quinta-feira, fevereiro 29, 2024
HomeNoticiasGeraisSescoop prepara profissionais para o cooperativismo mineiro

Sescoop prepara profissionais para o cooperativismo mineiro

Educação profissional para a gestão das cooperativas e investimento na prática da cooperação e cidadania desde a infância

Destaque na geração de empregos, trabalho e renda e porta principal para a promoção do desenvolvimento sustentável e a prosperidade social, o cooperativismo nunca esteve tão em alta na economia brasileira – com direito a ser tema-chave em telenovela de horário nobre em uma das principais emissoras do país. No ano passado, o setor empregou 524.235 pessoas em todo o território nacional, sendo mais de 62 mil em Minas Gerais, atraindo a atenção de quem busca uma oportunidade no mercado de trabalho. Além disso, organiza e movimenta a economia local em todos os municípios onde está presente. Com o objetivo de qualificar os trabalhadores das cooperativas e desenvolver as competências gerenciais e estratégicas necessárias para que o setor se mantenha inovador, competitivo e eficiente, o Sistema Ocemg investe em iniciativas de educação cooperativista para as cooperativas do Estado e oferta, de forma permanente, treinamentos, palestras, seminários e eventos com temáticas profissionais específicas, seja para dirigentes, cooperados e colaboradores do segmento. “Temos profissionais e gestores diferenciados, porque investimos na capacitação e na atualização constante dos conhecimentos aplicados à gestão e à governança de quem está engajado no cooperativismo”, salienta o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato.

Para isso, a entidade conta com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop-MG), que trabalha para impulsionar a competitividade do setor por meio da educação profissional, além de monitorar mercados e estimular o desenvolvimento sustentável das cooperativas e das comunidades onde elas atuam. “O Sescoop/MG oferece às cooperativas mineiras cursos, palestras e programas nas mais diversas áreas de gestão e governança, sempre com um olhar voltado às novidades do mercado, necessidades e demandas do nosso público”, explica a analista de educação e desenvolvimento sustentável da entidade, Thaís Leite Pereira. “Além disso, promove outras capacitações alinhadas com as principais causas mundiais, por exemplo, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Formação de Agentes de Transformação e Prosperidade Social, firmando as cooperativas como propulsoras do desenvolvimento em suas áreas de atuação”.

Nas escolas – Buscando consolidar as bases para a expansão do modelo cooperativista, o Sescoop desenvolve o Programa Cooperjovem, que leva às escolas públicas e privadas e às cooperativas educacionais de todo o Brasil práticas pedagógicas inovadoras e atividades educativas baseadas nos princípios e nos valores do cooperativismo.

Desde 2011, cerca de 54 mil estudantes mineiros, do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, 5.700 professores, em 54 cidades mineiras, além de 74 cooperativas locais, são atendidos com o Cooperjovem. Os eixos direcionadores para a disseminação de conhecimentos e das metodologias práticas versam sobre cooperativismo, empreendedorismo coletivo, educação financeira, cidadania e comportamento cooperativo, valorização local e sustentabilidade.

 

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments