domingo, abril 14, 2024
HomeVariedadesGuia de cidades imperdíveis para conhecer em Israel e Jordânia

Guia de cidades imperdíveis para conhecer em Israel e Jordânia

Agência Single Trips organiza roteiros especiais para as pessoas que viajam sem companhia para a região

Fora da rota de destinos mais comuns, Israel é um país a ser desvendado pelos turistas, que se perguntam com frequência sobre o que fazer por lá. Seja pelo caráter histórico, cultural ou religioso, o local tem muito a oferecer, tanto em atrações para visitar quanto em experiências que só podem ser vivenciadas ali.

“A verdade é que, apesar de ser onde algumas religiões surgiram, é um destino incrível também para quem não segue uma doutrina religiosa. Quando se fala em história ou paisagens naturais, Israel satisfaz. Visitá-lo é uma verdadeira maneira de marcar a sua vida e uma excelente oportunidade para exercer a gratidão”, comenta Renata Guedes, fundadora da Single Trips, agência de viagens especializada em solteiros. Pensando nisso, ela listou 13 cidades para os turistas que passarem por Israel e região.

 Tel Aviv

 

Centro de negócios e entretenimento de Israel, Tel Aviv também é conhecida como “Cidade Branca” e declarada pela UNESCO como patrimônio cultural mundial. Uma das atrações imperdíveis são as ruínas antigas, além do bairro Neve Tzedek, o primeiro de Tel Aviv, construído em 1887. A partir de lá, é possível visitar o Mercado Carmel, com seu labirinto de barracas de comida.

“Depois, vá até Schuk HaCarmel, o maior e mais centralizado shuk de Tel Aviv. Você conhecerá Jachnun, prato tradicional iemenita feito à mão, queijos de butique e roupas de grife feitas de algodão. Para finalizar o dia, visite Sheinkin, uma rua colorida e animada, especialmente por seus cafés e ambiente jovial”, conta.

 Cesareia

 

Passando Tel Aviv, a segunda cidade que visita é Cesareia, onde o turista verá ruínas arqueológicas, construídas por Herodes, o Grande, em homenagem a Augusto César.

Megiddo

 

Megiddo é o local onde o livro de Apocalipse menciona uma grande batalha, chamada “Armageddon”. Trata-se de uma cidade muito antiga, habitada por mais de cinco milênios. Além das ruínas, há uma vila drusa, onde é possível aprender sobre a vida cotidiana nas regras de Israel.

Haifa

 

Outro local imperdível para visitar em Israel é Haifa. “Uma vez lá, faça um passeio panorâmico pela cidade, incluindo o santuário de bahá’í, o jardim persa, o Monte Carmelo e a baía de Haifa”, aconselha Renata.

Acre

 

Acre é uma antiga e famosa fortaleza das Cruzadas e fortificações medievais, onde é possível passear pelo antigo porto e pelo mercado local. De lá, pode-se seguir até o ponto mais alto ao norte de Israel em Rosh Hanikra, para descer por um cabo até as Grutas de Calcário.

Há ainda as Colinas de Golã, que abriga antigas fortificações sírias e as aldeias drusas, passando por Banias, a nascente do Rio Jordão. “Uma experiência fantástica é visitar a vinícola israelense, em Katzrin, com vinhedos cercados de vistas deslumbrantes. É espantosa a coleção de vinhos raros e finos. É uma boa oportunidade para desfrutar de um passeio com degustação de vinhos e a explicação sobre o seu processo de produção”, ressalta.

Por fim, o turista poderá descer até a costa do mar da Galiléia e seguir para Cafarnaum, para a visitar as ruínas da antiga sinagoga, o Mount of Beatitudes – local do tradicional “Sermão da Montanha”, e Tabgha, lugar tradicional do “milagre dos pães”.

Nazaré

 

Conhecida como a cidade onde Jesus passou a infância, Nazaré possui a Igreja da Anunciação, construída no local onde os arqueólogos acreditam que o Arcanjo Gabriel apareceu à Virgem Maria. Há também a  Mary’s Well e Joseph’s Church, além da fronteira Sheikh Hussein, atravessando para a Jordânia, local que Renata sugere para completar a viagem.

Jerash

 

Assim que atravessar a fronteira, o primeiro destino é Jerash, cidade de Decápolis, localizada cerca de 45 quilômetros ao norte de Amã. Essa antiga cidade romana com ruas e colunas é famosa pelos banhos e o templo no topo da colina.

Amã

 

Na sequência, pode-se seguir a Amã, com um city tour panorâmico pela capital jordaniana. No caminho, haverá o Museu Arqueológico de Amã, para depois dar um passeio pelo souk, local para desfrutar de iguarias típicas das ruas da Jordânia, falafel e hummus, nos carrinhos de rua populares.

O Monte Nebo é onde Moisés viu a terra prometida. Tendo liderado os israelitas por 40 anos no deserto, ele avistou este ponto impressionante, com um panorama que inclui o vale do rio Jordão, o mar morto, Jericó, as torres e cúpulas do Monte de Oliveiras, além de Belém nas colinas da Judéia, do outro lado do vasto vale.

Madaba

 

Na cidade de Madaba está a Igreja de São Jorge e o Museu Arqueológico. Por lá, há o Parque, a Igreja dos Apóstolos e o Museu Madaba. “Depois, visite Umm ar-Rasas, um dos sítios arqueológicos da Jordânia e também patrimônio histórico mundial com sua importante e movimentada rota de caravanas. O impressionante piso de mosaico do St. A Stephen Church apresenta medalhões comemorativos de todos os primeiros locais de peregrinação cristã da região e as extensas ruínas também incluem uma das primeiras torres estilistas da área. Local de moradia de um eremita bizantino que morava no topo da torre e pregava aos visitantes da peregrinação”, conta.

Petra

 

A quarta cidade para visitar na Jordânia é Petra, a principal entre as muitas riquezas arqueológicas do país e Patrimônio Mundial da UNESCO. A cidade foi fundada pela primeira vez por volta do século VI a.C., pela tribo Nabateu, da Arábia Ocidental. Redescoberta em 1812, permanece na lista de muitos viajantes.

Tesouros arqueológicos escondidos da cidade podem ser descobertos em uma caminhada por um estreito e profundo siq, onde as rochas finalmente dão lugar a revelar a famosa fachada de Al-Khazneh (o Tesouro). Além disso, o intrépido pode subir centenas de degraus cortados em rocha até Ad-Deir. Mais conhecido como Mosteiro, Ad-Deir tem uma fachada semelhante à do Tesouro, mas é muito maior e com vistas aos penhascos.

Petra ganhou notoriedade por ser cenário de filmes, como Indiana Jones e a Última Cruzada.

 Jericó

 

A viagem segue para a cidade que é conhecida como a mais antiga do mundo: Jericó. A primeira parada será em Tel El Sultan, onde escavações revelaram descobertas antigas, entre aquelas paredes de Cananéia desmoronadas, ilustrando a conquista de Jericó por Josué. A árvore do sicômoro é conhecida como a que Zaqueu subiu para obter uma melhor vista de Jesus enquanto ele passava. Há ainda o Monte Tentação e o Mar Morto.

Masada

 

Situada em um penhasco isolado no deserto da Judéia, Masada foi declarada Patrimônio Mundial da UNESCO em 2001. Uma vez lá, é possível subir de teleférico para a fortaleza, que foi a última dos zelotes judeus em sua guerra contra os romanos. O turista confere também as escavações do palácio do rei Herodes, a sinagoga, a casa de banhos e muito mais.

Jerusalém

 

A última cidade a visitar é Jerusalém. Assim que chegar, uma visita à Cidade Velha mostra o Muro das Lamentações. Caminhando pelo Caminho da Cruz, a Via Dolorosa, até o Calvário e a Igreja do Santo Sepulcro, chega-se ao local tradicional da crucificação e o túmulo da ressurreição.

Para o sudoeste, nos arredores da Cidade Velha, fica o Monte Sião, com a tumba tradicional do rei Davi e a sala da Última Ceia. O turista encontrará também o Jardim do Getsêmani, onde Judas traiu Jesus. E no coração de um bairro no centro de Jerusalém, Mahane Yehuda traz sabores, aromas e cores do comércio de multidões, no maior mercado aberto em Israel.

“Faça um passeio até Yad Vashem, o memorial oficial às vítimas judaicas do Holocausto, estabelecido em 1953, localizado no sopé do Monte Hertzl. Na sequência, conheça o Ein Karem, uma pitoresca vila nos arredores do sudoeste de Jerusalém. Esta pequena vila tem um grande significado nas tradições cristãs, pois é lá que, de acordo com a tradição, João Batista nasceu”, conclui.

Continuando até o Santuário do Livro do Museu de Israel, o viajante encontra os famosos Pergaminhos do Mar Morto e, em seguida, o modelo renovado da cidade herodiana de Jerusalém, que remonta à época do Segundo Templo.

Sobre a Single Trips 

A empresa nasceu em 2015, com o propósito de “Não deixe de ser feliz por não ter companhia!”. Cada novo roteiro elaborado pela equipe gera uma rica transformação na vida de cada participante, que permite descobrir novos caminhos incríveis, juntamente com um grupo de pessoas divertidas e o melhor, sem preocupação com hospedagem, guia, passeios, alimentação, atrações e transporte proporcionando uma experiência única. Para mais informações, acesse https://www.singletrips.com.br/ ou pelas redes sociais @singletrips.

Sobre Renata Guedes

A fundadora da agência Single Trips   quando terminou um relacionamento duradouro, sentiu-se totalmente sozinha, sem amizades, sem energia e com baixa autoestima. Percebeu que poderia fazer algo para as pessoas, que como ela, não tinham perspectiva para curtir a vida sozinha. Ela reagiu! Decidiu que não seria alguém que desistiria de viver um sonho por estar solteira e foi buscar em grupos de viagem a companhia que faltava. Depois do primeiro roteiro deste tipo, ela se descobriu e mergulhou fundo no mundo dos solteiros viajantes.

Fez várias viagens deste tipo. E um belo dia, quando a ideia de estar solteira já não a assustava mais, ela decidiu que precisava ajudar outras pessoas que estavam passando pela mesma situação que ela tinha passado. Trocou a fisioterapia pelo turismo e passou a ajudar as pessoas trazendo autoestima, segurança e companhia. Criou a Single Trips, uma agência de viagens especializada em roteiros para solteiros, cujo objetivo é promover experiências compartilhadas e novas amizades.

 

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments