Em meio à crescente atenção à reciclagem e redução do descarte de resíduos, um colaborador da fábrica da Coca-Cola FEMSA Brasil em Itabirito criou o projeto Abraço de Urso, uma iniciativa que visa transformar garrafas PET em gorros sustentáveis. O projeto, desenvolvido pelo técnico em microbiologia Rodrigo Fonseca, foi o vencedor do programa “Eu, Minha Comunidade e o Meio Ambiente”.
A iniciativa, que surgiu dentro da fábrica, tem como foco o reaproveitamento de resíduos e a geração de impactos sociais. Como prêmio, Rodrigo teve a oportunidade de escolher um curso de sua preferência: a Certificação em Green Belt.
O programa “Eu, Minha Comunidade e o Meio Ambiente” incentiva os colaboradores da Coca-Cola FEMSA Brasil a desenvolver projetos de sustentabilidade em parceria com suas comunidades. Foi a partir dessa proposta que o colaborador Rodrigo Fonseca teve a ideia de transformar as garrafas PET em lã ecológica, um tecido obtido por meio de um processo que inclui a trituração e moagem do plástico descartado. “O resultado é um material sustentável que será utilizado para confeccionar gorros, a serem distribuídos para quem mais precisa”, afirma.
A proposta ainda prevê a possibilidade de ampliação do uso desse tecido para outros produtos, como camisas e agasalhos. O projeto também contribui para a formação de uma cultura de reciclagem, conectando colaboradores e moradores em ações de impacto ambiental e social. “A gente vê tanto lixo gerado; temos que criar uma forma de reutilizar, de reaproveitar, porque o meio ambiente sozinho não comporta. Vejo que futuramente é um projeto que pode crescer, podendo produzir até camisa, edredom, para apoiar as pessoas em situação de vulnerabilidade”, comenta Rodrigo.
A produção dos gorros, sob a coordenação da Adesiap Minas, será realizada pela ONG “Adolescer para a Vida”, que mantém em Itabirito a “Casa do Adolescente”. Com mais de 25 anos de história, a organização recebeu, no mês passado, todo o kit necessário para o projeto, incluindo uma máquina de tricô, rolos de fio de PET 100% reciclado e uma bandeja para pintura dos gorros. Dois modelos pilotos já foram confeccionados e, em abril, os gorros serão distribuídos, em parceria com o CRAS de Itabirito, para as pessoas em situação de vulnerabilidade durante o período mais frio.
“É uma oportunidade incrível de envolver nossos adolescentes em práticas sustentáveis e solidárias, criando um futuro mais verde e justo para todos”, afirma Júlia Emboava, uma das professoras voluntárias da Casa do Adolescente. A ONG está implementando um parque florestal na área verde, criando um espaço que valoriza a natureza e a conscientização ambiental.
A iniciativa envolve os catadores de material PET, dando a eles uma chance de ganhar uma renda extra enquanto ajudam na coleta e reciclagem do plástico que vira matéria-prima para os gorros. “Itabirito, com esse friozinho que não dá trégua nem fora do inverno, é o lugar perfeito para o projeto Abraço de Urso. Além de ‘levar calor humano’ com os gorros sustentáveis, também é uma iniciativa que abre portas para o pessoal da comunidade”, comenta Eron Murta, coordenador da Adesiap.
Desde 2020, o programa “Eu, Minha Comunidade e o Meio Ambiente” tem como objetivo promover o sentimento de pertencimento e o protagonismo comunitário. “O projeto Abraço de Urso exemplifica como pequenas ações, mas bem direcionadas, podem gerar grandes benefícios tanto para o meio ambiente quanto para a sociedade. Incentivamos nossos colaboradores a se tornarem protagonistas em termos de sustentabilidade”, afirma Fabiana Taislam, gerente de ESG e Comunicação Externa da Coca-Cola FEMSA Brasil.
Sobre a Coca-Cola FEMSA
A Coca-Cola FEMSA, S.A.B. de C.V. é uma das maiores engarrafadoras da franquia Coca-Cola do mundo por volume de vendas. A Companhia produz e distribui bebidas das marcas registradas da The Coca-Cola Company, oferecendo um amplo portfólio de 134 marcas a mais de 270 milhões de consumidores todos os dias. A companhia comercializa e vende aproximadamente 3,8 bilhões de caixas unitárias através de mais de 2 milhões de pontos de venda por ano. Operando 56 unidades de manufatura e 249 centros de distribuição, a Coca-Cola FEMSA está comprometida a gerar valor econômico, social e ambiental para todos os seus grupos de interesse em toda a cadeia de valor. A Companhia é membro do Índice de Sustentabilidade de Mercados Emergentes do Dow Jones, Índice de Sustentabilidade MILA Pacific Alliance do Dow Jones, FTSE4Good Emerging Index; e do índice S&P/BMV Total México ESG, entre outros. Suas operações abrangem alguns territórios no México, Brasil, Guatemala, Colômbia e Argentina, e, em nível nacional, na Costa Rica, Nicarágua, Panamá, Uruguai e Venezuela mediante um investimento na KOF Venezuela. Para obter mais informações, visite www.coca-colafemsa.com
Coca-Cola FEMSA Brasil – operação da Coca-Cola FEMSA no Brasil, a companhia iniciou suas atividades em 2003 e é a fabricante do Sistema Coca-Cola com maior volume de vendas no País. Possui mais de 25 mil colaboradores e está presente em oito estados (Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo) com 11 fábricas e 47 centros de distribuição. Com um portfólio multicategoria de mais de 130 marcas, a companhia atende a mais de 480 mil clientes, alcançando cerca de 95 milhões de consumidores.