Nos últimos anos, uma personagem da arte urbana ganhou as ruas e os corações dos belo-horizontinos. Agora, o Bolinho da artista Raquel Bolinho ganha também exposição própria e convida importantes nomes da cena para participarem da 2ª edição da “BH é quem?”, que tem como objetivo celebrar a cultura urbana e o graffiti. A mostra acontece entre os dias 20 e 23 de dezembro, no terceiro piso do Mercado Novo. Antes disso, o mesmo espaço abriga a loja de Natal da artista, a partir do dia 16/12.
A mostra é um convite à imersão no processo de criação de diferentes artistas, uma vez que Raquel e seus convidados pintarão ao vivo as telas da exposição. “A concepção do projeto tem como base duas principais ideias, uma é de que a exposição em si não seja somente das obras finalizadas, mas que as pessoas conheçam e possam observar o processo de criação dessas obras, e a outra é que eu apresente outros artistas para o meu público” explica Raquel Bolinho.
A artista entende que sua personagem ultrapassou barreiras e hoje é conhecida por um público amplo e diverso e que não necessariamente é familiarizado com a arte urbana. Raquel Bolinho é hoje representante do graffiti local, com projeção nacional. Mas fato é que Belo Horizonte é celeiro de grandes artistas, e já está mais que na hora de todos os conhecerem. A curadoria da exposição conseguiu reunir um grupo eclético que mostra a cena efervescente da cidade. “Todos têm trabalhos bem diversos e movimentam a cena do graffiti e a cultura urbana em geral, pintam muito e têm ótimos trabalhos. São artistas que eu particularmente gosto e queria que outras pessoas também gostassem”, completa Raquel.
Os artistas convidados e as datas da pintura ao vivo, que serão transmitidas em live no instagram @querobolinho , sempre às 14h, são:
20/12 (terça-feira): MAC Julia
21/12 (quarta-feira): Efe Godoy
22/12 (quinta-feira): Valmir Jr
23/12 (sexta-feira): Drones
Conheça Raquel Bolinho, a artista que conseguiu derrubar barreiras com sua arte de rua
Criado pela grafiteira Maria Raquel, a Raquel Bolinho, o Bolinho se tornou um ícone de Belo Horizonte, expandindo as fronteiras do grafite, uma arte muitas vezes mal compreendida.
Natural de Itabira, durante muito tempo a arte urbana também era pouco conhecida por Maria Raquel. “Mudei para BH para fazer faculdade e morava longe do campus da UFMG. O longo trajeto diário me despertou curiosidade sobre os desenhos que via pelo caminho. Quis entender mais sobre o grafite, sobre os artistas por trás dos desenhos “, conta ela.
Foi frequentando o Duelo de Mc’s, projeto belo-horizontino de projeção nacional que promove não só o rap, mas também a arte urbana, que Raquel Bolinho se aproximou deste universo. Para começar a pintar foi um pulo, mas faltava ainda definir seu estilo. “Queria fazer algo que tivesse a ver comigo, e eu sempre gostei de cozinhar, confeitar” explica. Foi quando teve a ideia de pintar cupcakes com suas infinitas opções de cores.
O Bolinho nasceu em 2009 e rapidamente foi se multiplicando. Atualmente já foram pintados centenas de Bolinhos que podem ser encontrados por toda cidade, sempre com cores vibrantes e traços fortes, eles são apresentados nos mais variados suportes artísticos e urbanos, deixando as ruas mais açucaradas.
Serviço
Mostra de Arte do Bolinho – BH é quem? 2ª edição + Loja de Natal do Bolinho
Local: Mercado Novo – R. São Paulo, 990 – Centro, 3o andar
Quando?
Loja de Natal do Bolinho: 16 a 24/12
Pinturas com artistas convidados: 20 a 23/12
Exposição das obras a partir do dia 13 de junho, até x
Horário: 14h
Gratuito
https://www.instagram.com/querobolinho