O cantor e compositor paulistano Rael escolheu o mês de novembro, quando se celebra o Dia da Consciência Negra, para lançar “Na Pista Sem Lei”, primeiro single de seu novo álbum, previsto para o início de 2025. Com participação de Rincon Sapiência e FBC, a música chega às plataformas de áudio (ouça aqui) no dia 12 de novembro, pela Laboratório Fantasma, acompanhada de videoclipe que foi lançado em formato de première, em uma edição especial da festa Discopédia, no Cineclube Cortina, em São Paulo, e ficará disponível no canal de YouTube do artista a partir de hoje, 13 de novembro, às 18h (assista aqui).
Rael classifica o novo projeto como “alto astral” e esse primeiro single é uma pequena amostra da energia positiva que vem por aí. Com a pista de dança como cenário, o artista conduz o público por uma festa, onde o coletivo e a alegria dos encontros se tornam um momento de plena felicidade, expressão e diversão. “A gente só vai conseguir combater os modos de opressão se estivermos dispostos a utilizar todas as ferramentas a nosso dispor, como a nossa alegria. ‘Na Pista Sem Lei’ é justamente isso, uma celebração à vida. De se sentir vivo e querer viver a cada momento”, afirma Rael. “Ouvir uma canção é uma ótima maneira de extravasar, sentir a liberdade, não pensar nas coisas cotidianas que te estressam. Eu enxergo como uma música de cura, de amor próprio, de autoestima. Uma forma de sair um pouco da Matrix”, completa.
Embora Rael tenha suas raízes firmemente plantadas no rap, sua trajetória sempre foi marcada por uma fluidez entre gêneros. Em “Na Pista Sem Lei”, ele não apenas reafirma essa versatilidade, mas mergulha de cabeça no afropop e no afrohouse, mantendo sua inconfundível identidade musical. O artista convidou FBC e Rincon Sapiência para colaborações que enriquecem a faixa. “Sou um grande fã do Rincon, admiro suas composições, sua forma de se expressar e sua elegância no rap. O FBC, em seu último trabalho, trouxe a estética do disco e do house, incorporando a vibe do baile. Senti que tinha essa conexão com os dois e acho que eu estava certo. Fiquei muito feliz com o resultado da música e com as participações. Cada um trouxe sua atmosfera e sua subjetividade musical”, explica o artista. “Na Pista Sem Lei” também marca uma nova identidade visual de Rael, elaborada em conjunto com a GUT Design. A agência focada em soluções de design criativas e inovadoras, com sede em São Paulo e escritórios nos Estados Unidos, Europa e América Latina, estará à frente de todo projeto gráfico de Rael
Com produção musical assinada por Rael e Nave, a nova música irradia um tom divertido e envolvente, entrelaçando reflexões sutis com uma energia contagiante. A faixa convida o ouvinte a se entregar à dança, à diversão e ao presente. “A letra evoca alguns questionamentos, mas, em contrapartida, é uma música que você pode assimilar curtindo. Ela tem essa vibe bem pra cima”, conta. “Neste projeto nós tivemos um aprofundamento enorme na essência de Rael e buscamos construir uma estratégia que traduzisse de maneira autêntica seus valores e o seu propósito com esse trabalho”, afirma Evandro Fióti, CEO da Laboratório Fantasma, sobre a canção. “‘Na Pista Sem Lei’ é o primeiro lançamento dessa nova fase e estamos empenhados em fazer deste lançamento um marco para a carreira dele na música negra brasileira”, completa.
Iniciado no universo do hip hop, especificamente no break, o artista faz referência à essa conexão com seu passado ao mencionar na nova faixa “olha os passo louco foda que eu lancei, tey”. “Eu comecei no movimento hip hop dançando break, e acabo falando sobre essa expressão corporal na letra. O que me inspirou a fazer essa música foram as minhas próprias vivências por aí”, afirma Rael.
“Na LAB somos uma equipe majoritariamente negra (mais de 54% do nosso quadro de funcionários, um índice bem acima do mercado). Isso se consolida em uma arte que cumpre seu papel, gera transformação e deixa legado”, afirma Fióti. “É a forma como acreditamos para trazer inovação e gerar impacto positivo no mercado e na sociedade a partir da cosmovisão da cultura negra e dos valores e princípios da cultura hip hop, que estão expressos nessa faixa incrível com Rael, Rincon e FBC, representantes legítimos do imaginário cultural e criativo do nosso país”, complementa o empresário e CEO.
Dirigido por Aisha Mbikila, o videoclipe retrata o conceito de celebração do projeto com uma linguagem afrofuturista, pautada por uma estética contemporânea. “Fiquei muito feliz com esse convite da LAB para retratar o Black Joy, que é essa militância de existir, sorrir e dançar. São muitas as conexões que a música faz. E criar uma imagem para o som é algo muito lindo”, afirma Aisha. As escolhas do mood do filme como um todo, e em especial dos figurinos, foram pensadas como ferramenta para enaltecer a felicidade, o orgulho, a originalidade e a beleza dos encontros. “Eu sempre gostei de me vestir bem. A imagem que você passa é um reflexo do que você é internamente. Te dá notoriedade e respeito”, pontua Rael.
