domingo, fevereiro 25, 2024
HomeNoticiasEstadoIFMG oferta pós-graduação em Inteligência Artificial

IFMG oferta pós-graduação em Inteligência Artificial

Curso de especialização lato sensu será oferecido, pela primeira vez, no Campus Ouro Preto. As inscrições do processo de seleção estão abertas até 31 de outubro.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) irá ofertar, pela primeira vez, a Especialização lato sensu em Inteligência Artificial. O curso de pós-graduação tem início previsto para janeiro de 2023 e terá 35 vagas abertas. As inscrições podem ser realizadas até 31 de outubro. Podem participar graduados em Engenharia, Ciência da Computação e áreas afins, bem como candidatos com outras formações, desde que tenham concluído cursos técnicos relacionados aos eixos tecnológicos “Controle e Processos Industriais” ou “Informação e Comunicação”, ou, ainda, que tenham experiência profissional nessas áreas.

 

O curso terá duração de 20 meses e carga horária total de 420 horas. A oferta ocorrerá em modalidade presencial, com 20% da carga horária em EAD. A pós-graduação conta com a atuação de professores dos campi Ouro Preto, Ibirité, Sabará e Ribeirão das Neves do IFMG, e também da UFMG e UFOP, nas mais diversas áreas do conhecimento. Do total de vagas, 11 são gratuitas e para outras 24 haverá cobrança de mensalidade.

 

Para a professora Sílvia Grasiella Almeida, coordenadora do curso, esta combinação dá o tom do que se espera da nova especialização, quem tem um viés para a área de humanidades. Para ela, este é um fator diferencial: “Temos docentes não apenas nas áreas de Automação Industrial, mas também Geografia, Gestão da Qualidade, História, Humanidades, Ciências Sociais… É uma mistura essencial para os profissionais que queremos formar, não focando apenas em habilidades técnicas em ciência de dados, linguagem de programação, estatística e algoritmo”.

 

Ela conta que, desde o início, a proposta era que a nova pós-graduação se destacasse de outras disponíveis no mercado. “Queríamos oferecer algo a mais, que é o olhar da humanidade para a inteligência artificial. Nosso curso tem por intenção abrir a caixa preta da IA, por isso não é voltado apenas para quem está na área de engenharia e computação. Se a pessoa tiver alguma habilidade com programação e graduação em outra área, ela poderá aplicar os novos conhecimentos em sua área de formação”, explica.

 

Mercado

 

O mercado de trabalho para profissionais da área de Inteligência Artificial é amplo e bastante variado, não estando voltado estritamente às empresas de tecnologia. “Marketing, trânsito, mercados financeiro, automobilístico e alimentício, automação residencial… Não tem limite. A IA está em nosso cotidiano, e às vezes, nem percebemos”, destaca Sílvia.

 

Entretanto, embora o mercado esteja aquecido, não há mão de obra suficiente para atender a crescente demanda. Segundo a coordenadora, investir em bootcamps ou em treinamentos internos tem sido a solução encontrada por muitas empresas, que chegam a contratar jovens profissionais antes mesmo que finalizem suas graduações. “E com um excelente salário”, ressalta.

 

Inscrições e outras informações estão disponíveis no site www.ifmg.edu.br/ouropreto.

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments