terça-feira, julho 23, 2024
HomeNoticiasCidadeEm visita à Cozinha Solidária do MAB no Vale do Taquari (RS),...

Em visita à Cozinha Solidária do MAB no Vale do Taquari (RS), Pimenta promete destravar processos de reconstrução de casas

Em visita à Cozinha Solidária do MAB no Vale do Taquari (RS), Pimenta promete destravar processos de reconstrução de casas

Neste domingo (2/6), o ministro da Reconstrução, Paulo Pimenta, almoçou na Cozinha Solidária do MAB em Arroio do Meio, no Vale do Taquari (RS). Pimenta estava acompanhado da comitiva do governo federal, composta pelo secretário-executivo do Ministério da Reconstrução, Maneco Hassen, e pelo secretário nacional da Defesa Civil, Wolnei Wolff.

Durante a visita, o ministro da Reconstrução ressaltou que em junho, representantes dos ministérios da Saúde, Educação, Cidades e outros visitarão o estado, numa grande força-tarefa para buscar soluções conjuntas para os atingidos.

“Destravar processos de reassentamento dos atingidos”

“Faremos uma reunião governamental no Vale do Taquari e iremos pegar, cidade por cidade, para ver o que foi feito e o que não deu certo. Foram liberados recursos para reconstrução de 1.670 casas, dentro do Programa de Calamidade Rural do Minha Casa Mina Vida e, até agora, nenhuma foi construída. Como assim? Não adianta só o governo liberar os recursos”, questionou.

O povo precisa de soluções definitivas

Djeison Diedrich, atingido de Arroio do Meio e integrante da coordenação nacional do MAB, reforça o destaque feito pelo ministro. O dirigente ressalta que em oito meses, o governo do estado conseguiu construir apenas 28 moradias temporárias, que abrigam 20 famílias e tem uma dimensão de 18 metros quadrados. Antes da enchente de maio, em Arroio do Meio, 42 famílias esperavam por uma moradia definitiva e 200 estavam em aluguel social. “Essas casas foram tudo o que foi reconstruído no Vale do Taquari desde setembro do ano passado. Das outras moradias, a prefeitura não tem sequer o terreno onde será o reassentamento e isso se repete por todo o Vale”, denuncia Djeison Diedrich, integrante da coordenação do Movimento dos Atingidos por Barragens.

Na avaliação do Djeison, as respostas dadas até agora são insuficientes e morosas. Para Diedrich, a solução passa pela participação dos atingidos, desde o planejamento, escolha dos terrenos e construção das casas. “Só assim haverá um avanço, com uma proposta que dê conta da demanda e que verdadeiramente atenda a necessidade das pessoas”, pontua.

Cozinhas Solidárias recebem doação de carne

O ministro Paulo Pimenta agradeceu o MAB pela sua parceria e empenho em ajudar as comunidades atingidas com as suas cozinhas solidárias e anunciou que nesta segunda-feira (3/6), acontecerá um ato de entrega de um carregamento de 2 milhões de kg de carne para as cozinhas solidárias e para ajudar na alimentação dos atingidos. Esse ato será realizado na nossa Cozinha Solidária do MAB em Canoas e terá a presença de ministros do governo Lula e de representantes de empresas doadoras.

Na última segunda-feira (27), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, estiveram reunidos com representantes do setor de proteína animal para dialogarem sobre ações de apoio ao Rio Grande do Sul.

Na ocasião, os empresários anunciaram a doação de 2 milhões de quilos de carne bovina, suína e de frango, além de ovos, para o estado gaúcho.

Leo Junior
Leo Juniorhttps://viralizabh.com.br
Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Dê sua sugestão!spot_img

Most Popular

Recent Comments