Assista “Na Pista Sem Lei” aqui
FICHA TÉCNICA “NA PISTA SEM LEI”
Voz principal: Rael
Participações especiais: Rincon Sapiência (gentilmente cedido por MGoma) e FBC (gentilmente cedido por Uffé)
Letra: Rael, Rincon Sapiência e FBC
Arranjos e produção musical: Rael e Nave
Arranjo de metais: Filipe Moura
Bateria eletrônica: Nave
Guitarra: Rael
Teclas: Herbert Medeiros
Baixo: Dudinha
Trompete, saxofone e trombone: Filipe Moura
Coro: Camila de Alexandre e Luiza de Alexandre
Mixagem: Marcelinho Ferraz e Dani Pampuri
Masterização: Dani Pampuri e Marcelinho Ferraz
LABORATÓRIO FANTASMA:
Direção Geral e CEO: Evandro Fióti
Direção de operações e marketing: Karen Cavalcanti
Gerente de Produção: Giselle Said
Coordenador de produção: Vanildo Ricardo (Dinho)
Produção executiva: Julio Benedito, Laura Freitas e Lucas Morgado
Gerente de projeto (MKT) – Claudia Gonçalves
Coordenadora de Comunicação e Marketing: Ana Paula Pascoaletto
Analista de mídias sociais: Victória Schnoor
Analista de Marketing: Antonia Ferreira
Designer: Lucas Xavier e Darlís Santos
VIDEOCLIPE:
Direção de Cena e Direção criativa: Aisha Mbikila
1º Assistente de Direção: Amanda Leticia
2º Assistente de Direção: Beatriz Cruz
Produção Executiva: Morgana Naughty
Diretor de Produção: Morgana Naughty
Direção de Fotografia: Vine Ferreira
Diretor de Arte: Caroline Meirelles
Stylist: Ana Wainer
1º Assistente de Câmera: ZUZU
2º Assistente de Câmera: RafaEu DumDum
Assistente de Fotografia / Video Assist: Pietra Veiga
Operador de Steadicam: Murillo Henrique
GMA: Luiza de Castro
Fotografia Still: Victor Cazuza
Making Of: Igor de Paula Unegreen
Making Of: SAHARA
Assistente de Figurino: Luan Gabriel, Mateus Mello
Cabelo e Maquiagem: Samya Melo, Belle Acioli
Assistente de produção executiva: Drica Brandão
Assistente de set: Brutz, Suna Souza
Produção de Elenco: Hutu Casting
Coreógrafo: Tago Oli
Figuração: Teka Ferrer, Jeovana Dutra, Mari Miguel, Diabaa, Samira Carvalho, Camila Komakome, Debb Killa
Chefe de Elétrica: Isadora Corrêa
1º Assistente de Elétrica: Elói Fagundes
2º Assistente de Elétrica: Cauê Gruber
3º Assistente de Elétrica: Matheus Maui
Maquinista: B.ó
1º Assistente de Maquinária: Joelson
2º Assistente de Maquinária: Herberth William
Contra Regra: Carlos
Assistente de Arte: Viktor, Gabriel, Bruna Loren
Editora chefe: Lorrana Souto
Coordenadora de pós/ Ass edit makoff: Cinthia de Vette
Montagem e assistência de montagem: Natália Farias
Compositor: Sobreira
Colorista: Marcelo Rodriguez Mia – APAN
Mixagem: Douglas Couto
Finalizador/ Sound Designer: Cleuster
Agradecimentos: Matiz Bar
Realização: Laboratório Fantasma e ANAT Produções
EQUIPE RINCON SAPIÊNCIA:
Produção: Raissa Lima, Leandro Ambrósio e Ruthe Maciel
EQUIPE FBC:
Produção: Renan 1R
Uma produção Laboratório Fantasma dirigida por: Evandro Fióti
Direção artística: Evandro Fióti e Rael
Direção musical: Nave
Co-direção musical: Rael
Direção executiva e A&R: Evandro Fióti
Produção executiva e A&R: Evandro Fióti, Vanildo Ricardo (Dinho) e Laura Freitas
SOBRE A LABORATÓRIO FANTASMA
A Laboratório Fantasma é uma empresa afroempreendedora que surgiu em 2009 – na periferia da Zona Norte de São Paulo – pelas mãos dos irmãos Evandro Fióti e Emicida, com o objetivo de gerenciar a carreira do rapper. Desde o começo, eles entenderam que trabalhar a trajetória de um artista não era apenas sobre lançar discos e fazer turnês, mas, sim, sobre construir uma visão de mundo e criar narrativas que se desenvolvam em torno de um estado de espírito (com o propósito de melhorar, para além do individual, comunidades, países e, posteriormente, o mundo). Foi assim que a empresa expandiu a sua área de atuação. Além de gerenciar a carreira de artistas como Rael, Drik Barbosa, Dona Jacira, Emicida e Fióti, a Laboratório Fantasma atua como uma plataforma de conteúdo transformador que serve de inspiração para o mercado nacional e internacional. Nesse propósito, vem deixando a sua marca na música, na moda, no audiovisual, na literatura, na sociedade e em todo projeto a qual se dedica.