Na manhã de sexta-feira (27/9), a programação da 18ª CineBH promoveu a roda de conversa “Atuando na direção”, com a presença de dois gigantes do cinema brasileiro: Antonio Pitanga e Dira Paes. O evento reuniu os artistas para discutir suas incursões na direção de filmes e a maneira como equilibram múltiplas facetas criativas. Dira Paes, que estreou na direção em 2024 com o longa “Pasárgada”, e Antonio Pitanga, que retornou à função após quase 50 anos desde que dirigiu “Na Boca do Mundo” e chega em outubro com “Malês”, compartilharam suas experiências e reflexões sobre ofícios tão distintos quanto complementares.
O papo tratou de questões sobre os desafios de atuar e dirigir simultaneamente. Pitanga e Dira discutiram as escolhas que os levaram a dirigir seus respectivos projetos e as dificuldades encontradas ao transitar entre as funções. “Como é escrever um filme para dirigir a si mesmo?” foi uma das provocações feitas durante a conversa.
Antonio Pitanga aproveitou o momento para falar sobre o retorno à direção com “Malês” um projeto que levou 26 anos para ser concretizado. “”Eu sou baiano. E a Bahia é o maior armazenamento de cultura e de história, não por acaso foi nossa primeira capital”, disse. “Em ‘Malês’ eu quero tirar uma história da memória e trazê-la ao primeiro plano”. O filme, que vai estrear no Festival do Rio ainda em 2024, trata de uma revolta de 1835 de negros muçulmanos escravizados no Brasil. Pitanga destacou a importância de revelar essa parte negligenciada da historiografia brasileira. “Não é simplesmente uma narrativa sobre negros, ela pertence a todos nós, e eu queria expor as vísceras dela e gritar e provocar. Para isso senti a necessidade de ir pra frente das câmeras, como ator, e para atrás das câmeras reger essa visão”.
Uma das grandes novidades da conversa foi o anúncio de que “Malês” deve ser exibido como uma minissérie em quatro episódios na TV Globo após a estreia nos cinemas, graças a uma parceria com a emissora. A notícia foi recebida com entusiasmo pelo público presente, que aplaudiu a iniciativa de ampliar o alcance da obra.
Dira Paes, por sua vez, falou sobre os desafios de sua estreia na direção com “Pasárgada”, um projeto que traz questões sobre pertencimento e identidade. A atriz e agora diretora refletiu sobre a diferença entre atuar em produções dirigidas por outros cineastas e tomar as rédeas de um projeto pessoal. “Há uma liberdade, mas também uma enorme responsabilidade. A gente se descobre em uma nova posição e aprende a partir de cada escolha. Eu queria participar de todo o processo, desde o roteiro até a montagem e finalização, e agora estou na fase de exibir o filme para o público, o que é desafiador”, contou.
SOBRE A 18ª CINEBH – MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE BELO HORIZONTE
O CINEMA BRASILEIRO EM CONEXÃO COM O MERCADO INTERNACIONAL E A CAPITAL MINEIRA
A CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte, o evento de cinema da capital mineira, chega a sua 18ª edição entre os dias 24 e 29 de setembro de 2024. O evento promove a conexão entre o cinema brasileiro e o mercado internacional e se apresenta como instrumento de formação, reflexão, exibição e difusão do audiovisual em diálogo com outros países.
A programação intensa e gratuita ocupa nove espaços da capital mineira com atrações para todas as idades. São mais de 100 filmes nacionais e internacionais em pré-estreias e mostras temáticas, programa de formação com a oferta de oficinas, workshops, laboratórios, masterclass, ciclo de debates e painéis. Realiza sessões cine-escola, Mostrinha, lançamento de livro, promove o fomento ao empreendedorismo, dissemina a informação, produz e difunde conhecimento, cria oportunidades de rede contatos e negócios, reúne a cadeia produtiva do audiovisual
SOBRE O BRASIL CINEMUNDI | O EVENTO DE MERCADO DO CINEMA BRASILEIRO
O BRASIL CINEMUNDI – InternationalCoproduction Meeting, evento de mercado do cinema brasileiro, integra a programação da 18ª Mostra CineBH e chega a sua 15ª edição 24 a 29 de setembro de 2024 com o propósito de apresentar ao mercado projetos de filmes brasileiros em longa-metragem, facilitando as conexões entre as produções e o mercado internacional por meio de parcerias produtivas e da troca de informações e ações.
O evento promove a ampliação da rede de contatos e negócios entre profissionais brasileiros e representantes da indústria nacional e estrangeira, além de atividades de capacitação, cooperação, intercâmbio, meetings e premiação, com foco nas tendências do cinema contemporâneo e na produção independente de perspectiva autoral e inovadora.
***
A 18ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte e o 15º Brasil CineMundi integram o Cinema sem Fronteiras 2022 – programa internacional de audiovisual idealizado pela Universo Produção e que reúne também a Mostra de Cinema de Tiradentes (centrada na produção contemporânea, em janeiro) e a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto (que difunde o audiovisual como patrimônio e ferramenta de educação, em junho).
***
SERVIÇO
18a CINEBH – MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE BELO HORIZONTE
15º BRASIL CINEMUNDI – ENCONTRO INTERNACIONAL DE COPRODUÇÃO
24 a 29 de setembro de 2024 | PROGRAMAÇÃO GRATUITA
LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA
LEI ESTADUAL DE INCENTIVO À CULTURA DE MINAS GERAIS
Patrocínio Máster: PETROBRÁS
Patrocínio: CLARO, AYMORÉ, CAIXA, ANCINE, ITAÚ, CEMIG, COPASA, CODEMGE/GOVERNO DE MINAS GERAIS
Parceria Cultural: INSTITUTO UNIVERSO CULTURAL, CASA DA MOSTRA, CIRCUITO LIBERDADE/FUNDAÇÃO CLOVIS SALGADO/GOVERNO DE MINAS GERAIS
Parceria e Cooperação Brasil CineMundi: EMBAIXADA DA FRANÇA NO BRASIL, GOETHE INSTITUT, BURNING (Colômbia),CONECTA (Chile), DOCSP (São Paulo),FIDBA – Festival Internacional de Documentários de Buenos Aires (Argentina),MAFF – FESTIVAL DE MÁLAGA (Espanha), NUEVAS MIRADAS (Cuba),PROJETO PARADISO (Brasil), RIDM – FESTIVAL INTERNACIONAL DE DOCUMENTÁRIOS DE MONTREAL (Canadá), VENTANA SUR (Argentina), WORLD CINEMA FUND (Alemanha).
Apoio: MINISTÉRIO DA CULTURA/SAV, DOT, INHOTIM, MISTIKA, NAYMOVIE, PARATI FILMS, O2 POS, THE END, SESI/FIEMG, CINE SANTA TEREZA, FESTIVAL INTERNACIONAL DEL NUEVO CINE LATINOAMERICANO( CUBA)
Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO
BH NAS TELAS, SECRETARIA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE, PREFEITURA DE BELO HORIZONTE
GOVERNO DE MINAS GERAIS – GOVERNO DIFERENTE- ESTADO EFICIENTE, LEI PAULO GUSTAVO, MINISTÉRIO DA CULTURA | GOVERNO FEDERAL – UNIÃO E RECONSTRUÇÃO
***
Informações pelo telefone: (31) 3282-2366
No Instagram: @universoproducao
No Youtube: Universo Produção
No Twitter: @universoprod
No Facebook: brasilcinemundi/cinebh / universoproducao
No LinkedIn: universo-produção
Site oficial do evento: www.cinebh.com.br
Link para fotos |https://www.flickr.com/photos/universoproducao/