domingo, junho 16, 2024
HomeNoticiasEstadoGabinete Militar do Governador do Estado de Minas Gerais e Defesa Civil...

Gabinete Militar do Governador do Estado de Minas Gerais e Defesa Civil são os novos parceiros do aplicativo PROX, da Cemig

Aplicativo reúne dados operativos em tempo real e informações sobre a gestão de riscos de usinas da Cemig e barragens de mineradoras em todo o Estado

A Cemig e o Gabinete Militar do Governo do Estado de Minas Gerais oficializaram, nesta terça-feira (23/4), no edifício-sede da companhia, em Belo Horizonte, um termo de cooperação técnica para a utilização do aplicativo PROX. A sonelidade contou com a participação de representantes da companhia, da Defesa Civil Estadual, do  Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), dentre outros.

 

De acordo com Reynaldo Passanezi Filho, a assinatura do convênio com o Gabinete Militar do Governo do Estado de Minas Gerais e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil solidifica ainda mais a importância do aplicativo PROX para a população mineira.

“O aplicativo PROX agora é uma ferramenta de gestão de riscos que amplia significativamente a segurança da população, por meio de tecnologia e da cooperação entre empresas e poder público.  As empresas precisam ser protagonistas das mudanças e estamos trazendo gestão de riscos e educação para as pessoas”, destaca o executivo.

 

O chefe do Gabinete Militar do Governador e Coordenador Estadual de Defesa Civil, Carlos Frederico Otoni Garcia, destaca a parceria com a Cemig e a utilização do PROX para a entidade.

 

“Para fazer prevenção é necessário conhecer os riscos e o PROX permite conhecê-los, proporcionando a realização de um mapeamento geológico e hidrológico. Além disso, temos a possibilidade de aperfeiçoar cada vez mais essa ferramenta para que ela possa atender na plenitude as ações da Defesa Civil”, salienta.

 

Um dos primeiros parceiros da Cemig no aplicativo PROX, o presidente IBRAM, Raul Jungmann, ressalta a abrangência da ferramenta e sua possibilidade de disponibilizar informações seguras e confiáveis à população.

 

“Esse aplicativo se constitui em uma ferramenta fundamental para a cidadania, para os governos, para as Defesas Civis, para o Corpo de Bombeiros e para todos e todas que, de uma maneira ou de outra, tem uma relação com as instalações de geração de energia da Cemig e com o setor mineral brasileiro. Esse é o primeiro aplicativo voltado à estimativa de riscos, de uma maneira muito mais ampla de que qualquer outro que tenho conhecimento. É uma excelente alternativa para levar informação segura e confiável à população”, afirma.

Além de disponibilizar dados em tempo real das usinas e das barragens de mineradoras, os usuários cadastrados no PROX também recebem alertas de segurança, com base em informações fornecidas pelos parceiros e dos agentes de resposta, como os órgãos públicos de Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar.

 

O convênio também prevê, para os próximos meses, treinamento de setores da Defesa Civil Estadual por parte da Cemig para envio de alertas, cadastro de áreas de risco, populações vulneráveis e divulgação de temas de Defesa Civil.​

 

Conheça o aplicativo PROX

Desde 2019, a Cemig disponibiliza à população e aos órgãos de defesa civil de todo o Estado o aplicativo PROX, uma ferramenta de gestão de risco que também visa estreitar o relacionamento com a comunidade com informações acerca da variação dos níveis e vazões dos rios e reservatórios das Usinas Hidrelétricas e Pequenas Centrais Hidrelétricas da área de concessão da companhia.

 

A Plataforma PROX é uma poderosa ferramenta web (site de computador) e app (aplicativo para celular) de apoio às Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil – órgãos responsáveis pela execução, coordenação e mobilização de todas as ações de defesa civil em suas cidades. O PROX é um meio de comunicação com fontes confiáveis, para que a população conheça os seus riscos, saibam como e quando agir durante situações críticas. Para as usinas Cemig, é possível acompanhar as informações dos reservatórios e pontos de monitoramento nos rios do entorno. É possível verificar, como por exemplo, o quanto de água que entra no reservatório e o quanto que sai, sempre atualizadas em tempo real.

 

O aplicativo também tem um perfil específico para os órgãos de Defesa Civil Municipal, que permite um contato permanente com os coordenadores desses agentes de resposta dos municípios. Eles são avisados previamente, via “mensagens e alertas”, sobre todas as informações inerentes ao status da operação do reservatório ou barragem. Na plataforma web, os órgãos de proteção e defesa civil também têm acesso à visualização dos mapas de inundação para cenários de cheias e rupturas hipotéticas, além da possibilidade de definição de rotas de fuga, cadastramento da população potencialmente impactada e o envio de alertas prévios para celulares cadastrados nas áreas selecionadas.

 

aplicativo PROX está disponível gratuitamente para download nas plataformas IOS e Android.

 

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments