quinta-feira, agosto 7, 2025
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Entenda a importância de manter o cadastro do Google Meu Negócio atualizado

Crédito da foto: Arquivo Pessoal.

Com olhar voltado para as redes sociais, empresas esquecem da influência do site de pesquisas mais utilizado no mundo

Com cerca de 2 bilhões de usuários em todo o mundo, o Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas e que está em constante crescimento. No Brasil, por exemplo, a plataforma soma 99 milhões de perfis que ficam online basicamente o tempo todo. Com o boom das redes sociais, muitas empresas migraram o olhar para as possibilidades da venda online, através destas plataformas, e se esqueceram de um dos sites de pesquisas mais importantes no mundo: o Google!

É de suma importância que as empresas mantenham a ficha do Google Meu Negócio atualizada, como explica Guilherme Vital, publicitário e Google Partner. “Atualizar a ficha do Google Meu Negócio é o básico, mas muitas empresas se esqueceram disso devido ao uso frequente das redes sociais como ferramenta de trabalho. Quando o possível cliente vai fechar a compra com a empresa, ele olha, principalmente, no Google, pois através dos comentários de outros compradores é que este cliente irá avaliar a empresa”, explica Guilherme.

Assim como um cliente pode elogiar a empresa, ele também é livre para colocar comentários negativos. Para o empreendedor, existem dois motivos para querer apagar um comentário negativo: fake news e cliente verdadeiro. “Mesmo quando se trata de fake news é necessário responder o comentário, pois o cliente que está vendo não sabe que, na verdade, o perfil é mentiroso. Para essas situações, é ideal responder o comentário dizendo que aquela denúncia não se trata da sua empresa, deve-se também reportar o comentário para o Google. Já aquele cliente verdadeiro, que não gostou da sua empresa ou serviço: trate-o bem, pois há muitos futuros clientes vendo essa interação online”, relata Guilherme.

A chave para melhorar o ranqueamento na ferramenta é ter rotina, isto é: incluir no dia a dia da empresa o pedido de avaliação do cliente, o funcionário percebe quando o cliente é um possível avaliador positivo e ele poderá pedir para esta pessoa avaliar a empresa ou serviço no google. “Esta é uma carta na manga. Durante o atendimento presencial, os colaboradores podem pedir aos clientes para realizar esta avaliação. Fazendo isso, o cliente ajuda a empresa a se destacar na internet e também ajuda os possíveis compradores online a garantirem um produto de confiança”, explica o publicitário.

A ficha no Google Meu Negócio, quando bem-feita, transforma-se em dinheiro. Uma empresa de 4 a 5 estrelas é vista como uma referência para fazer negócio, já aquelas que tem menos que isso não são consideradas confiáveis e o consumidor continua atrás de uma ficha melhor avaliada. O Google oferece um serviço gratuito e mostra para a empresa qual o caminho do cliente até chegar a empresa dele, isso é positivo para os negócios observarem em qual etapa estão errando.

Além disso, a ferramenta também remove os comentários negativos gratuitamente, para isso, a empresa realiza uma reclamação e o Google vai avaliar se aquele comentário fere as políticas ou não e assim remover o conteúdo comentado.

Felipe de Jesus
Felipe de Jesus
Biografia: admirador da área acadêmica, Felipe de Jesus é Jornalista formado pela Faculdade Estácio de Sá/MG - Ano: 2008 | Pós-graduado (Lato Sensu) em Relações Públicas - RP & Assessoria de Imprensa pela Faculdade Educa Mundo - Ano: 2023 - e Mestre em Comunicação Social: Jornalismo e Ciências da Informação & RP pela UEMC - Ano: 2015. Advogado formado pela UNIESP S.A./MG - Ano: 2019 - com Pós-Graduação em Direito Empresarial - Direito Público e Licitatório pela Faculdade Focus/PR - Ano: 2022. Tem quatro cursos de "Extensão Universitária": Prevenção e Solução Extrajudicial de Litígios Familiares, Desjudicialização e o Futuro da Advocacia, Responsabilidade Civil e o curso Conceitos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) pela Escola Superior de Advocacia Nacional do Conselho Federal da Ordem dos Advogados (ESA/CFOAB) - Ano: 2024. É Perito/Assistente Judicial Trabalhista - Contábil/Imobiliário pela Faculdade Beta Perícias/Pós-Graduação Jurídica - Ano: 2021. Economista formado pela UNP/SP - Ano: 2019 | Teólogo formado pela ESABI/MG - Ano: 2015 | Sociólogo formado pela Faculdade Polis das Artes - FPA/SP - Ano: 2016 | T.Publicidade formado pelo IPED/SP - Ano: 2019 (Registro Profissional no MTE). Cursa o Bacharelado em Farmácia pela UniFECAF e faz o Doutorado (PhD) em Direito Empresarial & Trabalhista pela UNIB/INPI.GOV. É Tutor/Prof.Universitario (ferista/substituição) e tem dois Ebooks (livros): área Sociológica e Econômica: "Sociedade Conectada (2020)" - (ramo da Sociologia)- "10 Passos Para Alcançar a Estabilidade Financeira (2024)" - (ramo da economia).
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