quarta-feira, junho 12, 2024
HomeEntretenimentoFestival de Música de Itabira (MG) em sua segunda edição traz participação...

Festival de Música de Itabira (MG) em sua segunda edição traz participação de Marcos Catarina

O músico vai apresentar xote inédito com banda neste festival em forma de concurso na terra de Drummond

O músico, cantor e compositor Marcos Catarina participará da segunda edição do Festival de Música de Itabira (MG), que retoma suas atividades pós pandemia, e acontecerá entre os dias 12 e 14 de maio, na terra do escritor e poeta Carlos Drummond de Andrade, mais precisamente na Fazenda do Pontal, que foi moradia do escritor.

Marcos, acompanhado de uma banda, vai interpretar a música inédita “Saudade em Tempos de Cólera”, em ritmo de xote, juntamente dos músicos Zequinha Coelho, Xandão da Zabumba e Denys do Acordeon. Marcos Catarina apresenta-se no concurso no segundo dia, dia 13 de maio, sexta-feira.

O FESTIVAL

O Festival da Música de Itabira retoma nesse ano para a sua 2ª edição. O evento organizado e produzido pela Prefeitura de Itabira, por meio da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), conta com a parceria da agência Origami Propaganda, e tem como objetivo movimentar e incentivar a produção autoral local. O evento faz parte do plano de metas da atual gestão municipal que consiste na realização de dez festivais ao longo de 2022.

O Festival, que teve a sua 1ª edição em 2016, irá premiar as melhores apresentações de artistas solo, duo, trios e bandas. A proposta é promover o intercâmbio musical entre artistas de todo o Brasil, fomentando a produção autoral e musical genuinamente brasileira e movimentando o cenário regional, e também destacando o seu papel sociocultural.

As apresentações serão avaliadas pela comissão técnica do festival. Dentre os critérios a serem avaliados estão: musicalidade, originalidade, afinação, performance, dentre outros. A premiação do grupo revelação será definida pelo júri popular. Além da premiação para os dois primeiros lugares, haverá uma categoria de votação on-line exclusivamente voltada para o público.

SOBRE O MÚSICO MARCOS CATARINA

Marcos Catarina é um cantautor mineiro que define seu estilo como popular, mas com sofisticação literária. Desde a adolescência busca se expressar através do cancioneiro popular, pela forte influência do pai, José Delfino Catarina, e dos irmãos que também são cantores e compositores, como o consagrado cantor Vander Lee e sua irmã Ivania Catarina.

Com dez anos de carreira percorridos, e dois CDs gravados, “Entre Canções” e “Leve”, o cantor tem centenas de canções de alto nível. Sua formação passa por estudar música na Bituca Universidade de Música Popular Brasileira, com mestres como Yan Guest, Babaya e Gilvan de Oliveira, tendo se apresentado em vários teatros de Belo Horizonte, como Cine Brasil e o Palácio das Artes e compartilhando o paco com nomes como o Grupo Ponto de Partida, Dona Jandira entre outros. E sua formação não fica por aí, tendo já pós-graduação em História da Arte.

Seus projetos originais e em torno da música já são sucesso no imaginário popular. Catarina realiza sazonalmente o “Baile dos Românticos”, espetáculo onde homenageia vários compositores brasileiros, e é também criador do “Bloco de Carnaval Românticos São Loucos”, que também faz uma homenagem a seu irmão, o grande compositor mineiro Vander Lee. Seu último show antes da pandemia, com o criativo nome de “Todo In Canto do Rio”, trazia canções autorais que remetiam as águas, aos rios e as marés.

O repertório de Marcos inclui também releituras de canções consagradas como a música “Estrela”, gravada por Maria Betânia; “Do Brasil”, “Esperando aviões” e “Iluminado”, todas gravadas por Daniela Mercury; “Pra ela passar”, “Galo e Cruzeiro” e “Românticos”, gravadas por Fábio Junior; “Contra o Tempo”, gravada por Rita Benneditto; e “Onde Deus Possa me Ouvir” gravada por cantores como Gal Costa, Elba Ramalho, Padre Fábio de Melo, Leila Pinheiro, entre tantos outros.

Marcos também tem um vasto currículo de participações e prêmios em festivais. Antes da pandemia, esteve nos principais Festivais da Canção do Brasil, tendo sido premiado como Melhor Intérprete no Festibar, ficando em quarto colocado no Festival de Pedro Leopoldo (MG), em terceiro lugar no Cantalão em Divinópolis (MG), em segundo lugar no Festival de Conceição do Mato Dentro (MG), e em primeiro lugar nos Festivais da Canção de Alvinópolis (MG) e de Grão Mogol (MG).

Com uma carreira que já é internacional, pisou em palcos na Europa, mais precisamente na França e na Bélgica, além de Peru e Chile na América Latina.

SERVIÇO

APRESENTAÇÃO DE MARCOS CATARINA NO 2º FESTIVAL DE MÚSICA DE ITABIRA (MG)

Música inédita: “Saudade em Tempos de Cólera”.

Data: 13 de Maio de 2022 (sexta-feira).

Local: Fazenda do Pontal

Endereço: Rua Maria Julieta, S/N – Bairro Campestre – Itabira (MG).

Organização: Prefeitura de Itabira e Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA).

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments