terça-feira, dezembro 3, 2024
HomeEntretenimentoProjeto Moradores Educação: lançamento pelo MPMG e Secretaria de Estado de Educação...

Projeto Moradores Educação: lançamento pelo MPMG e Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, dia 3 de dezembro, na Escola Estadual Professor Morais

A EE Professor Morais, em Belo Horizonte, é a primeira unidade a receber a ação cultural. Projeto inclui documentário filmado com professores, estudantes, servidores e vizinhos da escola, além de exposição de fotos das pessoas que contaram suas histórias.

Ministério Público de Minas Gerais e a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais lançam no próximo dia 3 de dezembro (terça-feira), o Projeto MORADORES | EDUCAÇÃO, um movimento cultural pela valorização das escolas como território de pertencimento para toda a comunidade escolar e lugar de memória para milhares de pessoas que passaram por elas ou vivem no seu entorno.

De 2024 ao início de 2026, o Projeto vai levar a sua “tenda de ouvir histórias” para 8 escolas da rede pública estadual de ensino, em diferentes cidades, abrangendo todas as regiões do estado: Belo Horizonte, Governador Valadares, Januária, Juiz de Fora, Poços de Caldas, São João das Missões, Teófilo Otoni e Uberaba.

A primeira instituição a receber o MORADORES | EDUCAÇÃO será a Escola Estadual Professor Morais, no bairro Padre Eustáquio, na capital mineira. No dia 3 de dezembro (terça-feira), às 19h, será realizado o primeiro evento desta edição especial, com a exibição do documentário filmado com professores, atuais e ex-alunos, funcionários, além dos moradores ao redor. Haverá, ainda, a inauguração da exposição com fotos em grandes painéis montados na praça ao lado da instituição.

No lançamento será realizado também um varal fotográfico, onde as fotografias reveladas de todas e todos que foram até as tendas contar as suas histórias estarão expostas e poderão ser retiradas gratuitamente pelas pessoas, como uma recordação pela participação no Projeto. Haverá, ainda, apresentações culturais e distribuição de um catálogo impresso sobre a exposição com as histórias dos personagens.

O secretário de Estado de Educação de Minas Gerais, Igor de Alvarenga, destacou a potência do projeto Moradores | Educação como um vínculo de fortalecimento entre as escolas e suas comunidades. “Essa iniciativa valoriza a memória de cada indivíduo que passou por nossas instituições de ensino e inspira novas gerações a deixarem suas próprias marcas e conquistas”, disse.

APOIOS E PARCERIAS

MORADORES | EDUCAÇÃO foi idealizado pela NITRO Histórias Visuais e é um braço do Projeto Moradores – A Humanidade do Patrimônio. Esta primeira fase é uma realização do Centro de Intercâmbio e Referência Cultural (CIRC),  com a parceria da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, o apoio do Ministério Público de Minas Gerais e viabilizado com recursos de medidas compensatórias, via Plataforma Semente.

Segundo a Promotora de Justiça e Coordenadora do Centro de Apoio às Promotorias de Justiça de Defesa da Educação, Ana Carolina Zambom, o Projeto “Moradores | Educação” é uma oportunidade singular para fortalecer o vínculo da comunidade escolar com o espaço da escola, promovendo um sentimento de pertencimento e valorizando a memória coletiva. “As escolas são mais do que locais de aprendizado; são territórios onde histórias se constroem e se perpetuam. Ao registrar e celebrar essas histórias, estamos não apenas resgatando memórias, mas também fortalecendo a identidade cultural e comunitária de toda a rede pública de ensino”, destacou.

A Promotora de Justiça ressaltou, ainda, a relevância de iniciativas como esta para a formação cidadã dos estudantes. “Quando os jovens se reconhecem como parte essencial da história de suas escolas e comunidades, passam a compreender o papel que têm na construção de um futuro mais justo e inclusivo. O Ministério Público está comprometido em apoiar ações que contribuam para essa formação e valorização do patrimônio humano e cultural das nossas instituições de ensino”, afirmou.

OFICINA CULTURAL

Durante o mês de outubro, o projeto realizou uma oficina cultural com os estudantes da E.E Professor Morais sobre técnicas básicas de fotografia, filmagem, registro e documentação de histórias. Os jovens foram instigados a pensar sobre o lugar que a escola ocupará em suas histórias e a se questionar sobre o que é memória e como eles irão construir as suas, além de serem estimulados a transformar as suas relações com o território da escola em sentimento de pertencimento. Dessa forma, os alunos se juntaram à equipe do projeto e  colocaram “as mãos na massa” para também produzir conteúdos fotográficos e audiovisuais.

TENDA DE OUVIR HISTÓRIAS

Depois da oficina, a equipe de fotógrafos, videomakers e jornalistas do MORADORES | EDUCAÇÃO armou durante três dias dentro da escola a famosa tenda branca, já característica do projeto, para poder receber a visita de diversos personagens que fazem ou fizeram parte da história da instituição. Dentro da tenda, uma câmera e um microfone registraram as lembranças e memórias de toda a comunidade escolar, que foi chamada a se reconhecer como patrimônio cultural da escola e a contar sua história de afetividade com esse território. Mais de 150 pessoas participaram e o material, com horas de gravação e centenas de imagens, transformou-se em um filme documentário e uma exposição.

SOBRE O PROJETO MORADORES

Projeto Moradores – A Humanidade do Patrimônio (www.projetomoradores.com.br) já percorreu dezenas de municípios mineiros e do Brasil em um grande movimento de ocupação urbana que, por onde passa, realiza filmes documentários e exposições fotográficas ao ar livre sempre com a mensagem de que a maior riqueza de uma cidade são as pessoas que nela vivem e suas memórias. O Projeto é uma realização da NITRO Histórias Visuais (www.nitro imagens.com.br), um coletivo de produção de conteúdo de Belo Horizonte/MG. Criado em 2012, já passou por cinco estados brasileiros e 30 territórios. Fotografou e registrou a história de aproximadamente seis mil pessoas. É vencedor do Prêmio Rodrigo Melo Franco, maior premiação nacional dedicada à promoção do Patrimônio Cultural do Brasil.

SERVIÇO

O que? Lançamento Projeto Moradores . Educação

Onde? Escola Estadual Professor Morais

R. Cornélio Cerqueira, 475 – Padre Eustáquio, Belo Horizonte

Quando? Dia 3 de dezembro (terça-feira)

Programação

18h30 – Recepção dos convidados

19h – Abertura do evento

19h30 – Exibição do filme “Moradores | Educação – Escola Estadual Professor Morais”

20h – Cortejo com bloco de carnaval para abertura oficial da exposição

20h10 . Visita mediada à exposição

20h30 . Encerramento

Próximas cidades:

2025: Juiz de Fora, Poços de Caldas, Uberaba, Governador Valadares, Teófilo Otoni

2026: Januária e São João das Missões

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments