Cerveja sempre é sinônimo de festa e uma das celebrações mais icônicas é a Oktoberfest. E neste sábado, na Serraria Souza Pinto, 12 cervejarias mineiras se reúnem para marcar a data. É a Oktoberfest Beagá, que terá mais de 12 mil litros de chope espalhados em 150 torneiras, são mais de trinta rótulos diferenciados e expectativa de receber 5 mil pessoas durante as 12 horas de evento. O mercado pujante de artesanais em Minas cresce a cada ano, com cervejas premiadas mundialmente. Então é hora de mostrar a força deste segmente e comemorar. A ideia é consolidar esse evento e torná-lo parte do calendário de projetos turísticos e gastronômicos da cidade. Há uma cota de ingressos gratuitos e outras promoções já disponíveis no link do Sympla. O evento é realizado pela AMACERVA, Associação das Microcervejarias de Minas Gerais.
Entre as cervejarias participantes, o destaque é para a tradição da Krug Bier, com seus 25 anos de mercado completados em 2022, e o Albano’s, outro ícone de BH. De Nova Lima, consolidado pólo cervejeiro, vem a Küd, a Vinil e a Cervejaria São Sebastião produzida num sítio em Macacos. Muitas cervejarias do Interior também participarão. De São Gonçalo do Rio Abaixo em a Prussia e de Formiga teremos a Fürst. Essas duas, junto com a Krug, têm rótulos sazonais especialmente produzidos para essa festa: a Oktoberfest. Outro destaque é a Ouropretana, da antiga Vila Rica, e de Itabirito temos a Uaimií,que produz suas cerveja em uma fazenda. Pra fechar, Sanatorium e Caraça também confirmaram presença.
Food trucks foram convidados para a praça de alimentação, como o Estaçao Comidaria, Black Truck, Charcutaria e Rock City. Claro que não pode faltar a autêntica e típica comida alemã. Também teremos costela de fogo de chão e varal de aves. Pra agitar a festa, Velotrol, Lurex e Gustavo Maguá estão entre os destaques.
Oktoberfest:
Em alemão, “Oktober” significa outubro, e “Fest”, festa ou festival. A festa original foi criada pelo rei Ludwig I, para celebrar seu casamento em 1814, em Munique, na Alemanha. Entre muitas idas e vindas, a celebração se tornou um evento anual e grandioso. Pela tradição, seguida à risca até hoje. No Brasil, em Santa Catarina, acontece uma das principais do país, em Blumenau.
Segundo a Wikipédia, a festa, para a qual estavam convidados todos os moradores de Munique, aconteceu num parque longe do centro, batizado Theresienwiese, em homenagem à noiva. Ainda hoje, é neste mesmo parque que acontece a Oktoberfest de Munique. O encerramento e ao mesmo tempo ponto alto da festa era a corrida de cavalos, com a presença da família real da Baviera. O enorme sucesso fez com que fosse marcada outra festa para Outubro do ano seguinte, e assim começou a tradição.
O festival de Munique é o maior do mundo. Anualmente, cerca de seis milhões de visitantes participam no festival e na feira em Munique. Com a emigração dos alemães, a festa mais popular da Alemanha espalhou-se pelo planeta. Hoje existem Oktoberfest em diversos países, como: Argentina, Brasil, Estados Unidos, Hong Kong, Itália, Vietname, entre outros. No Brasil, a Oktoberfest chegou com a cultura dos imigrantes alemães. No início do século XX, diversas sociedades, como a SOGIPA de Porto Alegre, já promoviam a Oktoberfest. Contudo, foi na década de 1980 que as Oktoberfest se transformaram em grandes festas populares, com a criação das festas nas cidades de Blumenau, entre outras.
Serviço
Oktoberfest Beagá
Sábado, 15 de outubro, a partir das 14h
Informações: https://www.instagram.com/oktoberfest.bh/
Ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/event/1739606
Programação musical:
Dj Villela – 14h00 as 15h30
Gustavo Maguá – 15h30 as 17h00
Locomotive – 17h30 as 19h
Big Jack – 19h30 as 21h30
Lurex – 22h00 as 23h30
Velotrol – 00h00 as 01h30
Dj Gui Henriques – 01h30 as 02h00