No Dia Nacional da Alfabetização, celebrado em 14 de novembro, o Instituto Marina e Flávio Guimarães (IMFG), em parceria com o Guima Café, reforça o compromisso com a inclusão educacional por meio do projeto “Cultivando Educação: Todos Lendo e Escrevendo em 100 Dias”. Lançado no final de outubro, o curso gratuito visa alfabetizar trabalhadores rurais da Fazenda São Mateus, em Varjão de Minas, ampliando suas oportunidades de inclusão e participação social.
No Brasil, a taxa de analfabetismo ainda atinge 7% da população com 15 anos ou mais, de acordo com último censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrando a importância de iniciativas que levem educação às regiões mais remotas.
O projeto atende adultos com idade mínima de 18 anos, oferecendo aulas três vezes por semana, previstas para acontecer até maio de 2025. Na aula inaugural, os participantes receberam materiais didáticos e foram acolhidos pela equipe educadora. Renata Gomes, professora do curso e natural da região, destaca: “Este é um momento muito especial para mim, pois estou retornando à fazenda onde vivi quando criança. Agora, tenho a oportunidade de contribuir com a educação desses trabalhadores que buscam transformar suas vidas. A alfabetização é o primeiro passo para alcançar igualdade e liberdade. Nunca é tarde para aprender”.
Sobre o Instituto Marina e Flávio Guimarães
Fundado com a missão de concentrar as ações de investimento social privado das empresas do Grupo BMG, o IMFG promove projetos educacionais e culturais com o objetivo de impactar positivamente a vida de milhares de pessoas. Em menos de dois anos de atuação, o Instituto já investiu em mais de 30 projetos, beneficiando mais de 80 mil pessoas.
Sobre o Guima Café
Parte do Grupo Bmg, o Guima Café é referência na produção de cafés especiais na Região do Cerrado Mineiro. Com práticas sustentáveis e o selo Regenagri, que garante a saúde do solo e do ecossistema, o Guima Café foi premiado em 2023 como o “Melhor Café do Mundo” no 8º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade do Café, em Nova York.