terça-feira, julho 23, 2024
HomeNoticiasCulturaEvento GRATUITO no Sesc Floresta - apresentações artísticas, exposições de artes visuais...

Evento GRATUITO no Sesc Floresta – apresentações artísticas, exposições de artes visuais e oficinas para o público jovem

No dia 10 de dezembro, a partir das 16h, apresentações artísticas e exposições de artes visuais marcam a abertura da I Mostra das Juventudes do Sesc Floresta, que acontece na unidade até o dia 21/12. O evento será realizado no ginásio do Sesc Floresta.

Às 16h, os interessados poderão se inscrever para as oficinas que serão ministradas nos dias 12 e 13 de dezembro. Após o credenciamento, às 17h30, o Favelinha Dance, do coletivo “Lá da Favelinha” sobe ao palco. O grupo de dança tem se destacado no cenário artístico-cultural de Belo Horizonte e ganhado reconhecimento internacional. Fundado em 2018, o Favelinha Dance tem a missão de difundir e empreender as danças dentro da cultura do funk.

Depois, é a vez dos alunos do Laboratório Sesc de Artes, Mídias, Tecnologias e Juventudes (LabMais) se apresentarem. Às 18h, os jovens do Núcleo de Dança e Som fazem set de hip-hop com a DJ Bella Melina, danças urbanas com Jesca e Thally, e apresentação de beats autorais com Ad Moon. Em seguida, o público poderá assistir experimentações artísticas e audiovisuais, e um curta-metragem, também produzido pelos alunos do projeto.

O encerramento fica por conta do Grupo Samba de Coco, do coletivo de Erês, criado em 2018 pelo cantante-dançante de Coco, Ridalvo Felix de Araújo (Rio Fulô do Kariri), em parceria com 18 artistas mineiras.

Os participantes do evento também poderão assistir a uma exibição de Graffiti ao vivo e visitar a Mostra de Artes visuais. A exposição reúne fotos e pinturas de autoria dos alunos do núcleo de Artes Visuais e ficará aberta para visitação até o dia 21 de dezembro.

Além de oportunizar a divulgação do trabalho desenvolvido pelos integrantes do LabMais, a I Mostra das Juventudes promoverá, por meio do projeto Sesc Na Real, oficinas criativas voltadas para o público jovem, de acordo com a programação abaixo.

  • Oficina de Rima

Quando: 12/12/2022, das 17h às 19h

Ministrante: Colombiana MC

Sinopse: A oficina tem o objetivo de resgatar a história da cultura Hip-Hop e desenvolver exercícios práticos sobre o RAP e a criação de rimas. Além de introduzir de maneira prática e didática algumas técnicas da rima improvisada e estimular o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo.

  • Oficina Vogue

Quando: 12/12/2022, das 18h às 21h

Ministrante: Jhones Victor

Sinopse: Vogue é uma dança moderna altamente estilizada que se caracteriza por posições típicas de modelos com movimentos corporais definidos por linhas e poses. O Vogue é marcado por forte protagonismo negro, periférico e LGBTQ+.

A oficina tem o objetivo de promover o resgate da história do Vogue e dar aos participantes a oportunidade de aprender exercícios, movimentos e coreografias próprias da dança. Ao final, será realizada uma Mini Ball de Vogue, que é uma pequena batalha de coreografias com intensa participação do público.

  • Oficina Graffiti

Quando: 13/12/2022, das 8h às 17h

Ministrante: Guto Martins

Sinopse:  A proposta da oficina é ensinar técnicas básicas de Graffiti para produção de um mural cuja temática possa representar os jovens de hoje.

  • Oficina Slam

Quando: 13/12/2022, das 18h às 21h

Ministrante: JP Escrevivente

Sinopse: Slam é uma competição em que poetas leem ou recitam um trabalho original. As performances são julgadas por membros selecionados da plateia ou por uma comissão de jurados. Para despertar nos participantes o interesse pela literatura e pela poesia, na oficina serão apresentados técnicas, relatos e exercícios de criatividade poética.

Todas as oficinas serão realizadas nas dependências do Sesc Floresta e possuem vagas limitadas. As inscrições podem ser feitas presencialmente na abertura da Mostra ou on-line por meio deste link.

Sobre a Mostra

A I Mostra das Juventudes do Sesc Floresta é uma ação integrada das áreas de Assistência e Cultura do Sesc em Minas, por meio dos projetos Sesc Na Real e LabMais – ambos produtos do Departamento Nacional do Sesc.

A proposta do projeto Na Real, realizado na unidade Floresta pela primeira vez em 2021, é estimular mobilizações sociais criadas ou mantidas por jovens lideranças de comunidades vulneráveis e periféricas, em diferentes localidades do Brasil. Por meio da iniciativa, jovens com idade entre 15 e 24 anos participam de ações formativas gratuitas com temas diversos.

Por sua vez, o Laboratório Sesc de Artes, Mídias, Tecnologias e Juventudes (LabMais) foi iniciado no Sesc Floresta em 2022. O projeto é voltado para jovens de 16 a 26 anos e desenvolve ações educativas nas áreas de Arte Educação, Audiovisual e Artes Visuais.

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments