terça-feira, abril 16, 2024
HomeNoticiasO seu pet também podem desenvolver câncer, saiba a importância dos tratamentos...

O seu pet também podem desenvolver câncer, saiba a importância dos tratamentos e as formas de prevenção

Quando não tratados, os tumores malignos podem se replicar de forma rápida e se espalhar pelo corpo do animal

Assim como nos humanos, o câncer é uma doença muito incidente nos animais. E quando os pets sofrem com essa doença, podem apresentar mudanças de comportamento, perda de peso, falta de apetite, diarréia e lesões no corpo.

O médico veterinário da Oncozoo, Luiz Sofal, explica que os principais tipos de câncer que podem atingir o animal são o linfoma, as neoplasias cutâneas, de cavidade oral e as mamárias, em cadelas. Por isso, para evitar a doença, o tutor deve adotar as seguintes formas de prevenção:

– Orientação e conscientização a respeito dos fatores de risco da doença;
– Estar atento à questão hormonal: realizar a castração da fêmea entre o primeiro e o segundo cio. No caso dos machos, a castração deve acontecer após o primeiro ano de vida;
– Acompanhar as doenças hereditárias dos pais do pet;
– Levar seu animal a consultas de rotina;
– Evitar a exposição ao tabaco, pois o cigarro também pode causar câncer no seu pet.

O veterinário ainda explica que ao perceber qualquer alteração no comportamento do animal, o tutor deve levá-lo imediatamente ao veterinário, pois quanto mais rápido o diagnóstico for feito, melhores são as chances de tratamento. “Além disso, o diagnóstico precoce irá facilitar a diferenciação entre os tumores benignos e malignos”, ressalta.

Luiz Sofal destaca que os tumores benignos têm crescimento lento e de forma limitada, que pode ser tratado apenas com uma cirurgia. “Já os tumores malignos, acontecem quando uma célula do organismo passa a se replicar de maneira desordenada, tendo crescimento rápido, podendo se espalhar pelo corpo, invadindo tecidos vizinhos. Por isso, os procedimentos cirúrgicos, quimioterápicos e ou radioterápicos são as melhores formas de tratamento”, finaliza.

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments