domingo, abril 14, 2024
HomeNoticiasCulturaProrrogada a convocatoria artística CURA – Circuito Urbano de Arte

Prorrogada a convocatoria artística CURA – Circuito Urbano de Arte

A 7ª edição do CURA – Circuito Urbano de Arte já tem data e local. O evento acontece entre 15 e 25 de setembro de 2022, na Praça Raul Soares, coração de Belo Horizonte. Como já é costume, um dos artistas será selecionado via convocatória, e ela chega diferente.  Desta vez, os NFTs têm um papel central: será selecionada uma obra digital que se tornará NFT e ocupará com lambe a fachada do Hotel Sorrento.

“Cada edição do Cura reflete um momento, sugere desvios e desenha novos mapas, abrindo caminhos para perspectivas políticas e criativas múltiplas, para existências mais plenas, dignas e diversas, e para arranjos econômicos alternativos àqueles a que somos submetidas diariamente” explica Priscila Amoni, uma das curadoras e idealizadoras junto de Janaína Macruz e Juliana Flores.

Ao longo do último ano, um assunto emergiu em diversos encontros do Cura: os NFTs ou tokens não-fungíveis. Para muitas pessoas, os NFTs representam a vanguarda da produção artística – um caminho para potencializar a criação, a comercialização, a divulgação de obras e a sobrevivência de artistas que se lançam a produzir no meio digital.

O tema articulador do Cura22 é a terra, um espaço de acolhimento das lutas, de reconhecimento do passado e cultivo do futuro. Na terra fértil, o corpo de luta vira semente para o levante coletivo: onde cai um, nasce um milhão. Nossa pergunta para você nesta convocatória é: qual imagem você convoca para a luta?”, completa Priscila.

A avaliação dos trabalhos será feita por um júri escolhido pela organização do CURA e o resultado será divulgado no dia 12 de setembro. O edital está disponível no site: https://cura.art

Mas o que são as NFTs?

NFT – Non Fungible Token (Token não fungível, em português) é um ativo digital único, que não pode ser trocado por outro.  Funciona como uma espécie de token ou certificado digital que é atrelado a algum objeto ou obra de arte.

Imagine se cada obra de arte tivesse o seu próprio certificado de autenticidade. Mesmo que qualquer pessoa tivesse uma cópia desta obra, somente a original possuiria o certificado de autenticidade. O NFT é esse certificado para o mercado de obras de arte digital, tendo como diferencial o seu alto grau de confiança e rastreamento.

Já o Cryptoartista/Criptoartista é artista que utiliza de dados criptografados, como por exemplo NFT, para a divulgação e suporte de suas obras.

Sobre o Cura

O Circuito Urbano de Arte realizou sua sexta edição em 2021/22, completando 22 obras de arte em fachadas, empenas e também no chão, sendo 18 na região do hipercentro da capital mineira e quatro na região da Lagoinha, formando, assim, a maior coleção de arte mural em grande escala já feita por um único festival brasileiro.

Idealizado por Janaina Macruz, Juliana Flores e Prisicila Amoni, o CURA também presenteou BH com o primeiro e, até então único, Mirante de Arte Urbana do mundo na Rua Sapucaí.

Serviço 

Convocatória CURA – Circuito Urbano de Arte 7ª edição

De 8/08 a 04/09 de 2022

Inscrições: https://cura.art

Fotos: Thiago Santos

1 – Praça Raul Soares

2 e 3 – Juliana Flores, Janaína Macruz, Priscila Amoni

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments