sábado, setembro 7, 2024
HomeNoticiasEstadoNa próxima semana Tiradentes se transforma na capital do design nacional

Na próxima semana Tiradentes se transforma na capital do design nacional

Semana Criativa de Tiradentes acontece entre os dias 20 e 23 de outubro e reúne os principais nomes do design brasileiro

“Pois é, chegamos na 6a edição. Enfrentamos o desafio de fazer um evento voltado para o mercado de artesanato, arquitetura, decoração e design fora do eixo tradicional, vencemos o pior momento da pandemia, nos reinventamos e fizemos a SCT on-line. Mesmo nos tempos bicudos, mantivemos o projeto da Semana Criativa de Tiradentes, a grande razão disso tudo. Atravessamos este período, crescendo, errando, acertando, mas aprendendo a cada ano.

Nestas seis edições já trabalhamos direta e indiretamente com mais de 80 artesãos. Nossas maiores conquistas, porém, não são tão visíveis para você, mas é quando o projeto estimula alguém a aprender a ler; um filho a seguir os passos do pai; o filho que entra na faculdade de design; ou simplesmente quando uma pessoa passa a ter orgulho de ser quem é e de fazer o que faz. Estas são algumas das conquistas que celebramos ao longo dos anos e que nos dá força, ânimo, coragem e prazer de seguir em frente.

São estas vitórias que nos levaram a colocar de pé a Escola a Semana, prevista para ser inaugurada em janeiro/2023, na comunidade rural da Caixa D’Água da Esperança, numa escola municipal desativada, cedida a nós graças a parceria firmada com a Prefeitura de Tiradentes através do nosso Instituto Bem da Terra. Um projeto cuja sementinha foi plantada em 2017 pelo designer Paulo Alves e que, desde então, foi amadurecendo até chegar no momento certo de frutificar. Um sonho que está sendo construído a muitas mãos: mãos talentosas, mãos amigas, mãos carinhosas que têm nomes, CPFs e também CNPJs. Nosso sincero agradecimento à ABPMA (Associação Brasileira dos Produtores de Mogno Africano), Ana Vaz, Alex Rousset, Alexandre Salles, Bel Lobo, Divina Terra, Docol, Hélvio Santos, Henrique Oliveira, Ligia Agostini, Luciana Pires, Lufe Gomes, Paulo Alves, Paulo Biacchi, Rogério Almeida e Sherwin-Williams.

A Escola da Semana vai ser o local onde realizaremos o projeto com artesãos de Tiradentes e região e onde você também poderá participar de uma experiência única: viver o Brasil profundo e aprender técnicas manuais e vernaculares aliadas ao design. Uma escola de design brasileiro, uma escola de design feito à mão.

Hoje, a Semana Criativa é projeto, é festival, é loja, será escola e o que mais pudermos ser e fazer para dar a nossa pequena contribuição para um mundo melhor”.

Simone Quintas e Junior Guimarães, idealizadores

 

Sobre a 6ª edição

A edição 2022 da Semana Criativa de Tiradentes já tem data marcada: de 20 a 23 de outubro, na cidade histórica de Tiradentes, em Minas Gerais. O evento acontece em formato presencial, com quatro dias recheados de palestras, rodas de conversa, exposições, oficinas e experiências ligadas ao universo artesanal brasileiro. As palestras do dia serão disponibilizadas no YouTube da Semana Criativa, no período do festival, e a programação já conta com a participação de nomes como Guto Requena, Joice Berth, Dudu Bertholini, Lucio Ventania, Lourenço Gimenes (FGMF), Vítor Penha, Néli Pereira, entre outros.

A Semana Criativa de Tiradentes é uma iniciativa cultural e social, que acontece anualmente na cidade-título, com o objetivo de divulgar e valorizar os saberes de tradição e estimular o empreendedorismo por meio do design, do artesanato e da arquitetura. O projeto é realizado pela jornalista Simone Quintas e pelo produtor cultural Júnior Guimarães. Neste ano, o festival é um oferecimento do Instituto Cultural Vale e conta com o patrocínio das empresas Electrolux, Breton, Portobello e Sherwin William, copatrocínio da Bel Lar e Tapetah, apoio da ABPMA (Associação Brasileira dos Produtores de Mogno Africano), Divina Terra, Ecosimple e Oxford, e parceria da ABD (Associação Brasileira de Design de Interiores).

Ao longo do ano, são promovidas imersões entre designers e artesãos para a troca de conhecimentos. O resultado destes encontros são produtos criativos e cheios de história, exibidos e vendidos na loja da Semana Criativa de Tiradentes e em lojas de design do país. Participam desta edição os designers Gustavo Bittencourt (RJ), Luly Vianna (SP), Karol Suguikawa (MT), Pietro Oliveira (MG), Rodrigo Ambrosio (AL) e os artesãos Alisson Lourenço Nascimento (madeira/marchetaria), Tatiane Carvalho de Santana, Edna Maria Carvalho de Santana e Wellington Carvalho de Santana (palha), Camila Mendes (bordado), Claudio de Matos Ferreira (Nôca) e Bela Ladeira (couro), Carlos Henrique Silveira Barbosa, Leonardo Luiz da Silvia e Tiago César de Almeida (lata).

Além disso, diversos artesãos que participaram de edições passadas permanecem no projeto, e junto com o time de designers continuam trocando, criando produtos ou mesmo aprimorando ideias antigas. “Às vezes, um artesão não participa um ano para dar um respiro, volta no outro… O importante é que estamos sempre juntos. A família está cada vez maior!”, conta Simone Quintas.

O movimento de continuidade de artesãos e designers é chamado de “Desdobramentos”, e neste ano mantém a presença dos designers Linda Martins, Luciana Pires, Maraí Valente, Maria Helena Emediato e Murilo Weitz. Entre os artesãos estão Alexandre Mezêncio, Cristina Fonseca, Deise Reis, Eliana Maia, Fabio Reis, Gabriel Paineira, Lilia Fonseca, Lucas Silva, Luciano Jaques, Maria Conceição de Paula, Mariana Paineira, Marlon Carvalho, Raimundo Nonato, Robson Matias, Valcir Barbosa, Wagner Trindade, Estevão Toledo.

Durante o festival, acontece uma verdadeira maratona de conteúdo e de experiência pelas vielas da cidade sobre artesanato, design, arquitetura e gastronomia. O público é formado por arquitetos, designers de produto e de interiores, artesãos, artistas, formadores de opinião, lojistas e interessados no assunto vindos de todo o país.

 

Semana Criativa de Tiradentes

Data: 20 a 23 de outubro

Mais informações: https://semanacriativadetiradentes.com.br

https://www.instagram.com/semanacriativadetiradentes

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments