terça-feira, abril 16, 2024
HomeNoticiasEmpresasLaminação contínua melhora a qualidade de produtos de PRFV

Laminação contínua melhora a qualidade de produtos de PRFV

Tecnologia usada na fabricação de telhas e chapas de poliéster reforçado com fibras de vidro evoluiu de forma significativa após investimentos em controles de processo e métodos de acabamento

Laminação contínua: tecnologia evoluiu de forma significativa nos últimos anos

São Bento do Sul, SC – A versatilidade de aplicações de poliéster reforçado com fibras de vidro (PRFV ou compósitos) é proporcional à quantidade de processos fabris que existem para transformá-lo em um produto acabado. São várias tecnologias, e a laminação contínua é a preferida para a fabricação de chapas planas, telhas, calhas e domos.

Evolução da laminação manual, o método contínuo é automatizado e, como o próprio nome releva, ininterrupto. Portanto, na teoria, é possível produzir laminados em comprimentos infinitos. Mas a limitação relacionada ao transporte faz com que as telhas tenham comprimento máximo de 15 metros.

Agora, diferente da laminação manual, o processo contínuo evoluiu de forma significativa ao longo dos últimos anos no Brasil. Empresas como a Planefibra, por exemplo, que baseiam sua atuação exclusivamente nessa tecnologia – a Planefibra é uma das maiores fabricantes de telhas e domos do país, com capacidade para produzir 3 milhões de m2/ano – aprimoraram continuamente o sistema.

Além de desenvolver aparatos mais robustos de controle da mistura entre resina e peróxido, o que garante maior precisão nas proporções; do teor de fibra no laminado, para atingir a resistência mecânica desejada; e da temperatura, para uma completa cura da resina, a Planefibra adiciona filmes ao produto acabado. Isso aumentou significativamente a vida útil, equiparando a longevidade das peças de PRFV à de policarbonato, um dos principais concorrentes em telhas e domos.

Outra etapa da laminação contínua que recebeu bastante atenção do setor de engenharia da Planefibra foi a de acabamento. Métodos de corte mais eficientes e controles rigorosos na fase de finalização ajudaram a mudar a opinião de especificadores acostumados a classificar os produtos de PRFV como de segunda linha.

“Vale a pena ressaltar também que melhorias de processo garantiram um nível de repetibilidade bastante elevado. Assim, a laminação contínua permite que a gente sempre forneça telhas, domos e chapas com as mesmas características de desempenho e aparência, independente de fatores externos, caso da variação climática”, comenta Cyrus Muchalski, gerente geral da Planefibra.

Sobre a Planefibra
Fundada em 2007, na cidade catarinense de São Bento do Sul, a Planefibra é uma empresa especializada em soluções para iluminação e ventilação natural por meio da fabricação de telhas, domos, venezianas e chapas de materiais compósitos (poliéster reforçado com fibras de vidro – PRFV). Seus produtos estão presentes em instalações industriais, comerciais e residenciais em todo o Brasil e em diversos países da América do Sul. Mais informações em www.planefibra.com.br.   

 

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments