domingo, julho 14, 2024
HomeNoticiasCulturaProgramação “Orgulho e Diversidade” do Memorial Vale apresenta atrações LGBTQIAPN+

Programação “Orgulho e Diversidade” do Memorial Vale apresenta atrações LGBTQIAPN+

Cintura Fina, Coral, MGBallroom, Marina Gomes e Bharbixas Esporte Clube celebram o mês dedicado à luta da comunidade LGBTQIAPN+ no Memorial Vale

Em junho, mês em que se comemora o orgulho LGBTQIAPN+, o Memorial Vale realiza uma programação especial com atrações que destacam a diversidade e a identidade de gênero. Shows musicais, performances, vivência e práticas corporais e esportivas, artes visuais, bate-papo com mothers e fathers das houses da cena Ballroom e homenagem ao ícone LGBTQIAPN+ da história de BH, Cintura Fina, estão no roteiro “Orgulho e Diversidade” programado pelo Museu.

O Memorial Vale, um dos espaços culturais do Instituto Cultural Vale, fica na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, e tem entrada gratuita. Saiba mais em https://memorialvale.com.br/pt/ .

Na próxima quinta-feira, 13 de junho, às 19h, o coletivo MGBallroom realiza no Memorial Vale uma noite em que mothers e fathers das houses, da cena Ballroom de Belo Horizonte terão uma conversa sobre como surge o vínculo com as casas e como ele pode salvar vidas, trazendo inclusão, acolhimento, e uma mudança significativa na vida daqueles que se encontram e se identificam com a cultura de baile. O bate-papo será seguido de performances que prometem agitar o museu. Os ingressos devem ser retirados 1 hora antes do evento (apenas um ingresso por pessoa).

A poeta, cantora e compositora baiana, Coral será a atração do sábado, 15 de junho, às 16h. Ela se apresentará pela primeira vez no Memorial Vale trazendo canções novas e algumas releituras, em formato voz e violão. Artista trans radicada em Belo Horizonte, Coral surgiu na cena independente com suas lives durante a pandemia e com apresentações intimistas em diversos festivais. Sua voz inconfundível dá vida a uma poesia engajada e potente a partir de seu lugar como artista, nordestina e travesti, imprimindo sua identidade afetuosa na canção brasileira contemporânea. Os ingressos devem ser retirados 1 hora antes do evento (apenas um ingresso por pessoa).

No domingo, dia 16, às 11h, quem sobe ao palco é a cantora, compositora e instrumentista Marina Gomes. Com forte vínculo com o mundo gay, Marina dedica seu trabalho artístico ao universo do samba. Ela leva ao museu o seu show “Marina Gomes canta Alcione”. Seu contato com as canções interpretadas por Alcione vem desde a barriga de sua mãe. Foi dentro de casa, nas serestas de final de semana, que as melodias e a peculiaridade do cantar de Alcione a influenciaram, aprofundando sua relação com o samba. Marina Gomes lançou seu primeiro disco, ‘O Samba é meu Guia’ em 2015 e, o segundo, ‘Central do Amor’, em maio de 2023. Marina, atua também como instrumentista e cantora nos grupos Pagode das Mina e Abre a Roda – Mulheres no Choro. Os ingressos devem ser retirados 1 hora antes do evento (apenas um ingresso por pessoa).

Também no domingo, dia 16 de junho, às 11h, Os Bharbixas apresentam no museu o “Vale da Diversidade com o Bharbixas”. Será um encontro para promover a diversidade e representatividade sexual e de gênero através de práticas corporais, esportivas e lazer, desenvolvendo um ambiente acolhedor, interativo e colorido para o público em geral. O Bharbixas Esporte Clube é a primeira associação esportiva LGBTQIAPN+ de Minas Gerais. Fundada em fundação em 25 de junho de 2017 por homens gays residentes na capital mineira e na região metropolitana que queriam praticar esporte, objetivando ser um espaço de socialização, acolhimento, lazer, respeito, diversidade, saúde e prática esportiva para a comunidade.

Um dos destaques da programação “Orgulho e Diversidade” é a sobreposição da Alegoria da República, pintura que representa os ideais políticos e econômicos da época da construção de Belo Horizonte, pela “Alegoria da Cintura Fina: a rainha da navalha”, travesti, negra e defensora de pessoas LGBTQIAPN+. A convite do Programa Educativo do Memorial Vale, o arte-educador Gustavo Rodrigues, desenvolveu a obra apresentando como destaque questões sociais que atravessam o corpo trans e a história da cidade de Belo Horizonte. A imagem estilizada de Cintura Fina – com 1,70m X 3,40 – é uma pintura digital que estará exposta no Museu durante todo o mês. Também em junho serão realizadas visitas mediadas, aos finais de semana, através do Percurso República, criando um diálogo sobre a sociabilidade dos movimentos LGBTQIAPN+ e a história da capital.


Serviço: Memorial Minas Gerais Vale

Endereço: Praça da Liberdade, nº 640, esquina com Rua Gonçalves Dias, Savassi.

Horário de funcionamento: Quarta, sexta e sábado: das 10h às 17h30, com permanência até as 18h. Quinta, das 10h às 21h30, com permanência até as 22h. Domingo, das 10h às 15h30, com permanência até as 16h. Entrada Gratuita

Memorial Minas Gerais Vale

O Memorial Minas Gerais Vale, um dos espaços culturais do Instituto Cultural Vale, já recebeu mais de 1,4 milhão de pessoas, de todos os lugares do Brasil e de outros continentes. São mais de 1.600 eventos realizados e cerca de 200 mil pessoas em visitas mediadas. Integra o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte, um dos maiores complexos de cultura do Brasil. Caracterizado como um museu de experiência, com exposições que utilizam arte e tecnologia de forma intensa e criativa, é um dos vencedores do Travellers’ Choice Awards do TripAdvisor. Na curadoria e museografia de Gringo Cardia, cenários reais e virtuais se misturam para criar experiências e sensações que levam os visitantes do século XVIII ao século XXI. Mais que um espaço dedicado às tradições, origens e construções da cultura mineira, o Memorial é um lugar de trânsito e cruzamento entre a potência da história e as pulsações contemporâneas da arte e da cultura, onde o presente e o passado estão em contato direto, em permanente renovação. É vivo, dinâmico, transformador e criador de confluências com artistas independentes e com diversos segmentos da cultura mineira.

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments