do seu cerne cultural. São eles o Centro Cultural Sesiminas, em Belo Horizonte; o Centro Cultural Sesiminas, em Uberaba; e também o Sesi Mao – Museu de Artes e Ofícios, também na capital mineira.

O Sesiminas BH possui mais de três décadas de existência e foi um dos espaços pioneiros na cidade. Possui dois teatros, um maior com capacidade para 648 pessoas e o teatro de bolso, com 103. “É um local destinado à produção experimental, aberto a quem produz arte e cultura no Estado. A galeria de arte tem sua identidade focada em exposições individuais e coletivas para artistas que desejam expor seus trabalhos pela primeira vez e abre este espaço de oportunidades para novos nomes despontarem no cenário cultural mineiro e nacional”, explica Karla Bittar, gerente de Cultura do Sesiminas.

Lá também está localizada a Escola de Cultura, com 30 anos de existência e um trabalho voltado para duas vertentes. Uma é a formação humana, com a realização de cursos livres na área cultural como dança, música, artes plásticas, jardinagem e teatro, entre outros. E a outra é a formação profissional, associada ao Senai, com a disponibilização de cursos nas áreas audiovisual e de economia criativa como cenografia, iluminação e sonorização para pessoas que desejam se profissionalizar e trabalhar no setor.

“Também temos o projeto Trilhas de Futuro, que promove a formação técnica e estamos com um projeto em jogos digitais e vídeos com duração de 18 meses. E para completar, o Sesiminas também tem o Centro de Memória, um espaço dedicado à preservação da memória do Sistema Fiemg com diversos documentos, fotos e tudo o que foi guardado nos últimos 80 anos ”, complementa Karla.

O Sesiminas Uberaba segue as mesmas diretrizes, com um teatro com capacidade para 548 lugares, uma galeria de artes para destacar os novos talentos da região e também a Escola de Cultura para oferecer cursos livres e profissionalizantes

Já o Sesi Mao – Museu de Artes e Ofícios é destinado a contar a história dos ofícios no Brasil e possui mais de 2.500 peças em seu acervo, todas originais, que incluem ferramentas, equipamentos e utensílios que contam a história das profissões. O espaço possui um forte caráter educativo e turístico e atende a escolas e públicos de todas as idades.

“Nós acreditamos que a cultura tem um papel muito importante na qualidade de vida da sociedade e também de forma individual do cidadão, pois colabora em seu desenvolvimento e estimula a inovação, criatividade e contribui para a formação de pessoas mais sensíveis e capacitadas. Por isso, também desenvolvemos projetos próprios, como os festivais de música, eventos de artes cênicas e muitos outros”, destaca Karla.

Programação

E dentro deste foco na divulgação e estímulo aos projetos culturais, o Sesi Cultura apresenta uma programação ampla e diversificada de atividades em seus equipamentos culturais. Seguem as ações desta semana nos espaços:

Centro Cultural Sesiminas BH

30 de setembro – sexta-feira
Oficina de Jardinagem (compostagem)
15h às 17h30 ou 18h30 às 21h
Centro Cultural SESIMINAS BH
Rua Padre Marinho, 60 – Santa Efigênia – BH

Centro Cultural Sesiminas Uberaba

30 de setembro – sexta-feira
Circuito Artístico de Uberaba – O que ouvir?
20h
Praça Frei Eugênio, 231 – São Benedito – Uberaba

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments