domingo, julho 14, 2024
HomeEntretenimentoExposição “Ruídos”, de Berna Reale segue em cartaz no CCBB Belo Horizonte...

Exposição “Ruídos”, de Berna Reale segue em cartaz no CCBB Belo Horizonte até 10 de junho

A Mostra, que faz um recorte da produção da artista paraense, denuncia a violência contra os grupos sociais mais vulneráveis, em especial as mulheres

O público tem a oportunidade de conferir no CCBB BH, até o dia 10 de junho, a exposição “Ruídos”, que traz fotografias, objetos, performances, pinturas e vídeos de Berna Reale. Fazendo um recorte da produção de 2009 a 2023 da artista visual brasileira, as obras propõem uma reflexão sobre a condição humana diante da desigualdade de gênero, econômica e social, assim como da violência. Os trabalhos de Berna Reale são marcados pela abordagem crítica aos aspectos materiais e simbólicos da violência e aos processos de silenciamento presentes nas mais diversas instâncias da sociedade e investigam a importância das imagens na manutenção de imaginários e ações brutais. Estão presentes nesta mostra trabalhos em foto e vídeo, como “Palomo” (2012) e Rosa Púrpura (2014). Juntam-se a essas obras, pinturas pouco vistas, como “Cordeiro” (2021), tinta a óleo sobre tela.

No percurso pelos espaços da exposição, os visitantes se depararam com as imagens sedutoras criadas pela artista que, segundo o curador Silas Martí, são estratégicas para denunciar “as mais variadas violências contra os grupos mais vulneráveis, como mulheres, moradores das periferias e populações carcerárias. É uma narrativa do que é viver no Brasil, um país barroco, tropical e violento, e o que é ser brasileiro”.

A realidade também se apresenta nos objetos escultóricos feitos com formas de alumínio para bolo. A artista ressalta que a interação gráfica do desenho gravado sobre o metal não é apenas um material retirado de seu contexto. É também nos bolos que familiares e mulheres de detentos tentam enviar para dentro dos presídios armas, drogas, celulares e outros objetos de forma clandestina e acabam também sendo detidas.

O público mineiro poderá conferir ainda o vídeo “Escape”. “É uma parte de um projeto desenvolvido ao longo de um ano. Apresenta a mesma personagem em outros contextos, inclusive andando pelas ruas de Nova York. Este vídeo é talvez o momento que mais representa o projeto, pois fica mais claro o desconforto de não se encontrar no meio da angústia, da solidão e da impossibilidade de sobreviver, de se optar em desistir”, explica Berna.

A exposição “Ruídos” poderá ser vista nas galerias do térreo, e a entrada é gratuita, com retirada de ingresso a partir de 03/04, no site ccbb.com.br/bh ou na bilheteria.

Berna Reale

Nascida em Belém (PA), onde vive e reside, Berna Reale iniciou sua carreira artística nos anos 1990. Mas foi em 2006, quando apresentou seu trabalho “Cerne” no 25º Salão de Arte Pará, que sua produção passou a ser conhecida nacional e internacionalmente. Desde então, a artista tem explorado seu próprio corpo como elemento central da produção de suas performances, fotografias e vídeos. E mais recentemente, de pinturas e esculturas.

Seus trabalhos são marcados pela abordagem crítica aos aspectos materiais e simbólicos da violência e aos processos de silenciamento presentes nas mais diversas instâncias da sociedade. E investigam também a importância das imagens na manutenção de imaginários e ações brutais.

A potência da produção de Berna Reale reside na contraposição entre o desejo de aproximação e o sentimento de repulsa, ressaltando a ironia que resulta da combinação entre o fascínio e a aversão da sociedade pela violência. A fotografia, nesse contexto, desempenha um papel fundamental. Ela não é apenas o meio de registro de suas ações, capaz de perpetuá-las, mas um desdobramento de seu processo de criação.

SERVIÇO

Exposição “Ruídos”, de Berna Reale

Curador | Silas Martí

Fotografia, objeto, performance, pintura e vídeo

Classificação Indicativa | Livre (Atenção: Determinadas obras da exposição apresentam cenas de nudez e/ou violência como parte integrante da expressão artística e serão sinalizadas com totens na entrada das salas)

Local: Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte – Galerias do Térreo

Endereço: Praça da Liberdade, 450 – Funcionários, Belo Horizonte

Funcionamento – de quarta a segunda, das 10h às 22h

Visitação | Até 10 de junho

Horário | De terça a domingo, das 9h às 21h

Acesso | Gratuito, mediante retirada de ingresso no site bb.com.br/cultura

Telefone: (31) 3431-9400

E-mail: ccbbbh@bb.com.br

Site: bb.com.br/cultura

Redes sociais: facebook.com/ccbb.bh | twitter.com/CCBB_bh |instagram.com/ccbbbh

Ficha técnica

Berna Reale – Ruídos

Artista | Berna Reale

Curador | Silas Martí

Coordenação geral | Leandro Gabriel, (Cara Produções)

Produção executiva | Daniel Moreira, (Cara Produções)

Produção Local | Magnólia Produtos e Artefatos Culturais

Projeto expográfico | Stúdio Tavares

Designer gráfico | Fernanda Monte Mor

Mídias sociais | Farol Agência Digital

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments