quarta-feira, junho 12, 2024
HomeNoticiasCulturaFestival Hip House – Edição Underground – acontece nos dias 3 e...

Festival Hip House – Edição Underground – acontece nos dias 3 e 4 e dezembro com passeio turístico por pontos ligados à cultura urbana na cidade

Belo Horizonte tornou-se nacionalmente conhecida como um dos pólos da cultura Hip Hop, movimento que neste ano celebra 39 anos da sua chegada à cidade e ao Brasil como um todo. O início de tudo remete aos anos de 1983 e 1984, quando jovens saíram de suas casas para ocupar as ruas com a dança do break. Lugares como a Praça Afonso Arinos, o Terminal turístico JK e a Praça da Estação foram palcos destes movimentos iniciais, com grupos como a Break Crazy e a Break Machine, alguns dos primeiros coletivos de dança de rua da cidade. Tantos anos depois a cidade segue consolidada com os movimentos urbanos, com eventos de grande reverberação como o Duelo de MCs, o Duelo de MCs Nacional, Palco Hip Hop, entre outros.

Com o objetivo de celebrar este movimento que já faz parte da paisagem urbana e demarca pontos importantes da cidade, o Festival Hip House – Edição Underground vai realizar nos dias 3 e 4 de dezembro, no período da tarde e noite, um roteiro turístico que visitará alguns pontos que demarcam essa história, inclusive para as novas gerações.

Espaços e estabelecimentos como o Viaduto Santa Teresa, Avenida Sapucaí, Bar Um Bom Lugar, Museu de Artes e Ofícios, Teatro Espanca, Praça da Estação, 2Black Beer, Sula – Comida & Cultura, Mi Corazón, painéis e murais do projeto Cura Art no Centro de BH, Centro de Referência da Juventude (CRJ), estão incluídos.

Todo o percurso contará com guias de turismo e agentes culturais além de intérpretes de Libras. O projeto foi idealizado pelos produtores culturais Luan Lima, Letícia Fox, Vitor Gonzaga e Wesley de Oliveira Castro.

O Festival Hip House – Edição Underground é um projeto gratuito viabilizado via edital de chamamento público 009/2022 da Belotur

Incentivo: Belotur e Prefeitura de Belo Horizonte

 

Programação:

3 de Dezembro de 2022 (Sábado):

– Praça da Estação (Ponto de Encontro Inicial);

– Painéis do Cura Art no Centro;

– Centro de Referências da Juventude – Performance do grupo de danças urbanas “UBDI Crew”;

– Viaduto Santa Tereza – Performance do DJ Pooh (integrante do grupo Face 3 DJ’s);

– Sula – Comida & Cultura – Performance musical do Rapper Drizzy (finalista do Duelo de MC’s Nacional 2017);

– Mi Corazón – Performance do DJ Eddy Alves.

4 de Dezembro de 2022 (Domingo):

– Praça da Estação (Ponto de Encontro Inicial);

– Teatro Espanca – Performance de danças urbanas (Hip Hop Free Style) do artista Jonathan Miranda (integrante do grupo Berowzonte);

– Museu de Artes e Ofícios – Performance musical da artista Tamara Franklin;

– 2Black Beer – Performance de Live Painting (Graffiti ao vivo) do artista Ed-mun PDF;

– Bar Um Bom Lugar – Performance musical da artista Iza Sabino.

Sobre o Festival Hip House

Idealizado e organizado por jovens produtores de BH e Região Metropolitana, a primeira Edição do Festival Hip House aconteceu nos dias 07 e 14 de abril de 2019 no Centro Cultural Urucuia e Centro Cultural Vila Marçola, respectivamente, contando ao todo com um público de 833 pessoas, contando com palestras, apresentações de DJs, apresentações de dança, MCs e realização de graffites.

A 2ª edição aconteceu nos dias 10, 11, 17 e 18/10/2020 com a produção de shows virtuais no Youtube e palestras virtuais no Instagram, contemplando na programação artistas solo do rap regional, oficina de Graffiti e palestras sobre a cultura Hip Hop, atingindo um público de mais de 700 pessoas através do Youtube e Instagram.

Em suas duas primeiras edições, o Festival foi responsável pela contratação direta de aproximadamente 150 profissionais, entre seguranças, produtores, técnicos, artistas, assistentes, dentre outros, fortalecendo a cadeia produtiva das artes urbanas da cidade.

Serviço
O que: Festival Hip House – Edição underground

Quando: 3 e 4 de dezembro

Ingressos: https://bit.ly/3GsBuU5

Evento gratuito

Contato para entrevistas:

Luan Lima – 31 9368-2908

Letícia Fox – 31 9276-2148

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments