quinta-feira, junho 20, 2024
HomeRelacionadosMaio no Memorial Vale terá edição especial da Feira do Memorial, Semana...

Maio no Memorial Vale terá edição especial da Feira do Memorial, Semana de Museus e diversas atrações artísticas

No mês conhecido por uma das datas mais celebradas no país, o Dia das Mães, o Memorial Vale realiza uma edição especial da Feira do Memorial com opções de presentes artesanais, criativos e originais para as mamães. Em maio, também se comemora o Dia Internacional dos Museus e o Memorial Vale preparou uma semana especial que convida o público a refletir sobre o tema Museus, Educação e Pesquisa. A programação do mês ainda conta com oficinas para toda a família, ocupação de multiartistas com apresentações de performances, shows musicais, disputa de danças, exposições, visitas mediadas entre outros.

O Memorial Vale, um dos espaços culturais do Instituto Cultural Vale, fica na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, e tem entrada gratuita. Saiba mais em https://memorialvale.com.br/pt/ .


Aos domingos de maio – às 10h30 para bebês de 0 a 2 anos e às 11h para crianças de 3 a 5 anos

Oficina Ninho de Leitura

Nesta oficina, a proposta é entrar no mundo dos livros através da imaginação e das palavras. Em um ambiente organizado para bebês e crianças pequenas, o Programa Educativo do Memorial Vale vai mediar uma experiência literária, contando com a participação do público mirim e de seus cuidadores. Retirada de ingressos na recepção, com 30 minutos de antecedência.

Aos sábados de maio às 11h e 16h e domingos às 11h e 14h

Visitas mediadas Percurso República

Visitas mediadas autorais, inspiradas no Percurso República, onde é problematizada a implantação da República no Brasil, identificando os conceitos, símbolos e espaços públicos que marcaram o ideal republicano em Minas Gerais. Retirada de ingresso com 30 minutos de antecedência na recepção.

Dia 02 de maio (quinta-feira) às 19h e 20h30

Quinteto de Sopros da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais

Os musicistas Cássia Lima (flauta), Alexandre Barros (oboé), Marcus Julius Lander (clarinete), Adolfo Cabrerizo (fagote) e Alma Maria Liebrecht (trompa) estarão no Memorial Vale no dia 2 de maio, quinta-feira, dando início ao projeto Filarmônica no Memorial – Música de Câmara. Nesta edição, o repertório é marcado por obras de Claude-Paul Taffanel, Franz Joseph Haydn e Paquito D’Rivera. Retirada de ingressos 1 hora antes do evento. Apenas um ingresso por pessoa (sujeito a lotação do espaço)

De 02 a 05 de maio (quinta-feira a domingo)

Ateliê de Performance O(S)TRAS

O Ateliê de Performance O(S)TRAS é uma proposta de ocupação imersiva na galeria de exposição temporária do Memorial realizada por multiartistas com apresentações de performances, instalações sonoras visuais e videoperformances. O Ateliê de Performances tem a curadoria de Talita Trizoli. No dia 02 de maio será aberta ao público a Instalação Audiovisual que poderá ser visitada durante o horário de funcionamento do Memorial. Na sexta, dia 03, às 14h30 e às 17h30, será feita a Ocupação do Ateliê O(S)TRAS com bate-papo sobre as apresentações, os estudos, as leituras e os compartilhamentos de trabalhos em processo com o público. Sábado, dia 4 de maio, das 11h às 12h30, será realizada a Performance coletiva Ateliê O(S)TRAS e às 16h e às 16h30 a Performance O(S)TRAS. No dia 05 de maio, domingo, às 11h, novamente estará em cena a Performance coletiva O(S)TRAS.

Dias 04 e 05 de maio (sábado das 10h às 17h30 e domingo 10h às 15h30)

Feira do Memorial – Especial Dia das Mães

Maio é o mês das mães e o público terá a oportunidade de adquirir itens criativos e originais para as mamães na Feira do Memorial – Especial Dia das Mães. A iniciativa, desde 2015, oferece novidades em produtos para decorar ou presentear. O evento coloca em contato artistas e público, que poderá conhecer e comprar trabalhos exclusivos marcados pela criatividade e originalidade.

De 08 de maio a 28 de julho

Exposição Tempo e Patrimônio

Segundo Cyro dos Anjos, “as coisas não estão no espaço, as coisas estão no tempo”. No rastro das palavras do escritor a exposição Tempo e Patrimônio convida a passear pelas temporalidades do prédio que abriga o Memorial Minas Gerais Vale, observando sua construção e modificação. A mostra traz fotografias de arquivo do Iepha-MG e materiais de mediação tátil e audiovisual, desenvolvidos pelo Programa Educativo do Museu.

Dias 09 de maio (quinta-feira às 19h30) e 11 de maio (sábado às 10h30)

Encontro com Professores Memorial Vale

Neste Encontro com Professores, será problematizada a implantação da República no Brasil a partir do eixo de pesquisa do Percurso República. Sob a perspectiva da arte e da cultura serão colocadas em debate as noções de cidadania, liberdade e democracia, ressaltando a história de Belo Horizonte, a identidade cultural da mineiridade e o episódio da Conjuração Mineira. Como incentivo, os participantes terão a chance de concorrer a um sorteio do Jogo Tralalá, criado pelo Educativo do Memorial, e a ônibus escolares para visitação ao Memorial. Necessária inscrição prévia pelo telefone (31) 3343-7317 ou WhatsApp (31) 8223-7433.

Dias 11, 18 e 25 de maio (sábadosàs 14h

Oficina Criativa de Colagem

Ao longo do mês de maio, o Programa Educativo do Memorial Vale irá oferecer oficinas dedicadas à linguagem da colagem, explorando exercícios de cortar, organizar e colar formas, cores e palavras, gerando múltiplas composições que envolvem a criatividade e a imaginação. Podem participar crianças a partir de 5 anos de idade. Retirada de ingressos na recepção, com 30 minutos de antecedência.

De 16 a 19 de maio (quinta a domingo)

Semana de Museus

Em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, em 18 de maio, o Memorial Vale convida o público a refletir sobre o tema “Museus, Educação e Pesquisa”, proposto pela 22ª Semana Nacional de Museus. Neste mês, o Programa Educativo realiza mostras, palestras e visitas mediadas nas exposições temporárias e de longa duração. No dia 16 de maio, quinta-feira às 18h30, acontece o encontro Museus para uma vida em comum onde os programas de educação do Instituto Inhotim e do Memorial Vale convidam Leda Maria Martins (MG), Glória Jové (Espanha) e Antônio Almeida (MS) para partilhar ideias sobre a pesquisa e a educação como vocação dos museus e instituições culturais. No dia 17 de maio (sexta-feira às 15h, será realizado o encontro formativo A pesquisa nas práticas educativas museais com estudos de caso e discussões para se pensar em estratégias de desenvolvimento de pesquisas sobre as rotinas pedagógicas dos programas de educação nos museus. Também está dentre as ações da Semana de Museus. visitas mediadas autorais, inspiradas no Percurso República onde é problematizada a implantação da República no Brasil, identificando os conceitos, símbolos e espaços públicos que marcaram o ideal republicano em Minas Gerais. As visitas serão realizadas nos dias 18, sábado às 11h e às 16h30, e 19 de maio, domingo às 11h e às 14h.

Dia 18 de maio (sábado às 11h)

Performance Peças Sonoras, com Thembi Rosa & O Grivo

As inter-relações entre sons, movimentos e objetos são os materiais dessa improvisação. Os objetos sonoros criados pelo duo instrumental O Grivo e a coreógrafa Thembi Rosa se juntam nessa instalação sonora coreográfica. Pulsos, ritmos e escuta são as presenças que compõem cada momento dessa improvisação entre dança, música e objetos sonoros na afinação de um espaço móvel, flexível, que se expande, se contrai e ressoa. A Performance Peças Sonoras integra o projeto Sensações Memoráveis, com a curadoria de Dudude Herrmann. Os ingressos devem ser retirados 1 hora antes do evento (apenas um ingresso por pessoa, sujeito a lotação do espaço).

Dia 23 de maio (quinta às 18h)

Kiki Favela Ball

Show performático em formato de disputa, Kiki Favela Ball propõe a celebração de integrantes da comunidade Ballroom: pessoas trans, negras e LGBTs. Marcado pelo acolhimento de corpos e ressaltando diversas categorias de beleza, realidade e performance, os artistas participantes competirão em cinco categorias concorrendo ao Grand Prize. O evento integra o projeto Diversidade Periférica, com a curadoria de Paulo Victor e Negona Dance. Os ingressos devem ser retirados 1 hora antes do evento (apenas um ingresso por pessoa, sujeito a lotação do espaço).

Dia 26 de maio (domingo às 11h)

Show Freedom, com Gabriela Pepino

Gabriela Pepino apresenta com exclusividade o lançamento de seu 3º álbum, “Freedom”. O disco traz releituras de grandes clássicos das divas que inspiraram Gabriela Pepino em sua carreira, num combo com músicas autorais inéditas. O show integra o projeto Memorial Mulheres, com curadoria de Juliana Nogueira. Os ingressos devem ser retirados 1 hora antes do evento (apenas um ingresso por pessoa, sujeito a lotação do espaço).

Até 28/07/2024

Exposição Atmosfera, de João Castilho

O fotógrafo João Castilho apresenta a série Atmosfera, no café do Memorial Vale, com curadoria de Eugênio Sávio dentro do projeto Mostra de Fotografia. A instalação reúne imagens de céus realizadas nos últimos anos. Atmosfera é uma fina película que envolve a Terra proporcionando um equilíbrio delicado que sustenta a diversidade da vida. Construindo obras de quase-ficção, Castilho cria formas de representar esteticamente nosso pertencimento ao mundo. Publicou os fotolivros Zoo (2017), Hotel Tropical (2013), Pulsão Escópica (2012), Peso Morto (2010) e Paisagem Submersa (Cosac Naify, 2008).


Serviço: Memorial Minas Gerais Vale

Endereço: Praça da Liberdade, nº 640, esquina com Rua Gonçalves Dias, Savassi.

Horário de funcionamento: Quarta, sexta e sábado: das 10h às 17h30, com permanência até as 18h. Quinta, das 10h às 21h30, com permanência até as 22h. Domingo, das 10h às 15h30, com permanência até as 16h. Entrada Gratuita

Memorial Minas Gerais Vale

O Memorial Minas Gerais Vale, um dos espaços culturais do Instituto Cultural Vale, já recebeu mais de 1,4 milhão de pessoas, de todos os lugares do Brasil e de outros continentes. São mais de 1.600 eventos realizados e cerca de 200 mil pessoas em visitas mediadas. Integra o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte, um dos maiores complexos de cultura do Brasil. Caracterizado como um museu de experiência, com exposições que utilizam arte e tecnologia de forma intensa e criativa, é um dos vencedores do Travellers’ Choice Awards do TripAdvisor. Na curadoria e museografia de Gringo Cardia, cenários reais e virtuais se misturam para criar experiências e sensações que levam os visitantes do século XVIII ao século XXI. Mais que um espaço dedicado às tradições, origens e construções da cultura mineira, o Memorial é um lugar de trânsito e cruzamento entre a potência da história e as pulsações contemporâneas da arte e da cultura, onde o presente e o passado estão em contato direto, em permanente renovação. É vivo, dinâmico, transformador e criador de confluências com artistas independentes e com diversos segmentos da cultura mineira.

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments