domingo, junho 23, 2024
HomeEntretenimentoJovens Talentos do Jazz lança edital 2024/25 com inscrições abertas até 31...

Jovens Talentos do Jazz lança edital 2024/25 com inscrições abertas até 31 de maio

Savassi Festival – Foto Icaro Moreno.

 

Bandas vencedoras terão espaço nos cinco mais importantes festivais de jazz e dois renomados clubes do gênero, que promovem o edital 

 

Criado em 2005 pelo Savassi Festival, o Jovens Talentos do Jazz lança o edital 2024 e 2025, com inscrições abertas até 31 de maio. Atualmente, o concurso é promovido por uma rede de festivais incluindo o próprio Savassi Festival, Amazonas Green Festival, Festival Jazz and Blues Guaramiranga, Marien Calixte Jazz Music Festival, POA Jazz Festival, e pelo Clube do Jazz Savassi Festival e Blue Note São Paulo. As bandas selecionadas irão se apresentar em todos eles e também nos clubes, os mais importantes do gênero.

 

Os interessados devem se inscrever pelo formulário disponibilizado no site (www.savassifestival.com.br). A participação é gratuita, aberta a artistas de todo o país e restrita às primeiras 80 inscrições válidas.  O projeto tem patrocínio do Instituto Unimed-BH.

 

“O concurso Jovens Talentos do Jazz tem como foco um período delicado na vida profissional dos artistas, quando estão buscando se firmar. E representa uma oportunidade incrível para os jovens instrumentistas, que é participar de cinco festivais e da programação de duas casas de jazz. Isso é uma oportunidade que não existe no Brasil, inédita, que só pode ser oferecida com essa rede, que pretende não só fazer esse concurso, como desenvolver outras atividades conjuntamente”, explica Bruno Golgher, idealizador do projeto.

 

O edital Jovens Talentos do Jazz busca revelar novos nomes da área e enriquecer o cânone estético de diversos festivais do Brasil. Em quase 20 anos de realização, já revelou mais de 60 bandas e conjuntos. O concurso torna mais democrático o processo seletivo de bandas para os eventos participantes, incentivando a renovação da área. Para a edição 2024/25, será selecionada uma ou mais bandas que, além da participação nos festivais e nas casas, contarão com ajuda de custo de R$ 4.000.

 

Não menos importante é ressaltar que grupos que não se adequem aos critérios do concurso possuem outras formas de se candidatar à participação dos festivais e da grade de programação das casas, como o contato direto com os curadores.

 

CRITÉRIOS DO EDITAL

 

O edital é direcionado a bandas de jazz e música instrumental com integrantes de até 30 anos, com o objetivo de impulsionar a carreira de jovens artistas. Vencedores das edições anteriores não podem concorrer novamente com os mesmos projetos, não havendo restrições para os músicos se inscreverem com novos projetos.

 

Serão avaliadas pelo júri exclusivamente as 80 primeiras inscrições válidas, ou seja, aquelas que estão de acordo com as solicitações cadastrais e estéticas do edital. Para manter os interessados informados do andamento do processo, será divulgado quando o concurso atingir 40, 60 e 80 inscrições.

 

As propostas serão avaliadas segundo os critérios de originalidade, capacidade de improviso, excelência na performance e adequação às propostas estéticas dos festivais. Via formulário, os candidatos devem enviar materiais como release, vídeos de apresentações, músicas autorais ou releituras, além de fotos da banda.

 

INSTITUTO UNIMED-BH

 

O Instituto Unimed-BH completou 20 anos em 2023. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimulando o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentando a economia criativa, valorizando espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$190 milhões por meio das leis de incentivo municipal e federal, fundos do idoso e da criança e do adolescente, com o apoio de mais de 5,6 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. Em 2023, mais de 20 mil postos de trabalho foram gerados e 2 milhões de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

 

SERVIÇO

Inscrições edital Jovens Talentos do Jazz

Até 31 de maio

Site: www.savassifestival.com.br

 

Divulgação dos resultados

Até o dia 19 de junho

Redação Viraliza BH
Redação Viraliza BH
Felipe de Jesus é Jornalista pela Faculdade Estácio de Sá/BH | Advogado pela UNIESP e Pós-Graduado em Direito Empresarial e Direito Público e Licitatório pela Faculdade Focus. É Economista pela UNIP/SP | Teólogo pela ESABI | Sociólogo pela Universidade Polis das Artes/SP | Técnico em Publicidade pela IPED/SP | Perito & Assistente Judicial Trabalhista - Contábil/Imobiliário pela 'Faculdade Beta Perícias & Pós-Graduação Jurídica' | Mestre em Comunicação Social: Jornalismo e Ciências da Informação pela UEMC. Atualmente cursa o Bacharelado em Farmácia/Ciências Médicas pela UniFECAF/SP.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments