sexta-feira, abril 19, 2024
HomeNoticiasCulturaPraça de Santa Tereza estará repleta de livros no próximo domingo

Praça de Santa Tereza estará repleta de livros no próximo domingo

Evento gratuito "Santa Leitura" é uma biblioteca a céu aberto, o maior e mais antigo projeto de incentivo à leitura em praça pública

No próximo domingo, dia 11 de setembro, a partir das 10h, a praça Duque de Caxias (Praça de Santa Tereza), em Belo Horizonte, recebe o projeto “Santa Leitura – Uma Biblioteca a Céu Aberto”. O evento que ocorre tradicionalmente no terceiro domingo de cada mês, foi antecipado a convite de José Mauro da Costa, idealizador do projeto “Livro de Graça na Praça”, que é realizado anualmente também na praça Duque de Caxias e está completando 20 anos. Portanto, neste domingo, os dois projetos serão parceiros e acontecerão simultaneamente.

Na oportunidade, o “Santa Leitura” receberá o grupo “Coletivo Arautos de Poesias”, da cidade de Sabará, coordenado por Aguida Alves de Oliveira, o escritor e contador de histórias, Pierre André, o escritor, jornalista e contador de histórias, Ricardo Albino e o escritor Antônio Galvão, declamando poesias.

O evento contará também com a sua tradicional passarela de 60 metros coberta de livros de literatura infantil em português, biblioteca de livros em inglês, contação de histórias e muitas brincadeiras.

Sobre o projeto

O objetivo do “Santa Leitura”, que tem o livro como estrela principal, sempre foi, desde a sua criação, promover, incentivar, despertar e formar leitores por meio do hábito da leitura. Criado em 10 de junho de 2010, o projeto voluntário e sem fins lucrativos, tem como objetivo despertar na criança, ou até mesmo no adulto, o desejo de ler. Idealizado por Estella Cruzmel, o projeto conta hoje com o “Mercado das Pulgas Santas”, um brechó para angariar fundos para o projeto, que é custeado pela própria idealizadora. O espaço fica na rua Mármore, número 470 em frente a praça Duque de Caxias e ao lado da Paróquia de Santa Teresa e Santa Teresinha.

Quer colaborar?

Quem tiver livros de literatura infantil em casa e não sabe o que fazer com eles, o projeto “Santa Leitura” recebe doações que podem ser entregues somente nos dias do evento na praça Duque de Caxias, em Santa Tereza.

O “Santa Leitura” que também é realizado na periferia, tem deparado com famílias com muita dificuldade econômica. Inclusive, o projeto já auxilia, mensalmente, algumas famílias da região com dez cestas básicas e 15 quilos de ração, que são fornecidos por doadores. Sensibilizadas com esse quadro, as coordenadoras do projeto, Ana Carolina Araújo, Estella Cruzmel e Janaína Olinda de Oliveira, decidiram ampliar a ajuda e solicitar para quem puder e desejar, a doação de 1 quilo de alimento não perecível ou 1 quilo de ração para cães e gatos.

Serviço: “Santa Leitura – Uma Biblioteca a Céu Aberto”

Data: 11 de setembro

Horário: 10h

Local: Praça Duque de Caxias (Praça de Santa Tereza)

Evento gratuito

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments