sábado, julho 27, 2024
HomeNoticiasEmpregoProjeto apresenta o mundo da impressão 3D para jovens em BH

Projeto apresenta o mundo da impressão 3D para jovens em BH

Com aulas teóricas e práticas, o programa Cultura Circula(R) pretende estimular a criatividade de jovens em vulnerabilidade econômica e ampliar possibilidades em uma nova carreira

Com o avanço tecnológico, o surgimento de novas carreiras e posições de trabalho
acontece de forma tão rápida quanto a velocidade da internet. Segundo relatório do Fórum
Econômico Mundial, cargos que envolvam tecnologia devem ter um crescimento de 30% até
2027. E em um país que ainda está em processo de inclusão digital, usar a tecnologia de
novas formas, olhando para as suas infinitas possibilidades, emerge como um grande
desafio.
Dessa necessidade surge o projeto Cultura Circula(R).
Em sua primeira edição, o programa pretende
apresentar a jovens em situação de vulnerabilidade
econômica o mundo das impressões 3D, ferramenta
que pode ser aplicada em projetos artísticos, industriais
e até mesmo no campo da saúde.
A Associação Profissionalizante do Menor (Assprom) é
uma das parceiras do programa e será sede das aulas
que começam no dia 19 de março. O curso vai atender 80 jovens da instituição e terá em
sua grade aulas teóricas, com conceitos de arte e design, até aulas mais práticas para o
domínio de softwares de design específicos para a impressão 3D, como o SolidWorks e o
TinkerCAD
O projeto também joga luz no desenvolvimento tecnológico sustentável e incentiva os
jovens a criarem possibilidades para a reutilização de materiais plásticos e eletrônicos em
seus projetos. Além dos conteúdos em sala de aula, a formação aposta em saídas
pedagógicas para a aplicação dos conhecimentos. Os participantes poderão conhecer o
processo de impressão 3D na prática em instituições e escolas parceiras, como a Fábrica
3D Lab.
“Nosso principal objetivo ao apresentar para esses jovens a
impressão 3D é expandir sua visão criativa, pois além de
aprenderem uma nova forma de expressão por meio da arte,
a oportunidade também pode abrir um leque de
possibilidades para o seu futuro profissional. Queremos
causar um impacto verdadeiramente positivo na sociedade,
com o desejo de abrir caminho para que novos projetos
como este possam surgir no país”, conta Emanuel Campos,
coordenador pedagógico do curso.
O projeto ainda terá uma fase com foco em escolas públicas de Belo Horizonte, com
palestras para apresentação do universo 3D, suas aplicações e influências na indústria. O
Cultura Circula(R) é um projeto da Muda Cultural viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura
com patrocínio do Lwart Soluções Ambientais, empresa brasileira de soluções ambientais e
economia circular.
“A Lwart Soluções Ambientais tem na sustentabilidade seu DNA e, por essa razão, apoiar
iniciativas como o Projeto Cultura Circula(R) nos possibilita não apenas transformar
materiais pós-consumo em obras de arte, mas também a transformar vidas. Ao capacitar
indivíduos em situação de vulnerabilidade econômica com habilidades empreendedoras e
tecnológicas, estamos construindo um ciclo de economia circular que não apenas beneficia
o meio ambiente, mas também cria oportunidades sustentáveis de geração de renda.
Acreditamos que a iniciativa proporciona para o seu público-alvo a oportunidade de fazer a
diferença em suas comunidades – enquanto transformam plástico reciclado em expressões
artísticas, eles inspiram e se tornam agentes da conscientização ambiental”, nos diz Rosana
Otsubo, Coordenadora de Responsabilidade Social da Lwart.
Sobre a Muda Cultural
A Muda Cultural é uma agência especializada na criação de estratégias, gestão de
patrocínios e realização de projetos culturais financiados por leis de incentivo, é a
responsável pela realização do projeto. Há mais de dez anos no mercado cultural, a
empresa tem como missão qualificar a experiência de vida das pessoas e expandir suas
potencialidades ao promover contatos de diferentes comunidades com a arte e a cultura.
Sob esse propósito, a Muda conecta marcas a seus públicos de interesse, seja na gestão
de investimentos sociais privados ou na concepção e desenvolvimento de projetos. Com
uma extensa rede de colaboradores e parceiros, a agência navega entre os universos
artístico, de produção e de gestão cultural, o que engloba concepção, curadoria artística,
produção de conteúdo, planejamento e execução de iniciativas culturais

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments