domingo, junho 23, 2024
HomeNoticiasCulturaProjeto “Santa Leitura” está de volta na praça de Santa Tereza, uma...

Projeto “Santa Leitura” está de volta na praça de Santa Tereza, uma boa opção de diversão para as férias de julho

Evento gratuito contará com uma passarela de 60 metros coberta de livros de literatura infantil em português, biblioteca em inglês, contação de histórias e muitas brincadeiras

Na manhã do próximo domingo, 17 de julho, das 10h às 12h, será realizado mais um encontro do projeto “Santa Leitura” na praça Duque de Caxias (Praça de Santa Tereza), em Belo Horizonte. A maior biblioteca a céu aberto da América Latina passou a ser infantil e bilíngue, com livros em inglês e em português. Para aqueles que procuram opções de entretenimento para as férias, o evento gratuito contará com uma passarela de 60 metros coberta de livros de literatura infantil em português, biblioteca em inglês, contação de histórias e muitas brincadeiras.

O projeto voluntário e sem fins lucrativos, tem como objetivo despertar na criança, ou até mesmo no adulto, o desejo de ler. Criado em 10 de junho de 2010, ao completar 12 anos quem ganha o presente são os frequentadores da praça Duque de Caxias, em Santa Tereza, tendo de volta o “Santa Leitura”. “Com a pandemia muita coisa mudou, precisei fechar alguns pontos de leitura em BH, como o da praça Salvador Morici, no bairro Floresta, Comunidade Sagrada Família e Taquaril”, comenta a idealizadora do projeto, Estella Cruzmel. Em contrapartida, Estella montou o “Mercado das Pulgas Santas”, um brechó para angariar fundos para o projeto, que é custeado pela própria idealizadora. O espaço fica na rua Mármore, número 470 em frente a praça Duque de Caxias e ao lado da Paróquia de Santa Teresa e Santa Teresinha.

O “Santa Leitura” chegou à praça Duque de Caxias em abril de 2013 e permaneceu até 2018, com os eventos mensais de incentivo à leitura para todas as idades. Agora, com esse novo formato, infantil e bilíngue, o projeto está de volta desde junho e pretende continuar levando para o local muita cultura e entretenimento.

O espaço em inglês é coordenado pela psicóloga Ana Carolina Araújo, que há alguns anos participa do projeto como voluntária, ministrando palestras. Para os adultos que estiverem acompanhando as crianças, há o “Espaço Poesia”, com livros para todos os gostos de autores como Cecília Meireles, Adélia Prado, Drummond, Fernando Pessoa, Henriqueta Lisboa, entre muitos outros. O evento conta ainda com a presença do escritor infantil e contador de histórias, Pierre André, que participa do projeto como voluntário há nove anos.

No “Santa Leitura”, os livros são lidos na praça e ao término do evento são recolhidos. Os livros em inglês por exemplo, são comprados fora do Brasil. “Nas viagens que faço, sempre trago a mala de mão cheia de livros. Já há alguns anos tenho programado o “Santa Leitura Bilíngue”, é mais um sonho que se realiza. Inclusive, dos quatros livros já publiquei, dois são bilíngues. Sinto que as crianças ficam mais animadas com esse diferencial, já sinto isso na periferia”, destaca Estella.

Atualmente, o projeto está presente no bairro Castanheiras, em Sabará-MG, com uma biblioteca infantil que faz parte das Obras Sociais São Gabriel. “Tem sido muito gratificante trabalhar com crianças, é um trabalho de raiz, é imaginar que a criança poderá no futuro mudar a realidade não só dela, mas da família toda e isso me dá alegria, me faz seguir em frente mesmo com muitas lutas”, afirma a idealizadora.

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments