domingo, junho 16, 2024
HomeEntretenimentoProjeto Xia realiza intensa programação cultural em diversos bairros da capital

Projeto Xia realiza intensa programação cultural em diversos bairros da capital

Ação irá resgatar as tradições de brincadeiras de antigamente, e será uma excelente forma de ampliar a visão de mundo das crianças, além de criar momentos incríveis de diversão e de interação entre pais e filhos.

O projeto Xia – Programação Cultural, que tem como objetivo promover espaço de experimentação, troca e investigação da arte como ferramenta de transformação social e reconhecimento da existência de corpos e expressões culturais diversas, realiza intensa programação cultural em diversos bairros de Belo Horizonte nos mês de junho. Haverá apresentações do grupo “Brincando com as Makambas, que  garantirá muita diversão e alegria para a garotada com repertório amplo e diverso, Brincadeiras como “rouba bandeira”, reloginho, cantigas de roda, cabra cega, pega chinelo, ciranda, raposa e galinha, briga de galo, pula corda, amarelinha, gincana são apenas algumas das brincadeiras que serão realizadas.

As atrações culturais serão realizadas nos dias 24, 25 e 26  de junho, no CRAS Mantiqueira, localizado na rua Luzia Salomão, 300,na regional de Venda Nova; no CRAS Confisco, que fica na Rua Cecília Magalhães Gomes, 127 – bairro Confisco, e no CRAS Zilah Spósito, rua Coquilhos, 75, bairro Zilah Spósito.

 

De acordo com Catarina Maruaia, Diretora Presidente do Instituto Se Toque, o projeto visa possibilitar acesso em arte e cultura de forma descentralizada levando produções artísticas de qualidade pros circuitos periféricos, criar espaços de experimentação sensorial de linguagem lúdica para um público que tem historicamente baixa oferta desse tipo de serviço, e promover o incentivo da articulação entre a Assistência Social e a arte cultura, além de possibilitar reflexão e levar informação de forma transversal das pautas de gênero, sexualidade e raça,  explica.

Circuito formativo – Haverá ainda oficinas de arte e Oficinas de arte e sexualidade para adolescentes, entre os dias 5 de junho a 01 de julho nas regionais Venda Nova, Pampulha e Norte. Cada oficina terá quatro encontros. Serão oferecidas 30 vagas em cada regional e os participantes articulados entre o Instituto Se Toque e Organizações do Terceiro Setor terão direito a transporte e lanche.  A proposta visa atender a demanda dos profissionais do SUAS no apoio metodológico para a construção de atividades coletivas com o uso de recursos artísticos e lúdicos abordando as pautas trabalhadas durante o projeto. “As formações com profissionais que atuam com adolescentes, promovem espaço para troca de experiências e avaliação, encaminhamento de casos, experimentações práticas e reflexões teóricas com bibliografia orientadora”, completa.

 

O projeto pretende alcançar um público composto por 750 adolescentes de 14 a 17 anos; 150 crianças entre 3 e 6 anos, além de 50 profissionais/estudantes que atuam com crianças e adolescentes. Entre eles, adolescentes e crianças usuários do CRAS, ou de programas e projetos da proteção social básica, como o  Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), adolescentes em privação de liberdade (CRCSJ); e moradores das regionais.

 

Makambas Brincantes – A atividade “Brincando com as Makambas”, garante muita diversão e alegria, repertório amplo e diverso, para crianças de zero a cem anos. Rouba bandeira, reloginho, cantigas de roda, cabra cega, pega chinelo, ciranda, raposa e galinha, briga de galo, pula corda, amarelinha, gincana… são apenas algumas das brincadeiras que podem ser realizadas de acordo com o gosto e perfil da turma. De origem Bantu, Makamba significa amigos. A partir deste conceito e do desejo de Roniza Santiago e Rita Aragão, moradoras da Vila Acaba Mundo, há mais de 10 anos promovem o ato de brincar para o estímulo à criatividade, do desenvolvimento do lúdico e do viver em sociedade. Com ampla formação artística nas áreas de dança, música, teatro e circo, carregam no currículo do Makamba Brincante o Prêmio de Inovação Comunitária, realizado pela Associação Querubins e a Brazil Foundation; ações dentro da comunidade e a participação em diversos eventos da cena cultural da cidade como o FAN (Festival de Arte Negra) e a Virada Cultural.

 

Projeto Xia – Desenvolvido pelo Instituto Se Toque, o projeto Xia apresenta informações sobre o corpo, as formas de prazer, o afeto, o diálogo sobre sexualidade, a valorização e a transformação das relações a fim de que as crianças, adolescentes e jovens sintam segurança no que diz respeito ao prazer e emocionalmente. Visa apoiar jovens LGBTQIA+, na fase de descobertas e de expressão da própria sexualidade para que consigam vivenciar suas experiências de forma saudável e contribuir para o empoderamento de jovens na participação escolar e política por meio da experimentação de linguagens artísticas.

 

Instituto Se Toque – É uma iniciativa de experimentação e pesquisa em arte, gênero e sexualidade idealizada pelas artistas Catarina Maruaia e Lina Mintz.  Inaugurada em 2014, oferece oficinas, vivências, projetos artísticos e culturais para mulheres, corpos dissidentes e jovens, visando abrir espaços de diálogo e reflexão sobre os temas. Em 2021 a iniciativa se institui como Organização sociocultural da sociedade civil (OSC) firmando o compromisso com a missão de promover o encontro entre arte, saúde e prevenção de violências.

 

Programação da parte cultural – Brincando com as Makambas Brincantes

Data: Segunda-Feira, dia 24 de junho

Hora: 13h30 às 15h

Local: CRAS Zilah Spósito – Rua Coquilhos, 75,- bairro Zilah Spósito – BH

Classificação: 3 a 13 anos

 

Data: Terça-Feira, dia 25 de junho

Horá: de 9h às 10h30

Local: CRAS Confisco – Rua Cecília Magalhães Gomes, 127 – bairro Confisco – BH

Classificação: 3 a 13 anos

 

Data: Quarta-feira, dia 26 de junho

Hora: de 14h às 15h30

Local: CRAS Mantiqueira – Rua Luzia Salomão, 300 – bairro Mantiqueira – BH

Classificação: 3 a 13 anos

 

Programação das oficinas de arte e sexualidade para adolescentes de 14 a 17 anos

Regional Venda Nova

Funk e suas Vertentes – Negona Dance convida Tiphany Gomes e João Victor

Dias 05, 12, 19 e 26 de junho, de 14:30 às 16:30 horas

Local: CRAS Lagoa – Rua José Sabino Maciel, 120 – bairro Lagoa – BH – MG

 

Regional Pampulha

Ter-Ato – com Evandro Nunes

Dias 10, 17, 24 de junho e 01 de julho, de 14:30 às 16:30 horas

Local: CRAS Confisco – Rua Cecília Magalhães Gomes, 127 – bairro Confisco – BH – MG.

 

Regional Norte

Corpo Oralidade – com Camilo Gan

Dias 04, 11, 18 e 25 de junho de 2024, de 14:30 às 16:30 horas

Local: CRAS Biquinhas – Rua Coronel Joaquim Tibúrcio, 850 – bairro Heliópolis – BH – MG

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments