domingo, junho 16, 2024
HomeNoticiasO que são Crenças Limitantes e como elas podem atrapalhar na nossa...

O que são Crenças Limitantes e como elas podem atrapalhar na nossa liberdade pessoal e profissional

Especialista destaca maneiras de superar essas barreiras invisíveis que são formadas ao longo do tempo

Muitas vezes, somos inconscientemente aprisionados por crenças limitantes que nos moldam e restringem nossas ações e decisões. Estas crenças, enraizadas em nossa mente, têm o poder de afetar negativamente nossa liberdade pessoal e nossa capacidade de alcançar o sucesso e a felicidade. Carla Elage, fonoaudióloga, chef de cozinha de formação, palestrante, empresária, e  especialista em gestão de negócios e formação em ESG pela StartSe University e pela Nova Business School, ressalta sobre a importância de identificar e superar essas crenças.

De acordo com Carla Elage, as crenças limitantes são formadas ao longo do tempo, através de experiências, interações e ensinamentos que recebemos desde a infância. “Elas podem ser iniciadas por familiares, amigos, professores ou pela sociedade em geral, podem ser culturais. Você já parou para pensar no que você acredita, no que está na sua cabeça ou no que é determinado por você? Essas são as nossas crenças limitantes. Nascemos e somos um computador vazio. Com o tempo e através do relacionamento familiar, com amigos, na escola, absorvemos o que ouvimos como se fossemos uma esponja. Como não temos qualquer experiência ou conhecimento ou vivência, tudo o que ouvimos é absorvido como sendo certo. Não tivemos a oportunidade de questionar se isso é certo mesmo para nós. O problema surge quando essas crenças se tornam obstáculos que nos impedem de explorar nosso verdadeiro potencial,” destaca.

Para superar as crenças limitantes, é essencial primeiro identificá-las e, em seguida, questioná-las. Se perguntar se essas crenças realmente servem ao seu propósito ou se estão apenas causando dor e sofrimento. “É importante questionar se existem coisas assim na nossa cabeça, e se você acha que é hora de mudar e entender o quanto isso interfere na sua vida. Essa introspecção permite que cada indivíduo avalie se as crenças que carregam consigo são benéficas ou prejudiciais,” ressalta Carla Elage.

O Impacto na Vida Pessoal e Profissional

 

As crenças limitantes não afetam apenas nossa vida pessoal, mas também têm um impacto significativo na nossa vida profissional. Elas podem impedir nosso crescimento, limitar nossas oportunidades e criar um ambiente de medo e insegurança. Reconhecer e superar essas crenças é vital para a inovação e o sucesso. “Nós precisamos olhar para dentro de nós mesmos e entender que muitas das barreiras que enfrentamos são construídas por nossas próprias mentes,” afirma a palestrante.

Cultivar uma conduta ética e libertar-se das crenças limitantes são investimentos contínuos em integridade, respeito e responsabilidade, que beneficiam tanto os indivíduos quanto as organizações. A reflexão sobre a ética pessoal e profissional deve ser um exercício diário, conduzindo-nos a um futuro mais justo e próspero.

Fonte: Carla Elage, Fonoaudióloga e Chef de cozinha de formação. Palestrante, Empresária, expert em reestruturação e expansão de negócios de gastronomia. MBA em gestão de negócios e Formação em ESG pela StartSe University e pela Nova Business School – Portugal, Founder da StartUp Ela Lider 360 que é acelerada pelo Founder Institute desde 2023.

Foto: Acervo Pessoal | Divulgação

Redação Viraliza BH
Redação Viraliza BH
Felipe de Jesus é Jornalista pela Faculdade Estácio de Sá/BH | Advogado pela UNIESP e Pós-Graduado em Direito Empresarial e Direito Público e Licitatório pela Faculdade Focus. É Economista pela UNIP/SP | Teólogo pela ESABI | Sociólogo pela Universidade Polis das Artes/SP | Técnico em Publicidade pela IPED/SP | Perito & Assistente Judicial Trabalhista - Contábil/Imobiliário pela 'Faculdade Beta Perícias & Pós-Graduação Jurídica' | Mestre em Comunicação Social: Jornalismo e Ciências da Informação pela UEMC. Atualmente cursa o Bacharelado em Farmácia/Ciências Médicas pela UniFECAF/SP.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments