quinta-feira, maio 23, 2024
HomeEntretenimentoNoite da Cultura Surda

Noite da Cultura Surda

Evento online voltado para a comunidade surda traz espetáculos teatrais, poesia slam e oficinas – dia 28 de maio

Idealizado pela atriz, tradutora e intérprete em Libras/Língua Portuguesa e mestra em Linguistica a Profª  Dinalva Andrade Martins, a Noite da Cultura Surda soma-se a uma série de iniciativas que visam a inclusão das pessoas surdas, com a realização de atividades que incluem também a participação do público ouvinte.

“Trata-se de uma noite de encontro de manifestações culturais com a finalidade de valorizar e potencializar a cultura surda em diferentes aspectos e contextos, inserindo pessoas surdas, ouvintes e afins, despertando outro olhar para esta cultura e promovendo intercâmbio de experiências entre os participantes”, explica Dinalva Andrade.

A programação, totalmente gratuita, será veiculada pelos perfis do Youtube e Instagram do @BHemlibras  e contará com duas apresentações Teatrais, um Slam de Poesia e um Workshop de Teatro para surdos, ministrado pela própria idealizadora do projeto.

A Noite da Cultura Surda acontece no dia 28 de maio a partir das 17h30.

Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

PROGRAMAÇÃO:

ESPETÁCULO TEATRAL – MEMÓRIAS DE ANA (BELO HORIZONTE-MG)

Contada de forma poética e em clima interiorano, a peça nos remete a valorização dos relacionamentos e sentimentos humanos. Sendo um convite a todos para um dedo de prosa, por meio de diversas línguas e linguagens, como português, Libras, mímica, teatro de sombras e música ao vivo. São duas peças realizadas simultaneamente: uma sonora/sensorial e uma visual, proporcionando assim uma vívida experiência acessível a todos. 50 min de duração.

 ESPETÁCULO TEATRAL – NÓS TEMOS VOZ (BELO HORIZONTE – MG).

Com atores surdos, a peça é realizada em mímica e Libras. A peça coloca em pauta temas como abuso de poder, feminicídio e assédio.

 BATALHA DE SLAM DE POESIA EM LIBRAS –  Mediada por Hélio Alves e Michelle Murta.

A BATALHA DE SLAM DE POESIA EM LIBRAS é uma forma de difundir a literatura em Libras, por meio de batalhas de poetas que recitam trabalhos originais e suas performances são julgadas pela plateia e por jurados. Surdos de todo Brasil têm realizado e participado destas batalhas. Criando novas poesias e encantando a plateia com a utilização do corpo e movimento nas narrativas. O SLAM será, portanto, uma forma de interação com os participantes do evento.

WORKSHOP DE TEATRO PARA SURDOS – com a Profª Dinalva Andrade Martins (ATRIZ E TRADUTORA E INTÉRPRETE DE LINGUA PORTUGUESA/LIBRAS – BELO HORIZONTE/MG).

O workshop de teatro tem como proposta potencializar a criatividade valorizando a expressividade corporal da pessoa surda. Curso pelo Google meet dias 23 e 25 de maio, das 19h às 22h. Inscrições pelo Instagram @bhemlibras até o dia 22/05.

SERVIÇO

Noite da Cultura Surda

Quando: 28 de maio das 17h30 às 22h00

Onde: canal do Youtube BH Em Libras https://bit.ly/35Elu1m e perfil do Instagram @bhem libras

Quanto: Gratuito

Classificação: Livre

Contatos para entrevistas: 31 9812-3566 (Dinalva Martins

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments