domingo, junho 16, 2024
HomeNoticiasEstadoProjeto Ocupa+ Edição Encantaria realiza oficinas em Lagoa Santa, Vespasiano e PedroLeopoldo

Projeto Ocupa+ Edição Encantaria realiza oficinas em Lagoa Santa, Vespasiano e PedroLeopoldo

As oficinas de Artes Visuais, voltadas para o público a partir de 50 anos, do projeto Ocupa+ Edição Encantaria, começaram na terça-feira, 14 de maio. Conduzidas pela instrutora e artista plástica Dominique Correia, as oficinas estão sendo realizadas na cidade de Vespasiano nas terças-feiras de maio, dia 14, 21 e 28, no Palácio das Artes. Às quartas-feiras, dias 15, 22 e 29, o projeto desembarca em Lagoa Santa, na casa do Sr. Tito. E, às quintas – dias 16, 23 de maio e 06 de junho – é a vez de Pedro Leopoldo receber a iniciativa, na Casa do Caminho. Os trabalhos produzidos nas oficinas serão expostos no Festival Ocupa+ que será realizado sequencialmente pelo projeto, nos meses de junho, julho e agosto.

Divididas em três módulos – Introdução às Artes Visuais, Sentindo a Arte, e Experimentação e Criação, as oficinas vão contar com a participação de 63 alunos selecionados a partir de inscrições que foram realizadas em abril. Ao todo, foram 84 inscritos. As oficinas integram o projeto Ocupa+ que, além realização das oficinas prevê vivências culturais, apresentações artísticas e intervenção coletiva resultado das oficinas, em locais públicos das cidades contempladas pelo projeto.

O Ocupa + é um projeto que tem o propósito de criar espaços de convívio e interação através da arte e da cultura. A proposta é incentivar o fazer artístico através de oficinas de arte para maiores de 50 anos e criar vivências e conexões através da cultura oferecendo diversas atividades. Nesta edição o projeto atende a 03 municípios da região metropolitana de Belo Horizonte (Lagoa Santa, Vespasiano e Pedro Leopoldo) e oferece oficinas de Artes Visuais que resultará em uma exposição criada pelos alunos, visitas a espaço cultural e um festival com atividades para todas as idades, que contará com música, literatura, artesanato, mostra expositiva, valorizando a economia criativa de cada cidade atendida”, explica Flávia Vianna, coordenadora geral do projeto.

Em sua 2ª edição, o projeto se ajusta a realidade encontrada nas cidades, mas mantendo foco na valorização e autoestima; saúde física e mental; vivências artísticas e culturais como fonte de socialização; bem-estar; incentivo a prática do fazer artístico em cooperação e democratização ao acesso à cultura.

O projeto Ocupa+ é viabilizado pela lei federal de incentivo à cultura, tem patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio da doação de pessoas físicas, e é realizado pela Vianna Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal – Brasil, União e Reconstrução.

Programação das oficinas

Modulo I:Introdução às Artes Visuais

De acordo com a instrutora Dominique Correia este primeiro módulo “será uma viagem de autoconhecimento e reflexão sobre o papel das artes visuais em nossas vidas. Com atividades criativas como escrita e colagem, vamos resgatar memórias e desvendar camadas de nossas experiências”.

Modulo II: Sentindo a Arte

A instrutora Dominique Correia explica que o módulo dois, “Sentindo a Arte”, “será para explorar a arte urbana, suas poesias e grafias, e nos aventurar na criação de fotoperformances, onde nossos corpos serão telas de expressão e resistência“.

Modulo III: Experimentação e Criação

E, por fim, Dominique Correia conta que no módulo “Experimentação e Criação”, “vamos nos entregar à magia da fotografia e criar mensagens e poesias urbanas juntando tudo que foi proposto e os aprendizados”.

Serviço:

Vespasiano  Datas: 14, 21 e 28 de maio (terça-feira) – Local: Palácio das Artes de Vespasiano – R. Francisco Lima, 9 – Centro, Vespasiano.

Lagoa Santa – Datas: 15, 22 e 29 de maio (quarta-feira) – Local: Casa do Sr. Tito – R. Rita Teixeira, 230 – Palmital, Lagoa Santa.

Pedro Leopoldo – Datas: 16 e 23 de maio e 06 de junho (quinta-feira) – Local: Casa do Caminho – Rua Justa Vilela do Amaral, 131, Santo Antônio da Barra, Pedro Leopoldo.

Horário: Sempre de 13h30 às 17h

Informações pelo perfil Instagram: @ocupamais_ (link na bio)

Whatsapp: (31) 973340065

INSTITUTO UNIMED-BH

O Instituto Unimed-BH completou 20 anos em 2023. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimulando o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentando a economia criativa, valorizando espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$ 190 milhões por meio das leis de incentivo municipal e federal, fundos do idoso e da criança e do adolescente, com o apoio de mais de 5,6 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. Em 2023, mais de 20 mil postos de trabalho foram gerados e 2 milhões de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments