quinta-feira, outubro 10, 2024
HomeEntretenimentoNa CineBH, Antonio Pitanga revela que seu filme "Malês" deve virar minissérie...

Na CineBH, Antonio Pitanga revela que seu filme “Malês” deve virar minissérie na TV Globo

Na manhã de sexta-feira (27/9), a programação da 18ª CineBH promoveu a roda de conversa “Atuando na direção”, com a presença de dois gigantes do cinema brasileiro: Antonio Pitanga e Dira Paes. O evento reuniu os artistas para discutir suas incursões na direção de filmes e a maneira como equilibram múltiplas facetas criativas. Dira Paes, que estreou na direção em 2024 com o longa “Pasárgada”, e Antonio Pitanga, que retornou à função após quase 50 anos desde que dirigiu “Na Boca do Mundo” e chega em outubro com “Malês”, compartilharam suas experiências e reflexões sobre ofícios tão distintos quanto complementares.

O papo tratou de questões sobre os desafios de atuar e dirigir simultaneamente. Pitanga e Dira discutiram as escolhas que os levaram a dirigir seus respectivos projetos e as dificuldades encontradas ao transitar entre as funções. “Como é escrever um filme para dirigir a si mesmo?” foi uma das provocações feitas durante a conversa.

Antonio Pitanga aproveitou o momento para falar sobre o retorno à direção com “Malês” um projeto que levou 26 anos para ser concretizado. “”Eu sou baiano. E a Bahia é o maior armazenamento de cultura e de história, não por acaso foi nossa primeira capital”, disse. “Em ‘Malês’ eu quero tirar uma história da memória e trazê-la ao primeiro plano”. O filme, que vai estrear no Festival do Rio ainda em 2024, trata de uma revolta de 1835 de negros muçulmanos escravizados no Brasil. Pitanga destacou a importância de revelar essa parte negligenciada da historiografia brasileira. “Não é simplesmente uma narrativa sobre negros, ela pertence a todos nós, e eu queria expor as vísceras dela e gritar e provocar. Para isso senti a necessidade de ir pra frente das câmeras, como ator, e para atrás das câmeras reger essa visão”.

Uma das grandes novidades da conversa foi o anúncio de que “Malês” deve ser exibido como uma minissérie em quatro episódios na TV Globo após a estreia nos cinemas, graças a uma parceria com a emissora. A notícia foi recebida com entusiasmo pelo público presente, que aplaudiu a iniciativa de ampliar o alcance da obra.

Dira Paes, por sua vez, falou sobre os desafios de sua estreia na direção com “Pasárgada”, um projeto que traz questões sobre pertencimento e identidade. A atriz e agora diretora refletiu sobre a diferença entre atuar em produções dirigidas por outros cineastas e tomar as rédeas de um projeto pessoal. “Há uma liberdade, mas também uma enorme responsabilidade. A gente se descobre em uma nova posição e aprende a partir de cada escolha. Eu queria participar de todo o processo, desde o roteiro até a montagem e finalização, e agora estou na fase de exibir o filme para o público, o que é desafiador”, contou.

SOBRE A 18ª CINEBH – MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE BELO HORIZONTE

O CINEMA BRASILEIRO EM CONEXÃO COM O MERCADO INTERNACIONAL E A CAPITAL MINEIRA

A CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte, o evento de cinema da capital mineira, chega a sua 18ª edição entre os dias 24 e 29 de setembro de 2024. O evento promove a conexão entre o cinema brasileiro e o mercado internacional e se apresenta como instrumento de formação, reflexão, exibição e difusão do audiovisual em diálogo com outros países.

