sábado, março 2, 2024
HomeNoticiasEstadoSanta Talks: Colégio Santa Marcelina Muriaé apresenta práticas e propostas pedagógicas em...

Santa Talks: Colégio Santa Marcelina Muriaé apresenta práticas e propostas pedagógicas em série de eventos online

- Lives acontecem nos dias 24 e 31 de outubro, bem como em 7 de novembro - Transmissões serão comandadas por especialistas da instituição e público participante poderá interagir ao vivo

Com o objetivo de divulgar práticas pedagógicas para os estudantes e para a comunidade, a Rede de Colégios Santa Marcelina realiza o evento Santa Talks, que consiste na transmissão de uma série de lives pelo canal do YouTube da rede, que acontecem nos dias 24 e 31 de outubro, bem como no dia 7 de novembro. Os encontros são abertos, apresentados pela equipe pedagógica de todas as unidades e direcionado para famílias de estudantes da educação infantil ao ensino médio.

Os profissionais selecionados foram indicados pela gestão pedagógica da Rede, que conta com unidades em diferentes estados (SP, RJ, MG, PR e TO). Toda a equipe pedagógica passa por formações continuadas ao longo do ano, seguindo uma matriz cognitiva e socioemocional que possibilita que todos falem, com propriedade, sobre o trabalho desenvolvido.

Durante os encontros, o público poderá participar e interagir por meio de comentários. Em cada ocasião, haverá um mediador que selecionará as perguntas ao longo das lives, que poderão ser respondidas ao final ou até mesmo durante a transmissão. Para concluir, será disponibilizado aos participantes um questionário para avaliar a eficácia e eficiência do evento.

De acordo com a Coordenadora de Comunicação da Santa Marcelina,  Luísa Belmonte, esse modelo de evento oferece vantagens a todos os envolvidos, desde os participantes, até à instituição de ensino. “Para os participantes, além da comodidade de apreciar o conteúdo no conforto de casa e conhecer a proposta pedagógica da Santa Marcelina, essa é uma ótima oportunidade de interagir e esclarecer dúvidas em tempo real. Já para nós, enquanto escola, é a chance ideal para aumentar o engajamento e o senso de pertencimento dos colaboradores da equipe pedagógica e administrativa”, afirma Luisa.

Principais detalhes sobre a iniciativa

Na próxima segunda-feira, dia 24, o encontro on-line traz o tema “A nota da prova reflete verdadeiramente o nível de aprendizagem do estudante?”. Na live, a Coordenadora Pedagógica da Unidade de Botucatu, Camila Rossi, e a Gestora Pedagógica da Rede, Rita Rangel, abordarão o fato de a nota por si só não ser o único parâmetro para mensurar o grau de aprendizagem e não garantir amplamente o desenvolvimento de habilidades e competências importantes para o futuro do estudante.

Para Camila, a live provocará uma reflexão sobre o ser humano ser reduzido a uma nota e abordará como a Santa Marcelina avalia seus estudantes. “Nós não damos a nota apenas no trabalho final, nós avaliamos o processo de aprendizagem e temos parâmetros claros e definidos que são compartilhados com os nossos estudantes. Eles sabem pelo o que serão avaliados”, comenta a coordenadora pedagógica.

No dia 31 de outubro, o assunto abordado será “O dia a dia de um estudante marcelino: saiba como eles vivenciam as metodologias ativas na escola”. Neste encontro, os estudantes apresentarão como aprendem as metodologias ativas na prática, como é o uso do material didático e, na visão deles, qual é o papel do estudante neste processo. A live será mediada por duas coordenadoras, que explicarão como é feito o trabalho por projetos transdisciplinares e as atividades com metodologias ativas.

Por fim, no dia 07 de novembro, o tema da última iniciativa será “Efetivo e atraente: conheça o novo Ensino Médio do Santa Marcelina”. Atualmente, o colégio trabalha com os Itinerários Formativos e, a partir deste fato, será apresentado como o Novo Ensino Médio impacta o Ensino Fundamental.

Para participar dos encontros on-line, que acontecem sempre 19h30 às 20h30, basta acessar o canal da rede no YouTube. Para os interessados que não puderem participar e quiserem conferir tudo o que aconteceu, os vídeos ficarão disponíveis na plataforma.

Sobre a Rede Santa Marcelina

O Instituto Internacional das Irmãs de Santa Marcelina foi fundado em 1838 por Monsenhor Luigi Biraghi, com o auxílio de Marina Videmari, em Milão, na Itália. Dedicada à educação, à saúde e à assistência social, a Congregação difundiu-se globalmente a partir da instituição de colégios, hospitais e obras sociais.

Atualmente, presente em 8 países, espalhados por 3 continentes, e em 17 municípios e 9 estados brasileiros, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Tocantins, o Instituto segue com a missão de levar adiante, com empenho e entusiasmo, a educação, a formação, a cura e a construção do ser humano íntegro e da sociedade. Tudo isto alinhado à uma metodologia inovadora de aprendizagem, alinhada às principais tendências do mercado educacional.

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments