Nesta quinta-feira (8/8), serão anunciadas as equipes vencedoras do Desafio Mãos à Moda Jovem . A competição promovida pelo Sebrae Minas, é um desdobramento do projeto Mãos à Moda, e pretende despertar o interesse dos jovens da região do Baixo Jequitinhonha pelo empreendedorismo com a criação de roupas e acessórios inspirados nas tradições, saberes e matérias-primas que valorizam a identidade local.
O Mãos à Moda é um projeto piloto criado pelo Sebrae Minas, em 2023, e já capacitou e orientou cerca de 200 pessoas de comunidades de Almenara. “Nosso objetivo é estimular o empreendedorismo, resgatar os saberes e tradições locais por meio da moda autoral, gerando novas oportunidades de negócios para o território. O Desafio faz parte dessa estratégia ao estimular novos talentos e conectar os jovens da região às suas raízes e origens por meio da moda”, explica o diretor de Operações do Sebrae Minas, Marden Magalhães, que estará presente no evento de premiação e no desfile das coleções que se destacaram na competição.
O Desafio Mãos à Moda Jovem começou em abril deste ano com a participação de 34 equipes compostas de três a quatro (04) estudantes do Ensino Médio e Técnico de escolas públicas de Almenara e região, além de um professor mentor.
Ao longo desse período, os participantes passaram por cinco fases. A primeira delas consistiu em uma reflexão sobre o propósito pessoal dos estudantes, objetivos de vida e metas a serem alcançadas. As equipes também receberam capacitação para desenvolverem características empreendedoras, e mentorias em design para aprimorar o processo criativo e conhecer referências locais para a criação das coleções. Ao final da competição, os estudantes prototiparam e confeccionaram os produtos com o acompanhamento dos empreendedores participantes do projeto Mãos à Moda.
Agora, as coleções criadas pelas equipes serão apresentadas durante um desfile de moda, que acontece amanhã (8/8), às 19h, na Praça Doutor Hélio Rocha Guimarães, em Almenara. “Uma banca de jurados irá avaliar a representatividade do conceito de moda autoral dos produtos, a conexão das peças com a valorização de elementos e identidade do Vale do Jequitinhonha, além da criatividade e inovação das coleções”, explica o diretor do Sebrae Minas. Entre os jurados estão Antônio Castro, estilista da marca Foz, e Fabíola Paiva e Ludmilla Rangel, do @fashionistando.
As equipes vencedoras do Desafio Mãos à Moda Jovem receberão certificado, algumas peças serão expostas em outubro no Minas Trend, em Belo Horizonte. Os estudantes também serão convidados para participar de uma missão técnica ao maior evento do segmento no estado, além de visitar empresas relacionadas à moda autoral na capital mineira.
SERVIÇO
Desfile e anúncio dos vencedores do Desafio Mãos à Moda Jovem
Dia 8 de agosto (quinta-feira), às 19h
Praça Doutor Hélio Rocha Guimarães
Almenara/MG