A Fórmula 1 está se reinventando e se tornando uma poderosa plataforma de entretenimento global, muito além de um simples campeonato automobilístico. Tradicionalmente conhecida por sua base de fãs predominantemente adulta, a F1 está adaptando sua estratégia para alcançar novas gerações de consumidores, firmando parcerias estratégicas com gigantes da indústria de brinquedos como LEGO e Hot Wheels.
O ano de 2024 marcou um crescimento significativo para a franquia F1 na indústria de brinquedos do Brasil. Segundo a Circana, empresa global de data tech para análise do comportamento de consumo, os brinquedos relacionados à F1 cresceram impressionantes 1000% no período de janeiro a setembro, em comparação ao mesmo período de 2023. Os blocos de construção representam mais de 80% das vendas de produtos com temática da F1 no período, liderados pela LEGO com o modelo McLaren Senna, que homenageia os 30 anos do legado do ícone Ayrton Senna, já faturando mais de R$ 3,6 milhões em 2024.
Além disso, a mudança na estratégia da F1 reflete um aumento no interesse de jovens pelo esporte. Atualmente, mais de quatro milhões de crianças de 8 a 12 anos seguem ativamente a F1 na União Europeia e nos EUA. Nas redes sociais, 54% dos seguidores no TikTok e 40% no Instagram têm menos de 25 anos, impulsionados por iniciativas como a série “Drive to Survive”, que atraiu um público mais jovem e feminino.
Essas colaborações não só ampliam a base de fãs da F1, mas também fidelizam crianças e jovens, criando uma conexão emocional com o esporte. A Hot Wheels, por exemplo, lançou o Single 1:64 Assortment, que foi o brinquedo mais vendido globalmente em 2023, com mais de oito bilhões de carros vendidos em meio século. Além disso, a F1 dará as boas-vindas à Hot Wheels nos Grandes Prêmios, promovendo ativações que unirão famílias e celebrarão essa parceria em eventos selecionados a partir da temporada de 2025.
Outra parceria é com o The LEGO Group, que resultará no lançamento de produtos LEGO inspirados na F1. A linha incluirá conjuntos LEGO DUPLO para crianças em idade pré-escolar e conjuntos de tijolos para todas as idades. A LEGO, que é reconhecida mundialmente, está trazendo a criatividade e a diversão para o universo da Fórmula 1.
“Dessa forma, a Fórmula 1 está não apenas promovendo sua imagem, mas também contribuindo para o desenvolvimento de uma cultura automobilística que pode durar por gerações. Essas colaborações inteligentes posicionam a F1 como uma marca que celebra a velocidade, criatividade e diversão, garantindo que novas gerações se apaixonem pelo esporte”, analisa Guilherme Bocchi, gerente de contas da Circana.
Sobre a Circana
A Circana é uma empresa global de data tech para análise do comportamento de consumo. A companhia conta com a Liquid Data®, uma exclusiva plataforma de dados que atualmente é a mais avançada do mundo para monitorar o comportamento do consumidor. Dessa forma, a Circana proporciona aos seus clientes ampla eficiência de entendimento de mercado e permite decisões melhores e mais assertivas. Com profundo conhecimento especializado e entendimento por completo do consumidor, a companhia transforma a complexidade em clareza e oferece dados que ajudam cerca de 7 mil das principais marcas e varejistas do mundo a agirem estrategicamente e impulsionarem seus negócios. Saiba mais em www.circana.com.
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