terça-feira, maio 21, 2024
HomeEntretenimentoFesta Portuguesa 2022 volta ao presencial com restaurantes portugueses, música e folclore,...

Festa Portuguesa 2022 volta ao presencial com restaurantes portugueses, música e folclore, no entorno do Museu Abílio Barreto

EVENTO ACONTECE NO DIA 11 DE JUNHO E CONTA COM DIVERSAS ATRAÇÕES CULTURAIS E GASTRONÔMICAS

No 11 de junho, a tradicional Festa Portuguesa chega à sua 11ª edição e volta ao entorno do Museu Abílio Barreto com atrações gastronômicas e culturais, celebrando a integração entre Brasil e Portugal. Entre 10h e 20h, os melhores restaurantes típicos da cidade apresentam suas gastronomias e participam de cozinhas-show. Artesanato e programação musical de artistas brasileiros e portugueses também completam a celebração.

A Festa, promovida pela Câmara Portuguesa de Minas Gerais, celebra o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. “A 11ª edição da Festa Portuguesa tem como objetivo estreitar cada vez mais os laços socioculturais entre Brasil e Portugal; e neste ano a nossa festa é ainda mais significativa pois celebramos os 200 anos da independência do Brasil. Será uma verdadeira celebração enogastronômica na qual destacamos a harmonização dos vinhos brasileiros com a gastronomia portuguesa!” diz Carlos Alberto Lopes, presidente da Câmara Portuguesa de Minas Gerias.

Entre os participantes, estão as casas que carregam um DNA português em suas receitas e histórias, para que o público possa se deliciar com sabores vindos do além-mar e que fazem parte da raiz da cultura mineira. Dentre os participantes estão Caravela, Restaurante do Porto, Tugas Culinária de Portugal, Doces de Portugal, Capitão Leitão e Casa di Maria.

O estabelecimento Doces de Portugal apresenta pratos tradicionais como Pastéis de Nata, Quindim, Pastéis de Coco, Travesseiro de Sintra e Empadas de Bacalhau. Para Nuno Afonso, proprietário, a Festa Portuguesa é um momento de encontrar os amigos, festejar em um ambiente agradável e ótima gastronomia. “Este ano, em especial, estamos muito felizes de poder ter estes momentos de convívio. A Festa Portuguesa é muito importante para podermos aproveitar um pouco da cultura e gastronomia portuguesas. Minas tem muito do jeito de ser português, nossas cidades históricas são um pedacinho de Portugal no Brasil. É ótimo ter esse momento para relembrar as origens”, ressalta.

Outros ingredientes que não podem ficar de fora são o porco e o frango. O chef Humberto Papel, do Tugas Culinária Portuguesa, explica que frango e costelinha suína são habituais no cardápio, mas traz versões diferentes. Dentre as receitas estão o Frango com Churrasco Portuga e o curioso “Punheta na Brasa”. “É a nossa leitura de um prato de bacalhau bem tradicional em Portugal. Tem um nome bastante engraçado para os brasileiros e, sim, para os portugueses o significado é o mesmo. Mas na verdade, o nome do prato atribui-se ao fato de como o bacalhau é dessalgado embaixo de água corrente, com as mãos do chefe a correrem para cima e para baixo no intuito de retirar as pedras de sal. Nossa proposta considera um bacalhau assado no carvão (originalmente seria cru), cebola assada e batata à murro”.

Para Cristóvão Laruça, chef que comanda os restaurantes Capitão Leitão e Caravela, que também integram a programação, é grande a expectativa em estar de volta em uma das melhores festas portuguesas do país. “Como manda a tradição, não faltará pratos com arroz, algo tão forte na culinária lusitana e também na mineira. No estande do Caravela, o público vai encontrar, por exemplo, arroz de bacalhau e arroz de polvo”. A casa também traz no cardápio o Bacalhau à Brás, um dos pratos mais populares na região de Lisboa, bolinhos de bacalhau (inclusive com pasta de azeitona) e pastéis de Belém.

No Capitão Leitão, o chef também selecionou pratos típicos para o menu. Será possível saborear Arroz de Leitão; Bifanas de Porco, um sanduíche muito típico de Portugal; além de Tiras de Porco e Pastel de Angu “uma união de Minas Gerais e Portugal, com o pastel famoso de Conceição de Mato Dentro com nosso querido Bacalhau”, revela.

Já o Restaurante do Porto, um dos mais tradicionais de BH com 52 anos história, apresenta a Mariscada de Bacalhau brincando com os ingredientes como frutos do mar e bacalhau, uma homenagem à mãe do proprietário Leonardo Duarte, que tinha um sonho em ter uma casa em Cascais, uma estância balneária, que fica à meia-hora de Lisboa. “É sempre uma expectativa gostosa de estar na festa. É a oportunidade de mostrar o restaurante para um público amplo, uma troca de experiências com os outros restaurantes, viver um pouco da cultura portuguesa, trajes e gastronomia. O público adora a festa e estava ávido para voltar a ter esse contato. Iremos dar um show para os visitantes”, finaliza.

O encontro é uma ótima oportunidade para quem quer conhecer um pouco mais a cultura e também para que brasileiros e luso-descendentes tenham uma grande confraternização. Além das atrações gastronômicas, o evento também traz apresentações musicais e artísticas que tornam toda a experiência ainda melhor, permitindo uma imersão integral e criando a atmosfera ideal em um ambiente arborizado e aconchegante para apreciar de maneira completa a programação luso-brasileira.

A Festa Portuguesa tem patrocínio da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Cervejaria Verace. Realizadores: Câmara Portuguesa de Minas Gerais, Consulado de Portugal em Belo Horizonte e Centro da Comunidade Luso Brasileira de BH.

 

SERVIÇO:

11ª Festa Portuguesa

Data/horário:  11 de junho, das 10h às 20h.

Local:  Entorno do Museu Histórico Abílio Barreto

  • Rua Bernardo Mascarenhas

  • Rua Josafá Belo

  • Rua Ten. Renato César

  • Área externa do Museu Histórico Abílio Barreto

  • Praça Prof Godoy Betônico

Acesso gratuito, com doação espontânea de alimentos para as obras sociais da Paróquia de Santo Inácio de Loyola.

Mais informações: https://www.instagram.com/festaportuguesabh/

https://www.camaraportuguesamg.com.br/

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments