A Associação Artística, Cultural, Social, Educacional e Ambiental de Brumadinho (Artbrum) está com inscrições abertas para a primeira turma do curso de capacitação de líderes comunitários. A iniciativa, realizada a partir de aporte da Coca-Cola FEMSA Brasil, vai beneficiar, em média, 30 instituições da região. As inscrições estão sendo realizadas, presencialmente, na rua Aristides Passos, 294 – Centro, Brumadinho (sede do Ponto de Cultura da Artbrum).
O curso vai abordar aspectos legais, administrativos e financeiros relacionados ao terceiro setor, como legislação, proposta de estatuto, atas e relatórios de atividades, entre outros. “A ideia é fazer com que entendam seu papel enquanto associação e os aspectos técnicos e legais para formalizar os projetos”, afirma Marilda Brígida de Souza Leijoto, idealizadora do projeto. “Para facilitar para aqueles que não conseguem ir até o Centro de Brumadinho, também teremos aulas presenciais em São José do Paraopeba”, complementa.
Como forma de apoiar o trabalho das organizações, a Artbrum vai sortear um notebook ao final do curso. “Sabemos o quanto a tecnologia é importante para que as organizações, principalmente as sem fins lucrativos, consigam se desenvolver e promover inovações”, declara Marilda. Além disso, todos os participantes receberão um kit e material didático do curso. As aulas começam em maio.
A Artbrum vai inaugurar uma incubadora de associações com a finalidade de dar continuidade ao que for apresentado no curso. “Pretendemos oferecer o suporte de uma assessoria para que essas associações se tornem capazes de administrar melhor suas atividades, tornando possível a participação em editais, assim como captar recursos e ganhar cada vez mais autonomia”, acrescenta a idealizadora do projeto. Ela ressalta que, das 86 associações listadas, somente nove possuem registro formal nos Conselhos de Assistência Social e Conselho Municipal da Criança e Adolescente de Brumadinho.
No ano passado, a Artbrum foi a instituição de Minas Gerais selecionada no edital “Ideias para um Mundo Melhor”, iniciativa da Coca-Cola FEMSA Brasil, que busca incentivar e fortalecer projetos sociais de instituições sem fins lucrativos atuantes em prol do desenvolvimento sustentável. Em cinco anos, o edital já impactou positivamente mais de 20 mil pessoas por intermédio dos projetos selecionados.
Sobre a empresa
A Coca-Cola FEMSA, S.A.B de C.V é a maior engarrafadora de produtos Coca-Cola do mundo em volume de vendas. A empresa produz e distribui bebidas sob as marcas registradas da The Coca-Cola Company, oferecendo um amplo portfólio de 129 marcas para mais de 265 milhões de consumidores. Com mais de 80 mil funcionários, a companhia comercializa e vende por ano aproximadamente 3,3 bilhões de caixas unitárias por meio de quase 2 milhões de pontos de venda. Operando em 49 unidades fabris e 268 centros de distribuição, a Coca-Cola FEMSA está comprometida com a geração de valor econômico, social e ambiental para todos os stakeholders em sua cadeia de valor. A companhia é membro do Índice Dow Jones de Sustentabilidade MILA Pacific Alliance, do Índice FTSE4Good Emerging e do Índice S&P/BMV total México ESG, entre outros. Suas operações cobrem territórios no México, Brasil – onde atua há 18 anos – Guatemala, Colômbia e Argentina e, em nível nacional, na Costa Rica, Nicarágua, Panamá, Uruguai e Venezuela, por meio do investimento na KOF Venezuela. Para mais informações, visite www.coca-colafemsa.com.