terça-feira, julho 15, 2025
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Quinta edição do Made in Minas Gerais na Praça da Savassi será no dia 15 de junho, domingo, das 11h às 19h, com destaque para a gastronomia e homenagem à Rota do Queijo de Minas. Gratuito com retirada de ingressos pela Sympla.

Com acesso gratuito, evento ocorre no dia 15 de junho e conta com programação diversa, com reunião de chefs e restaurantes, música, produtos mineiros e concurso "Super Queijos"

Made in Minas Gerais, uma festa genuinamente mineira, já entrou para o calendário da cidade e, este ano, homenageia a “Rota do Queijo de Minas”, reunindo produtores de queijo da Canastra, Mantiqueira de Minas, Diamantina, Araxá e Entre Serras da Piedade ao Caraça.  Em sua quinta edição na Praça da Savassi, o evento será no domingo, 15 de junho, das 11h às 19h, no cruzamento entre as avenidas Cristóvão Colombo e Getúlio Vargas. Com programação diversa numa reunião de chefs e restaurantes de várias regiões do estado, shows de música, produtos mineiros, homenagem à Rota do Queijo de Minas e o concurso “Super Queijos”, o evento é uma oportunidade de viajar por Minas Gerais sem sair de Belo Horizonte.  A entrada é gratuita, mediante retirada de ingresso na Sympla  https://www.sympla.com.br/evento/made-in-minas-gerais-2025/2964822 ). O público também pode contribuir voluntariamente com 1 kg de alimento não perecível. As doações serão destinadas ao Instituto Adotar.

Para Jordane Macedo, idealizador do Made in Minas Gerais, “é o único evento que une todo o estado, com a Savassi orientada pelos pontos cardeais e ocupada, exclusivamente, por cozinheiros, queijeiros e produtores artesanais dos mais variados produtos. A cada ano, trazemos “cozinhas” de diferentes cidades mineiras. É uma delícia ver o público conhecendo um pouco mais da gastronomia de Minas Gerais. É um verdadeiro resgate de sabores, acompanhado da memória afetiva que nos conecta às nossas origens”.

O público poderá experimentar pratos de várias regiões de Minas: Capitão Leitão (Cristovão Laruça) e Bar do Zezé (Vitor Martins), ambos de Belo Horizonte, ao Centro; Bar do Thom (Thom), de Montes Claros, ao Norte; Dona Lucinha (Marcia Nunes), representando o Serro, e Nosso Marmitex (Mirian Coura), de Rio Piracicaba, a Leste; Porto Capetinga Bar (Daniel Silva), de Santo Hilário – Pimenta, e Ocê tá Bão (Weber Junior), a Oeste; O provençal (Gabriel Gaede), de Tiradentes, e Catorze Cozinha (Matheus Gomes e Pedro Scarpa), de Itanhandu, ao Sul.

O valor dos pratos varia entre R$ 22 e R$ 50. Depois de experimentar as delícias de cada região, o público participará de uma votação, por meio de QR Code, que estará em cada restaurante, para eleger o melhor prato da cozinha mineira servido no Made in Minas Gerais em 2025. O melhor prato ganhará o “Troféu Dona Lucinha”, em homenagem a uma das maiores referências da cozinha mineira.

 

Os pratos podem ser harmonizados com cervejas, cachaças, café e vinhos, por meio de parcerias do Made in Minas Gerais com Krug Bier, Cachaças Prazer de Minas e Século XVIII, Zaro Café e Casa Geraldo, que comercializarão seus produtos. O Pandiprato também estará presente vendendo os panos de prato e itens do Made in Minas Gerais e da Rota do Queijo de Minas.

A homenagem à Rota do Queijo de Minas

 

Homenageada no Made in Minas Gerais 2025, a Rota do Queijo de Minas, criada em dezembro de 2022 na região da Serra da Canastra é uma plataforma pioneira que une diversas regiões produtoras de queijo em um só lugar. Hoje, além das regiões de Araxá, Canastra, Mantiqueira de Minas e o Mercado Central, serão apresentadas as novas rotas: “Entre Serras da Piedade ao Caraça” e “Diamantina”. Para Jordane Macedo, curador gastronômico e idealizador do evento, “a proposta é que os turistas possam visitar fazendas queijeiras nessas diferentes regiões, vivenciando experiências, estimulando o turismo rural e valorizando os queijeiros artesanais do nosso estado”. Durante o evento, o público presente poderá degustar pratos e queijos de diversos cantos do estado.  Os projetos são promovidos pela Culturar.

A plataforma Rota do Queijo de Minas busca valorizar os produtores de queijos artesanais, ao promover o turismo rural e permitir articulações de rodadas de negócios e geração de conteúdo para as queijarias. A ideia é levar os sabores e a cultura do queijo mineiro a lugares onde os queijeiros, muitas vezes, não têm fácil acesso, como restaurantes de chefs renomados, mercados e faculdades, de modo a promover o desenvolvimento sustentável e a valorização de seus esforços. A Rota do Queijo de Minas tem parceria com o UNIBH e a Le Cordon Bleu, por meio de aulas, degustações e a cultura e a história dos queijeiros, além de representar os parceiros da Rota em solenidades, nas quais recebem honrarias e premiações. A responsabilidade social do projeto é fundamental, ao apoiar cada produtor e valorizar o queijo de Minas, sua história, sua cultura e sua sustentabilidade, sempre com respeito e dedicação aos parceiros, e com custo zero para os queijeiros.

De fácil acesso, a Rota do Queijo de Minas conta, ao longo do percurso, com placas indicativas do roteiro, onde há um QR Code. De dentro do carro, o turista aponta a câmera do celular e já se direciona à rota do queijo de Minas. Para mais informações sobre o projeto, visite o link:

https://www.rotadoqueijodeminas.com.br/ ou @rotadoqueijodeminas).

Queijeiros da Rota do Queijo de Minas, representando as cinco rotas, venderão seus queijos durante o Made in Minas Gerais.

Concurso “Super Queijos”

 

A grande novidade desta edição do Made in Minas Gerais é o concurso “Super Queijos”. O movimento dos “Super Queijos” começou na região da Serra da Canastra, a partir da provocação de Jordane Macedo ao Ivair e Lúcia, do “Queijo do Ivair”, em maio de 2023, para produzir o maior Queijo Minas Artesanal já feito. A partir desse convite, surgiu a ideia de criar algo maior, indo além de um simples recorde: os “Super Queijos”. A comissão é formada por Jordane Macedo, Ivair e Lúcia, do Queijo do Ivair, Renata De Paoli, do Instituto Curadoria do Queijo (ICQ), e Cassiano Peluso, da Jornadas do Queijo. ​ O projeto cresce de forma colaborativa, com diversas regiões se unindo ao “Super Queijo”, promovendo a valorização, o reconhecimento e a promoção do queijo artesanal e de seus produtores, fortalecendo todo o setor.

Para a essa edição do Made in Minas Gerais participam do concurso “Super Queijos”:

Soberano Mantiqueira, 130 quilos, 13 meses de cura, da Queijaria Dom Carmelo, de Itamonte, na Serra da Mantiqueira de Minas.

Canastra Imperial, 36 Quilos, 12 meses de cura, do Queijo do Ivair, de São Roque de Minas, na Serra da Canastra.

– Caprino da Mantiqueira, 50 quilos, 4 meses de cura, da Queijaria Di Capre, de Itanhandu, na Mantiqueira de Minas.

– Ouro do Alto São Francisco, 60 quilos,6 meses de cura, da Queijaria Fazenda Buritis, de Lagoa da Prata, no Alto São Francisco.

Após a curadoria dos queijos, Renata De Paoli, veterinária e diretora do ICQ, comandará o concurso entre quatro desses queijos, que serão avaliados por especialistas, autoridades, chefs, jornalistas, influencers e parte do público, que poderá se inscrever para saborear e avaliar. O vencedor, levará o primeiro troféu “Super Queijos”.

Depois do concurso, os “Super Queijos” serão partidos e o público poderá comprar essas cunhas.

EXPOSIÇÃO “EXPEDIÇÃO FOTOGRÁFICA PELAS CINCO ROTAS DA ROTA DO QUEIJO DE MINAS”

O Made in Minas Gerais apresentará uma prévia da exposição “Expedição Fotográfica pelas cinco rotas da Rota do Queijo de Minas”, realizada entre fevereiro e maio deste ano, pela equipe da Culturar. As fotos são da mineira Sylvie Moyen.

 

Made in Minas Gerais é uma realização da Culturar Produções, da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais e do Ministério da Cultura, por meio das leis de incentivo à Cultura, com apresentação da Cemig, patrocínio do Sicoob, ArcelorMittal e Mercure Savassi, e apoio da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, com o programa “A rua é nossa”, True Type, Sertão Brás, Instituto Unipontas, Chef Raiz e Mercado Central. O evento conta com o apoio das associações queijeiras: AQMARA (Araxá), APROMAM (Mantiqueira de Minas), APROQUEIJO (Entre Serras da Piedade ao Caraça), APRODIA (Diamantina), Queijo do Ivair, Instituto Curadoria do Queijo e Jornada do queijo. A gestão cultural é da Pomar Cultural e a produção executiva é de Sandra Trópia.

 

GASTRONOMIA

 

CENTRO:

 

Belo Horizonte (MG)

 

Capitão Leitão (Cristovão Laruça)

Prato: Barriga de Porco na Brasa em Canjica, Creme de Queijo e Rapadura

Preço: R$ 48

Petisco: Bifanas à Moda do Porto (Sanduíche de Pernil)

Preço: R$ 38

Bar do Zezé (Vitor Martins)

Prato: Encontro marcado: Carne de panela, angú mole, queijo canastra e jiló recheado com bacon

Preço: R$ 36

Petisco: Torresmo de rolo com geleia de limão capeta

Preço: R$ 36

LESTE:

 

Serro (MG)

 

Dona Lucinha (Marcia Nunes)

Prato: Tropeirinho

Preço: R$ 30

Petisco: Pastel de Angu (Queijo do Serro, Carne Serenada e Banana da Terra Flambada)

Preço: R$ 40

 

Rio Piracicaba (MG)

 

Nosso Marmitex (Mirian Coura)

Prato: Bife de frango empanado recheado com presunto, muçarela e creme de queijo

Preço: R$ 30

Petisco: Batatinha cozida recheada com chantilly de batata, queijo e bacon

Preço: R$ 22

 

OESTE:

 

Santo Hilário (MG)

 

Porto Capetinga Bar (Daniel Silva)

Petisco: Filé de Tilápia no Fubá (Iscas de tilápia empanadas no fubá de moinho d’água com molho aioli)

Preço: R$ 36

 

Medeiros (MG)

 

Ocê tá Bão (Weber Junior)

Petisco: Pão de queijo sem recheio, Pão de queijo com queijo derretido na raclete, Pão de queijo com linguiça, com doce de leite, com costela, com doce de leite e queijo derretido e porção de queijo canastra
Preço: R$ 8 a R$ 40

 

 

NORTE:

 

Montes Claros (MG)

 

Bar do Thom (Thom)

Prato: Arroz com pequi, carne de sol e costelinha de porco defumada

Preço: R$ 40

Petisco:  Costelinha Romeu e julieta (Creme de goiabada e queijo) com paçoca de carne de sol com baru

Preço: R$ 50

 

SUL:

 

Tiradentes (MG)

 

O provençal (Gabriel Gaede)

Prato: Aligot de mandioca com queijo meia cura, ragu de boi, cogumelos e ora-pro-nóbis

Preço: R$ 46

Sobremesa: Creme de chocolate branco com leite de coco, coulis de frutas amarelas, manga e maracujá e farofinha de biscoito

Preço: R$ 28

 

Itanhandu (MG)

 

Catorze Cozinha (Matheus Gomes e Pedro Scarpa)

Prato: Arroz caldoso de tomate com burrata, tomatinhos cereja e gremolata (molho de salsa e raspas de limão)

Preço: R$ 44

Petisco: Croqueta de cupim com queijo mozarela artesanal, maionese de páprica defumada e picles de grão de mostarda

Preço: R$ 38

EXPOSIÇÃO “EXPEDIÇÃO FOTOGRÁFICA PELAS CINCO ROTAS DO QUEIJO DE MINAS”

O Made in Minas Gerais apresentará uma prévia da exposição “Expedição Fotográfica pelas cinco rotas do Queijo de Minas”, realizada entre fevereiro e maio deste ano, pela equipe da Culturar. As fotos são da mineira Sylvie Moyen.

 

ATRAÇÕES CULTURAIS

 

Entre as atrações musicais estão a DJ Aída, o Circo do Sufoco, a banda Putz Grilla, a Orquestra Mineira de Viola Caipira, que este ano convida a Banda Nolli Brothers.

 

DJ Aída vai animar o público durante todo o evento. Amante de rock, soul, jazz e pop, a produtora cultural e DJ transita por estilos diversos, por meio de repertório que explora a pluralidade de ritmos e sotaques da boa música de todos os tempos e lugares.

Já o Circo do Sufoco leva ao Made in Minas Gerais o encanto da arte circense. O ator e artista Rafael Mourão, mais conhecido como palhaço Sufoco, desdobra-se em vários talentos: ele é mágico, malabarista, acrobata, músico e equilibrista.

A banda Putz Grilla apresenta em seu repertório os maiores hits do pop rock nacional dos anos 80, reverenciando essa famosa década e, também, vários hits marcantes dos anos 90.

Orquestra Mineira de Viola Caipira, originada na cidade de Sete Lagoas, é referência no Estado. A viola está presente na cultura mineira há séculos e é reconhecida como patrimônio imaterial do estado, por fazer parte da história de Minas Gerais e pela identificação do instrumento com o povo. Com a nobre missão de cada vez içar mais alto a bandeira da tradição da viola, o conjunto busca resgatar, em belíssimo show, as tradições fortemente representadas nas canções interpretadas e no uso de composições de artistas mineiros consagrados, por meio da junção melódica, rítmica e harmônica de várias violas sincronizadas. Em 2025, completa 10 anos e se torna a banda oficial do Made in Minas Gerais, que passa a convidar outros artistas.

Nolli, Didi e Marquito apostam em um country pop/rock moderno e autoral, com releituras inusitadas no Nolli Brothers, que apresenta suas influências brasileiras para suas produções marcantes e muito bem pontuadas. A banda mistura a brasilidade ao country americano, sem perder a essência das duas culturas. Nolli Brothers é a banda convidada da Orquestra Mineira de Viola Caipira nesta quinta edição.

Para as crianças no Made in Minas Gerais

 

O Made in Minas Gerais terá Espaço kids, que ficará do lado leste do evento. Entre os quitutes que serão vendidos para a criançada estão o Milho Mágico, Brigadeiros Gourmet e o geladinho do Santo Gelinho.

Ainda no Espaço Kids, às 11h30, a contação de histórias Denise Arantes fará uma apresentação sobre educação financeira para crianças, a “Financinhas – Educação Financeira para crianças“. A atração é realizada com a parceria do SICOOB.

Espaço destinado ao Espectro autista

Transtorno do Espectro Autista (TEA) podem ter dificuldades com interação social, comunicação, sobrecarga sensorial e necessidade de rotinas e previsibilidade. É importante que os organizadores e participantes estejam cientes dessas necessidades e tomem medidas para criar ambientes mais inclusivos e acolhedores.

PATROCINADORES

 

Sobre a Cemig: a energia da cultura

Como a maior incentivadora da cultura em Minas Gerais, a Cemig segue investindo e apoiando as diferentes produções artísticas existentes nas várias regiões do estado. Afinal, fortalecer e impulsionar o setor cultural mineiro é um compromisso da Companhia, refletindo seu propósito de transformar vidas com energia.

Ao abraçar a cultura em toda a sua diversidade, a Cemig potencializa, ao mesmo tempo que preserva, a memória e a identidade do povo mineiro. Assim, os projetos incentivados pela empresa trazem na essência a importância da tradição e do resgate da história, sem, contudo, deixar de lado a presença da inovação.

Sobre a Fundação ArcelorMittal

 

Há mais de três décadas, a Fundação ArcelorMittal é a organização dedicada a direcionar os investimentos sociais do Grupo ArcelorMittal – maior produtora de aço do país e líder no mercado global. Com o propósito de criar oportunidades, a Fundação ArcelorMittal busca promover o impacto social positivo, por meio da educação, do esporte e da cultura. Anualmente, cerca de 450 mil pessoas são alcançadas pelas iniciativas promovidas em cidades de todo o país.  A Fundação ArcelorMittal marcará presença no Festival Made in Minas Gerais com a exposição de produtos de projetos apoiados. Saiba mais em famb.org.br.

Sobre o Sicoob

 

O Sicoob é um Sistema de Cooperativas Financeiras que contam com mais de 4,6 mil pontos de atendimento, canais digitais diversos e um portfólio de produtos e serviços para pessoas físicas, empresas e para o agronegócio. É patrocinador do Made in Minas Gerais em várias edições.

ESPAÇO SOCIAL

 

GASTRÔ FOR ALL

 

O projeto Gastrô For All usa a gastronomia como ferramenta de conexão e transformação, em sinergia com a diversidade e a inclusão. O projeto usa a gastronomia como ferramenta de conexão e transformação, em sinergia com a apicultura, diversidade e inclusão.

INSTITUTO ADOTAR

Tem como missão promover os direitos humanos de jovens em abrigos e comunidades carentes, contribuindo para uma sociedade mais justa. Atuam na proteção, cuidado, intervenção e reintegração social, além de prevenir a violência e promover a cidadania ativa.

FRATERNIDADE SEM FRONTEIRAS

Possui o objetivo de prover apoio social a crianças e jovens, por meio da distribuição de alimentos, roupas, cuidados de saúde, educação, formação profissionalizante, entre outros. Incentivar novos apadrinhamentos, arrecadam doações, para multiplicar a causa.

Os animais de estimação também são bem-vindos, já que o evento é pet friendly.

Além disso, a festa se destaca como Carbono zero. Em 2022, o Made in Minas Gerais foi o primeiro evento de rua com impactos ambientais neutralizados pela compensação de carbono. Nesta edição, a empresa responsável é a Eccaplan.

O evento também contribui com as ODS através de ESGs como, a recolha responsável do óleo utilizado, destinação de materiais como lonas utilizadas no evento e lixo reciclável para cooperativas, utilização de aplicativos com sistema de check in eletrônico para reduzir o uso de papel e melhorar a eficiência operacional.

SERVIÇO

 

Made in Minas Gerais

Data: 15 de junho de 2025 (domingo)

Horário: das 11h às 19h

Local: Praça da Savassi/Belo Horizonte – MG (no cruzamento entre as avenidas Cristóvão Colombo e Getúlio Vargas)

 

ENTRADA GRATUITA, mediante retirada de ingresso pela Sympla:

https://www.sympla.com.br/evento/made-in-minas-gerais-2025/2964822

 

O público também pode contribuir, voluntariamente, com 1kg de alimento não perecível. As doações serão destinadas ao Instituto Adotar.

 

Os animais de estimação também são bem-vindos, já que o evento é pet friendly.

Informações: www.madeinminasgerais.com.br ou @madeinminasgerais

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
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