domingo, julho 14, 2024
HomeEntretenimentoFragmentos - turnê de dança, espetáculos e workshops: BH, Sabará, Ouro Preto

Fragmentos – turnê de dança, espetáculos e workshops: BH, Sabará, Ouro Preto

Ballet e Classe realiza espetáculos e oficinas gratuitas em três cidades mineiras. De Junho a Setembro, em BH, Sabará e Ouro Preto.

Em projeto realizado com os benefícios da Lei Paulo Gustavo, o Ballet e Classe, no ano de comemoração do seu 18° aniversário, leva dança e aprendizado a três cidades mineiras, a partir do dia 16 de junho. Belo Horizonte – sede do estúdio –, Sabará e Ouro Preto recebem até setembro, 12 espetáculos e workshops de ballet clássico e contemporâneo, incentivando e promovendo a formação em dança. Todos os eventos têm entrada franca. 
FRAGMENTOS
Sob a direção de Margot Sales e com coreografias de Diego López e Margot Sales, o espetáculo “Fragmentos” tem como objetivo mostrar várias vertentes da arte de dançar ballet – do Clássico ao Contemporâneo. Fragmentos de cenas de obras inéditas do Ballet Contemporâneo do SÉC XXI e trechos de obras consagradas do Ballet Clássico de Repertório, compõem essa montagem apresentada por um elenco jovem, que desempenha, com maestria, a arte de dançar e encantar públicos de várias faixas etárias. Holocaustos, I can’t breathe, Carmen, Morte do Cisne, Cisne Amargo, Bela Adormecida e Coppelia estão entre as fontes do grupo.
No elenco: Amanda Monteiro, Ana Beatriz Almeida, Anne Elise Prisco, Arthur Alcântara, Camila Salles, Catharina Souza, Cora Martins, Gabriel Pinter, Isabela Lamêgo, Isabela Marteleto, Joana Barra, Júlia Rezende, Ketlley Marques, Lauanda Flayra, Léo Soares, Lua Santos, Luiza Rocha e Mariana Santos.
A programação vai de junho a setembro e todos os eventos contarão com acessibilidade física, comunicacional e interpretativa – incluindo intérprete de libras para as apresentações. Classificação etária; 10 anos.
AGENDA:
16 de junho, domingo, 15h e 19h
Teatro da Maçonaria – Av. Brasil, 478 – Belo Horizonte – MG
20 de junho, quinta-feira, 15h e 19h40:
Teatro Municipal – Rua Dom Pedro II s.n. – Centro Histórico – Sabará – MG
30 de junho domingo, 15h e 19h:
Teatro da Maçonaria – Av. Brasil, 478 – Belo Horizonte – MG
4 de julho, quinta-feira, 20h:
Casa da Ópera – Rua Brigadeiro Musqueira, 104 – Ouro Preto – MG
6 de julho, sábado, 9h e 11h:
Centro Universitário UNIBH2 – Av. Professor Mário Werneck, 1685 – Buritis – Belo Horizonte – MG
*contará com a presença dos alunos da UNIBHFIT Grupo de Dança/Extensão.
31 de agosto, sábado, 20h:
Casa da Ópera – Rua Brigadeiro Musqueira, 104 – Ouro Preto – MG
8 de setembro, domingo, 15h e 19h:
Teatro da Maçonaria – Av. Brasil, 478 – Belo Horizonte – MG
MARGOT SALES E BALLET E CLASSE, 18 ANOS
O Ballet e Classe foi fundado por Margaret Carvalho Sales, conhecida como Margot Sales, sua diretora artística.
Margot, fundadora e diretora artística do Ballet e Classe, é formada como professora pela RAD – Royal Academy Of Dance London, bacharel em Educação Física e Fisioterapia, curadora da Companhia Escola Séc. XXI e administradora do Centro Cultural do Teatro da Maçonaria. Iniciou seus estudos de ballet, aos 18 anos, graças a uma matrícula dada por um amigo, no Studio Joaquim Ribeiro em Santa Efigênia onde permaneceu até os 21 anos. Em seguida, foi para o Centro Mineiro de Danças Clássicas, seguido pelo Ballet Cristina Helena, Teatro Sesiminas e Marta Guerra.  Mais tarde, retornei ao Centro Mineiro de Danças Clássicas, onde dedicou-se, não somente como bailarina, mas, iniciou sua carreira como professora da RAD.
Em outubro de 2004, prestou o exame da RAD. Em 2005, partiu para Londres para buscar seu diploma de professora e entrar para uma rede internacional de professores.
Ao retornar, fundou o Studio Margot Ballet e Classe, como era chamado. Ainda sem sede, porém com respeitabilidade, levando nove bailarinas para o Concurso de Araxá/MG. Neste evento, foi lançado o Studio Margot Ballet e Classe. Na bagagem de volta à capital mineira, 15 dos 17 prêmios em competição.
A partir daí veio a primeira sede e espaço próprio, no Bairro Santa Efigênia e o nome passou a ser Studio de Dança Ballet e Classe.   Já de posse de seu Membreship concedido pela Rad Royal Academy Of Dance Londres, abriu frentes para muitas parcerias mantidas até o atual momento.  O Ballet e Classe passou a ministrar aulas de ballet em escolas e colégios de Belo Horizonte. Em 2005, Ballet e Classe fez seu primeiro repertório. Margot lembra-se do importante apoio da amiga, Márcia Dias, que cedeu seus alunos para completar o elenco. Nascia “Dom Quixote”.
Em 2006, o Ballet e Classe já contava com alunos suficientes para seu próprio corpo de baile e passou a participar de vários concursos dentro e fora de Minas Gerais.  Colecionaram vários prêmios:  melhor conjunto de obras de repertório, melhor figurino, melhor bailarino, bailarina, bailarina revelação, prêmios em dinheiro e bolsas para Summer no exterior.
Em 2007, Margot Sales teve a oportunidade de voltar a Londres e se aperfeiçoar como professora. Desta vez, levou três alunas para fazer um curso de quinze dias e participar de uma montagem coreográfica pós-curso.
Na primeira sede, onde o Ballet e Classe permaneceu por 14 anos, Margot desenvolveu 14 ballets de repertório completos, oito ballets de autoria própria, dois galas (1 de 5 anos e outra dos 10 anos) e um ballet beneficente chamado Artidário de Dança, que contou com o apoio da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais e renda revertida para um asilo. Valorizando a reponsabilidade social, o Ballet e Classe, produziu, ainda, anualmente, um ballet com arrecadação de sabonetes pra Colônia Santa Isabel e dois espetáculos com doações para LBV.
Em 2018, após entregar o espaço, o Ballet se estabeleceu por um ano, no Studio It.  Mudou-se para uma linda casa na Serra que sediou um grande concurso chamado Mostra Dança.  Durante uma semana, mais de 50 bailarinos de vários estados do Brasil e professores nacionais e internacionais passaram por lá.
Com a pandemia, vieram as aulas online e a produção de um vídeo de dança, com cada um na sua casa, respeitando as regras de isolamento.
Mesmo com a pandemia, uma aluna ganhou um prêmio mundial da dança, pela Royal Ballet School. Este prêmio abriu portas para que a escola ficasse por semanas na mídia nacional e internacional e com essa repercussão a aluna Sophia Heringer foi agraciada com diversas bolsas de estudo no exterior. Ela fez sua opção por uma escola na Suíça onde ficará por cinco anos.
O Ballet e Classe transferiu sua sede para o Centro Cultural Teatro da Maçonaria. Os alunos receberam o privilégio do exercício de suas atividades dentro do teatro, tendo à disposição toda sua infraestrutura, fazendo aulas no palco, respirando cultura.
Em 2022, o Studio Ballet e Classe incorporou à sua equipe, um coreógrafo internacional, Diego López (Argentina), ex-primeiro bailarino da Ópera de Munique. Lopez possui duas obras tombadas como Patrimônio da Humanidade, pela Unesco. O profissional está desenvolvendo uma Companhia Escola em parceria com o Ballet e Classe, dentro do Teatro – a “Companhia Século XXI”.
O ano de 2023 começou com muitos trabalhos internos e concursos. Em abril, Margot Sales foi homenageada pelo Instituto Cultural RV, na Câmara Municipal de São Paulo, através da renomada Jacy Rhomrs e pela vereadora Edir Sales, por ocasião do Dia do Ballet Clássico. Em agosto, o Ballet e Classe teve a honra de promover a Gala de Despedida da bailarina Sophia Heringer.
Para encerrar o ano, o Ballet e Classe seguiu as comemorações dos seus bem-vividos anos, de vida, produzindo cinco espetáculos.
Entre eles estão duas Mostras Coreográficas de escolas parceiras (Miudinhos Centro Educacional Infantil, Trilha da Criança, Escola Jardim II e Colégio Logosófico – unidade do Funcionários). Momento valioso de interação das crianças com bailarinos profissionais e estudantes e a chance de viver esse momento mágico de estar no palco, com plateias especiais.  O ano de atividades terminou com o espetáculo “Coppelia”.
Em, 2024, Margot Sales consolidou sua certificação em Dança Contemporânea pela Rambert Grades. Trata-se de mais uma valiosa certificação inglesa para o Ballet e Classe, que passou a ser a ser a primeira escola de Ballet em BH afiliada à Rambert Grades. Celebrando 100 anos de existência, a Rambert School (Londres) existe como uma importante referência mundial. Com a nossa conquista, os alunos Ballet e Classe poderão receber mais um certificado internacional. A partir deste momento, nasceu o curso de Dança Contemporânea Europeia Criativa Infantil, destinado às crianças – meninos e meninas – com 7 anos ou mais, abrangendo meninos.
DIEGO LÓPEZ
Um dos coreógrafos de “Fragmentos”, o argentino Diego López está desenvolvendo uma Companhia Escola em parceria com o Ballet e Classe, dentro do Teatro – a “Companhia Século XXI”. Diretor Artístico e coreógrafo da Cia. SÉC XXI, Diego López formou-se na Argentina, como Professor e Mestre Nacional de Danças e de Folclore, coreógrafo e diretor teatral. Ex-primeiro bailarino do Staatheater am Gartnerplatz de Munique, Alemanha.
Premiado por Rudolf Nureyev e críticos de arte como “Melhor bailarino estrangeiro” (Alemanha, 1987). Foi ‘maitre’ de Ballet do Gartnerplatz e ministrou aulas em grandes companhias como: Ópera de Tokio, Rambert Dance Company, Cia. Deborah Colker, entre outras.  Coreógrafo para o Victoria Australian Ballet e Ballarat Company, entre vários.  Duas obras de sua autoria: “Psicotango” e “Los cuatro jinetes del Apocalipsis” foram tombadas pela ONU – Organização das Nações Unidas, nos EUA, como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, em memória do “Ano Internacional” pela Paz.
Criado pelo Studio Ballet e Classe, o projeto Fragmentos, de n° 14170 – 275804, integra o Edital LPG 09/2023 – Programa de mobilidade de artistas, grupos e técnicos. Apoios: Secretaria Municipal de Cultura de Sabará, Teatro Municipal de Ouro Preto – Casa da Ópera, UNIBH e Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais. Realização: Lei Paulo Gustavo – Ministério da Cultura.
Informações adicionais: 
IG @balleteclasse 
Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments