O mercado de tecnologias de segurança tem experimentado um crescimento exponencial nos últimos anos, impulsionado pela crescente demanda por alternativas mais eficientes para a proteção de imóveis, negócios e pessoas. Segundo dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, de janeiro a novembro de 2023, houve um aumento de 11,33% nas ocorrências de invasão a residências no estado, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Uma tendência que se repete em outros lugares, indicando um crescimento desse tipo de crime no país e uma consequente sensação geral de insegurança.
Frente a essa situação, a procura por novas soluções de proteção é inevitável e alimentada pelo maior acesso e evolução constante de equipamentos como câmeras de alta resolução, sensores, plataformas de reconhecimento facial e inteligência artificial. “As soluções que têm se mostrado mais eficazes combinam os recursos da tecnologia com a rapidez e dinamismo da atenção humana, de modo que um compensa as falhas do outro e potencializam suas forças. Desde muito tempo os condomínios apostam em porteiros presentes o tempo todo, mas é crescente o interesse em serviços de portaria remota, capazes de incrementar e profissionalizar a segurança dos imóveis”, aponta o co-fundador do Grupo HX Automação de segurança eletrônica, Pedro Henrique Amorim.
Ao contrário dos sistemas tradicionais de portaria, que dependem da presença física de um porteiro, a remota utiliza câmeras, sensores, interfones e sistemas de comunicação avançados para permitir o controle de acesso de forma virtual, a partir de uma central de monitoramento remoto, operada por profissionais especializados que conseguem acompanhar e gerenciar múltiplos espaços e portarias simultaneamente, minimizando pontos cegos. “Com recursos como reconhecimento facial, leitura de placas de veículos e sistemas de identificação biométrica, a portaria remota oferece um nível elevado de segurança, ao mesmo tempo em que proporciona praticidade e eficiência operacional. O software é capaz de reconhecer a presença de pessoas, avisando sobre visitas, entregas e até ações estranhas como uma tentativa de roubo”, explica o empresário.
Um exemplo prático desse aumento de segurança aconteceu no mês de junho, em Belo Horizonte, quando a solução da HX Portaria Remota preveniu um furto em prédio na região centro-sul da cidade. O sistema de inteligência artificial detectou uma movimentação atípica a partir das câmeras no condomínio e prontamente ativou um alerta para a central de monitoramento. Os profissionais de plantão detectaram a invasão e acionaram a polícia, a tempo de recuperar todos os itens furtados e prender o suspeito em flagrante.
“A segurança é um aspecto básico para nossa qualidade de vida em todos os níveis, desde em nossas residências até os negócios. É o primeiro pressuposto para vivermos tranquilos com nossas famílias. Então, fizemos dela nossa principal entrega de valor na HX, e temos um retorno bastante positivo dos clientes”, finaliza Pedro Henrique.
PORTARIA REMOTA – GRUPO HX
Instagram @hxportariaremota | @hx_tecnologia
https://portariavirtualhx.com.br/