A programação intensa e gratuita ocupa nove espaços da capital mineira com atrações para todas as idades. São mais de 100 filmes nacionais e internacionais em pré-estreias e mostras temáticas, programa de formação com a oferta de oficinas, workshops, laboratórios, masterclass, ciclo de debates e painéis. Realiza sessões cine-escola, Mostrinha, lançamento de livro, promove o fomento ao empreendedorismo, dissemina a informação, produz e difunde conhecimento, cria oportunidades de rede contatos e negócios, reúne a cadeia produtiva do audiovisual

SOBRE O BRASIL CINEMUNDI | O EVENTO DE MERCADO DO CINEMA BRASILEIRO

O BRASIL CINEMUNDI – InternationalCoproduction Meeting, evento de mercado do cinema brasileiro, integra a programação da 18ª Mostra CineBH e chega a sua 15ª edição 24 a 29 de setembro de 2024 com o propósito de apresentar ao mercado projetos de filmes brasileiros em longa-metragem, facilitando as conexões entre as produções e o mercado internacional por meio de parcerias produtivas e da troca de informações e ações.

O evento promove a ampliação da rede de contatos e negócios entre profissionais brasileiros e representantes da indústria nacional e estrangeira, além de atividades de capacitação, cooperação, intercâmbio, meetings e premiação, com foco nas tendências do cinema contemporâneo e na produção independente de perspectiva autoral e inovadora.

***

A 18ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte e o 15º Brasil CineMundi integram o Cinema sem Fronteiras 2022 – programa internacional de audiovisual idealizado pela Universo Produção e que reúne também a Mostra de Cinema de Tiradentes (centrada na produção contemporânea, em janeiro) e a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto (que difunde o audiovisual como patrimônio e ferramenta de educação, em junho).

***

SERVIÇO

18a CINEBH – MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE BELO HORIZONTE

15º BRASIL CINEMUNDI – ENCONTRO INTERNACIONAL DE COPRODUÇÃO

24 a 29 de setembro de 2024 | PROGRAMAÇÃO GRATUITA

LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA

LEI ESTADUAL DE INCENTIVO À CULTURA DE MINAS GERAIS

Patrocínio Máster: PETROBRÁS
Patrocínio: CLARO, AYMORÉ, CAIXA, ANCINE, ITAÚ, CEMIG, COPASA, CODEMGE/GOVERNO DE MINAS GERAIS

Parceria Cultural: INSTITUTO UNIVERSO CULTURAL,  CASA DA MOSTRA, CIRCUITO LIBERDADE/FUNDAÇÃO CLOVIS SALGADO/GOVERNO DE MINAS GERAIS

 

Parceria e Cooperação Brasil CineMundi: EMBAIXADA DA FRANÇA NO BRASIL, GOETHE INSTITUT, BURNING (Colômbia),CONECTA (Chile), DOCSP (São Paulo),FIDBA – Festival Internacional de Documentários de Buenos Aires (Argentina),MAFF – FESTIVAL DE MÁLAGA (Espanha), NUEVAS MIRADAS (Cuba),PROJETO PARADISO (Brasil), RIDM – FESTIVAL INTERNACIONAL DE DOCUMENTÁRIOS DE MONTREAL (Canadá), VENTANA SUR (Argentina),  WORLD CINEMA FUND (Alemanha).

Apoio: MINISTÉRIO DA CULTURA/SAV, DOT, INHOTIM, MISTIKA, NAYMOVIE, PARATI FILMS, O2 POS, THE END, SESI/FIEMG,  CINE SANTA TEREZA, FESTIVAL INTERNACIONAL DEL NUEVO CINE LATINOAMERICANO( CUBA)

Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO

BH NAS TELAS, SECRETARIA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE, PREFEITURA DE BELO HORIZONTE

GOVERNO DE MINAS GERAIS – GOVERNO DIFERENTE- ESTADO EFICIENTE, LEI PAULO GUSTAVO, MINISTÉRIO DA CULTURA | GOVERNO FEDERAL – UNIÃO E RECONSTRUÇÃO

***

Informações pelo telefone: (31) 3282-2366

No Instagram: @universoproducao

No Youtube: Universo Produção

No Twitter: @universoprod

 No Facebook: brasilcinemundi/cinebh / universoproducao

No LinkedIn: universo-produção

Site oficial do evento:  www.cinebh.com.br

Link para fotos  |https://www.flickr.com/photos/universoproducao/

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments