sexta-feira, outubro 4, 2024
HomeNoticiasEstadoRibeirão das Neves vê queda de 40% nos homicídios com iluminação modernizada

Ribeirão das Neves vê queda de 40% nos homicídios com iluminação modernizada

Pesquisa foi divulgada no Atlas da Violência 2024, estudo feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), mostrando na prática o que especialistas já orientam sobre a importância da iluminação urbana na redução da criminalidade

Em 2019, a cidade de Ribeirão das Neves deu início a um projeto ambicioso de modernização da iluminação pública através de uma Parceria Público-Privada (PPP) com a IPMinas. Desde então, mais de 29 mil pontos de luz foram substituídos por luminárias de LED, trazendo uma nova luz à cidade e resultados significativos na segurança urbana. De acordo com dados do Atlas da Violência de 2024, realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), que revela uma queda nas taxas de homicídios em Ribeirão das Neves de 40,3 (2019), para 24,0 (2024), em um universo de um homicídio para cada 100 mil habitantes. Na prática, isso significa uma redução de mais de 40% nesses crimes.

“Desde o início do projeto, em 2019, a cidade viu os índices de homicídios reduzir em mais de 40%, mostrando efetivamente o protagonismo da iluminação na segurança”, afirma Júlio Neves, gerente do consórcio IPMinas.

Redução da criminalidade

Em 2024, após cinco anos de investimentos contínuos na melhoria da infraestrutura urbana no município, Ribeirão das Neves assistiu os resultados positivos da iluminação modernizada e ampliada. Embora múltiplos fatores contribuam para a redução da criminalidade, a iluminação pública eficiente é, sem dúvida, uma peça chave nesse quebra-cabeça.

“A modernização da iluminação pública não apenas transforma a paisagem urbana, mas também tem um impacto direto na segurança. Áreas bem iluminadas desestimulam a ação criminosa, aumentando a visibilidade e a sensação de segurança da população. Estamos constantemente instalando novos pontos de luz e orgulhosos de contribuir para a transformação de Ribeirão das Neves”, completa Júlio Neves.

Evidências de Impacto

Estudos internacionais corroboram a eficácia dessa intervenção. Pesquisas realizadas em Nova York demonstraram que ruas com iluminação pública extra tiveram uma redução de até 36% nos crimes noturnos. Outro estudo, publicado pela Campbell Collaboration, aponta que a melhoria na iluminação pública pode reduzir em média 21% dos crimes cometidos nas áreas afetadas, com impacto significativo na redução de crimes contra o patrimônio e na melhoria da sensação de segurança.

Benefícios adicionais da iluminação pública

Além do impacto direto na segurança, a modernização da iluminação pública traz outros benefícios significativos. A iluminação LED, por exemplo, é mais eficiente e sustentável, reduzindo o consumo de energia e os custos operacionais. A iluminação de qualidade também melhora a mobilidade urbana, facilita a prática de atividades noturnas e contribui para o desenvolvimento econômico, ao tornar as áreas comerciais mais atrativas e seguras para consumidores e empresários.


Sobre a IPMinas
Desde dezembro de 2019, toda a gestão da iluminação pública do município de Ribeirão das Neves, em Minas Gerais, tem sido feita pela parceria público-privada (PPP) entre a prefeitura municipal e o consórcio IPMinas, composto pela empresa catarinense Quantum Engenharia, Seven Engenharia e pela FortNort Desenvolvimento Ambiental e Urbano. O consórcio assumiu a modernização da iluminação do município para substituir todo o parque por lâmpadas com a tecnologia LED. Nos três primeiros anos de contrato foram substituídas mais de 29 mil luminárias. Diversas obras já foram realizadas pelo consórcio, que tem o compromisso de manter uma gestão eficiente e moderna por 30 anos.

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments