sexta-feira, março 1, 2024
HomeNoticiasCidadeFa.vela, Transvest, Senac, Cineart e Shopping Cidade realizam evento de capacitação de...

Fa.vela, Transvest, Senac, Cineart e Shopping Cidade realizam evento de capacitação de pessoas TRANS

Evento busca proporcionar novas perspectivas para todas as pessoas com identidades trans: transgêneros, transexuais e travestis

Conectar pessoas trans ao mercado de trabalho é uma das formas de integrar essa população na sociedade e proporcionar oportunidades de uma vida digna e justa. Segundo levantamento da Associação Nacional de Trans e Travestis (Antra), mais de 90% da comunidade recorre à prostituição em algum momento para sobreviver e apenas 4% têm emprego formal no Brasil. Para trazer luz ao tema e fortalecer o processo de inclusão, em 27 e 29 de abril, o Shopping Cidade e a ONG TransVest, com apoio do Senac, Cineart e da ONG Fa.vela, promovem o programa TRANSformando, voltado à capacitação e inclusão de pessoas trans. As inscrições são gratuitas e ocorrem por meio de um formulário online.

Serão dois dias de palestras pensadas para auxiliar na preparação da comunidade para vagas de emprego. De acordo com a coordenadora do TransVest, Patrícia de Souza Oliveira, o encontro busca promover caminhos para a sustentabilidade social e econômica desse público por meio do estímulo às reflexões sobre autonomia e emancipação. “A partir do empoderamento, da possibilidade de fazer escolhas e da redução do preconceito e estigma social, somos capazes de ampliar as perspectivas das pessoas trans para encarar o mundo”, destaca.

Shopping Cidade_Fachada-Rio-de-Janeiro

Marcela Castro_Gerente de marketing Shopping Cidades_Créditos divulgação
Para o Shopping Cidade, anfitrião e idealizador do projeto, o programa TRANSformando vai muito além da capacitação desses profissionais. “Acreditamos que iniciativas como essa humanizem ainda mais o que dispomos de mais valioso pelos corredores de nosso empreendimento: as pessoas, afinal, é com elas que um shopping se mantém vivo. Nossa engrenagem só funciona porque, além da estrutura e dos lojistas, temos a mão-de-obra necessária para receber bem, acolher, servir, contribuir e, mais importante, fazer tudo isso de maneira democrática e plural, sem distinções”, reforça a gerente de marketing Marcela Castro. Para a gestora, são incontáveis os benefícios deste processo de inclusão para as lojas também no que diz respeito aos negócios. “Além da representatividade, em que as pessoas se reconheçam entre si e se sintam à vontade para se expressar, um ambiente diverso permite uma maior valorização das pessoas e criação de soluções com maior foco nos clientes: mais empáticas, criativas e inovativas para públicos distintos”, endossa.

Nesse sentido, o Senac – instituição que possui mais de 1.500 alunos de inclusão, vai atuar na orientação para o atendimento aos mais diversos públicos do shopping, atravessando questões de raça, gênero, deficiências e idades. A coordenadora de educação inclusiva do Senac, Juliana Gaudencio, reforça a importância da consciência e responsabilidade das empresas, que devem contar com pessoas capacitadas e engajadas na pauta para promoverem mudanças significativas na realidade da população trans.

Nos dois dias, a programação terá início às 9h com um lanche. Na quarta-feira (27), às 9h30, a artista e defensora transexual dos direitos LGBTQIA+, Walkiria La Roche, fala sobre empregabilidade e motivação. Logo após, das 10h30 às 11h30, a pedagoga e professora de MBA em Gestão de Pessoas da Faculdade Senac e da Faculdade de Sabará, Carla Kirilos, aborda o atendimento ao cliente.

Às 9h30, na sexta-feira (29), acontece uma palestra sobre empoderamento e vivência profissional, também conduzida por Walkiria La Roche. Para encerrar o encontro, às 10h30, a diretora-presidente do Fa.vela, Tatiana Silva, e a assistente de projetos da ONG, Lavínni Morais, discutem sobre o empreendedorismo de base favelada. A coordenadora do TransVest ressalta que os ambientes corporativos também têm muito a ganhar com a inclusão e a diversidade. O respeito pelas diferentes identidades de gênero e orientações sexuais pode tornar as organizações mais plurais e acolhedoras, tanto interna quanto externamente.

Depois dos dois dias de projeto, o próximo passo do programa TRANSformando será a captação de lojistas do shopping que tenham disponibilidade de vagas, direcionando os profissionais aos processos seletivo de acordo com seus perfis e interesse.

 

SERVIÇO

Programa TRANSformando

27 e 29 de abril

Horário: 9h às 11h30

Endereço: Rua dos Tupis, 337 – Centro

Local: Sala 3 – Cinema – Piso GG

Acesso: gratuito, através do link

Realização: TransVest e Shopping Cidade – com apoio de SENAC, Cineart e Fa.vela

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments