terça-feira, dezembro 3, 2024
HomeNoticiasEstadoProjeto promove alfabetização de trabalhadores rurais no interior de Minas

Projeto promove alfabetização de trabalhadores rurais no interior de Minas

No Dia Nacional da Alfabetização, celebrado em 14 de novembro, o Instituto Marina e Flávio Guimarães (IMFG), em parceria com o Guima Café, reforça o compromisso com a inclusão educacional por meio do projeto “Cultivando Educação: Todos Lendo e Escrevendo em 100 Dias”. Lançado no final de outubro, o curso gratuito visa alfabetizar trabalhadores rurais da Fazenda São Mateus, em Varjão de Minas, ampliando suas oportunidades de inclusão e participação social.

 

No Brasil, a taxa de analfabetismo ainda atinge 7% da população com 15 anos ou mais, de acordo com último censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrando a importância de iniciativas que levem educação às regiões mais remotas.

 

O projeto atende adultos com idade mínima de 18 anos, oferecendo aulas três vezes por semana, previstas para acontecer até maio de 2025. Na aula inaugural, os participantes receberam materiais didáticos e foram acolhidos pela equipe educadora. Renata Gomes, professora do curso e natural da região, destaca: “Este é um momento muito especial para mim, pois estou retornando à fazenda onde vivi quando criança. Agora, tenho a oportunidade de contribuir com a educação desses trabalhadores que buscam transformar suas vidas. A alfabetização é o primeiro passo para alcançar igualdade e liberdade. Nunca é tarde para aprender”.
 

Sobre o Instituto Marina e Flávio Guimarães 

Fundado com a missão de concentrar as ações de investimento social privado das empresas do Grupo BMG, o IMFG promove projetos educacionais e culturais com o objetivo de impactar positivamente a vida de milhares de pessoas. Em menos de dois anos de atuação, o Instituto já investiu em mais de 30 projetos, beneficiando mais de 80 mil pessoas.

 

Sobre o Guima Café 

Parte do Grupo Bmg, o Guima Café é referência na produção de cafés especiais na Região do Cerrado Mineiro. Com práticas sustentáveis e o selo Regenagri, que garante a saúde do solo e do ecossistema, o Guima Café foi premiado em 2023 como o “Melhor Café do Mundo” no 8º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade do Café, em Nova York.

 

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments