O mercado de sorvetes, em Minas Gerais, registrou um crescimento de 16% em 2023 em comparação com o ano anterior, como mostrou dados da Associação Brasileira do Sorvete e Outros Gelados Comestíveis (Abrasorvete). Em todo o estado, são quase 700 empresas atuando no setor, de acordo com a Receita Federal. A diversificação de produtos, a introdução de novos sabores e o investimento em infraestrutura renderam aos mineiros a liderança em inovação no setor, com destaque para a Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Para impulsionar ainda mais este mercado, o Sebrae Minas e o Sindsorvete-MG promovem uma série de capacitações continuadas, abordando desde a produção técnica até estratégias de marketing e vendas. O próximo encontro será realizado no dia 11 de setembro, a partir das 14h na capital. O workshop “Os Desafios de Atrair, Engajar e Reter Colaboradores” é destinado a sorveterias e açaiterias da Região Metropolitana de Belo Horizonte. As inscrições devem ser feitas no site da loja do Sebrae Minas.
Um dos grandes desafios do mercado é reter profissionais para o atendimento destes negócios. Por isso, o workshop com duração de quatro horas vai capacitar empresários e gestores de RH que desejam melhorar o engajamento dos colaboradores e diminuir a rotatividade, por meio de estratégias que fortaleçam a marca empregadora e o ambiente de trabalho.
“O evento é a terceira de uma série de capacitações realizadas pelas entidades parceiras, e vai oferecer aos empresários ferramentas para desenvolver uma equipe motivada. O tema desta trilha foi pensado porque sabemos que uma cultura organizacional fortalecida impulsiona a marca, e torna a empresa mais competitiva”, afirma a analista do Sebrae Minas Raissa Soares.
O workshop será ministrado pela palestrante, Rachel Patrocínio, especialista em Administração, Pedagogia e Gestão de Pessoas. Possui experiência como consultora, palestrante e professora universitária, além de ser empreendedora social dedicada ao empoderamento feminino e à autonomia digital de micro e pequenas empresas.
Liberdade para gerir o negócio
A coordenadora do Sindsorvete-MG, Pauline Almeida, destaca que o setor em Minas Gerais é formado, em sua maioria, por pequenos negócios. “Pensando nesses empreendedores, a parceria com o Sebrae Minas não poderia ter vindo em melhor momento. O sindicato não conseguiria fazer isso sozinho. Esta é uma oportunidade que estamos proporcionando, aos que já estão no mercado, ferramentas para estruturar, desenvolver e melhorar os números da empresa”, afirma.
A empreendedora Elizabete Teixeira comanda, há 31 anos, a sorveteria Doce Cascão. Desde o início do negócio, percebeu que enfrentaria desafios e, por isso, tem buscado capacitações para se fortalecer no mercado. “Não sabia onde buscar informações. Ao me associar ao sindicato, conheci o Sebrae e encontrei nas capacitações a liberdade para gerir o negócio. Busquei apoio para finanças, marketing e, depois, o design de loja – por meio do Sebraetec. Minha marca precisava acompanhar as mudanças”, destaca.
Hoje, ela trabalha a sucessão familiar do negócio, que está em sua segunda geração. Apesar das dificuldades do mercado, tem conseguido fortalecer os negócios com quatro lojas, sendo três em Belo Horizonte, e uma em Pedro Leopoldo.”
A sazonalidade é, sem dúvidas, outro grande desafio. As pessoas que desejam entrar neste mercado devem entender que as vendas não são iguais ao longo do ano. O frio impacta muito, logo, é preciso se preparar financeiramente para este período. Além disso, o empresário deve buscar inovação porque o mercado é competitivo”, explica.
Segunda turma de capacitação para o segmento de sorvetes foi finalizada no final de agosto com o chef Francisco Santana.
Trilha de capacitações – negócios de sorvete
Workshop: Os Desafios de Atrair, Engajar e Reter Colaboradores
Data: 11 de setembro
Horário: 14h
Investimento: R$ 100
Local: Sebrae Minas – Av. Barão Homem de Melo, 329 – Nova Granada
Inscrição: loja.sebraemg.com.br/detalhes/138975